Inclusão da sustentabilidade no espaço escolar e comunidade: alternativas sustentáveis para os óleos e gorduras residuais de fritura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carla Cristina Castanheiro dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-06102021-151858
Resumo: Os problemas de ordem ambiental são diversos e se agravam a cada dia. Dessa maneira, a escola enquanto espaço de formação e transformação tem como viabilizar a inserção do ensino das ciências ambientais para a sustentabilidade, a fim de trabalhar a sensibilização dos educandos e possibilitar a integração dos pais e/ou responsáveis e comunidade. Dentre os problemas ambientais estão os resíduos sólidos urbanos, em específico neste trabalho, os óleos e gorduras residuais de fritura que, hodiernamente, constituem-se como um dos maiores problemas ambientais. O descarte inadequado desses resíduos impacta significativamente os recursos hídricos, solo e ar. O objetivo desta pesquisa foi estudar, discutir e propor atividades para serem inseridas na sala de aula com o propósito de contribuir para a sensibilização de pessoas, fomentar atitudes sustentáveis e, consequentemente, minimizar os impactos ambientais provocados pelos óleos e gorduras residuais de fritura. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, e para o embasamento teórico utilizou-se da revisão de literatura. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionário e entrevistas, analisados na abordagem qualitativa. O campo de pesquisa compreendeu uma turma de 21 alunos do 4º ano, estudantes da escola municipal de ensino fundamental I Julio Benedicto Mendes, localizada no município de Ibaté, SP. A pesquisa foi desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2019. Os resultados mostraram que a sequência didática, composta por atividades sistematizadas e interdisciplinares, contribui significativamente para o processo de sensibilização, construção da consciência ecológica do cidadão e minimização dos impactos ambientais por meio da reutilização e reciclagem dos óleos e gorduras residuais de fritura. Ainda, observou-se que a inserção dos pais e/ou responsáveis nos projetos de ensino das ciências ambientais favorece a aprendizagem, fortalece os vínculos e possibilita alcançar resultados mais efetivos em relação a alternativas sustentáveis. A partir da presente pesquisa, foi elaborada uma cartilha contendo uma sequência de atividades estruturadas com o propósito de subsidiar outros profissionais no ensino das ciências ambientais.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Inclusão da sustentabilidade no espaço escolar e comunidade: alternativas sustentáveis para os óleos e gorduras residuais de fritura Inclusion of sustainability in school and community space: sustainable alternatives to residual frying oils and fats 2020-12-07Tadeu Fabricio MalheirosKatia Viana CavalcanteAlineaurea Florentino SilvaCarla Cristina Castanheiro dos SantosUniversidade de São PauloMestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências AmbientaisUSPBR Ensino das Ciências Ambientais Following teaching Óleos e gorduras residuais de fritura Residual frying oils and fats Resíduos sólidos urbanos Sequência didática Sustainability Sustentabilidade Teaching Environmental Sciences Urban solid residues Os problemas de ordem ambiental são diversos e se agravam a cada dia. Dessa maneira, a escola enquanto espaço de formação e transformação tem como viabilizar a inserção do ensino das ciências ambientais para a sustentabilidade, a fim de trabalhar a sensibilização dos educandos e possibilitar a integração dos pais e/ou responsáveis e comunidade. Dentre os problemas ambientais estão os resíduos sólidos urbanos, em específico neste trabalho, os óleos e gorduras residuais de fritura que, hodiernamente, constituem-se como um dos maiores problemas ambientais. O descarte inadequado desses resíduos impacta significativamente os recursos hídricos, solo e ar. O objetivo desta pesquisa foi estudar, discutir e propor atividades para serem inseridas na sala de aula com o propósito de contribuir para a sensibilização de pessoas, fomentar atitudes sustentáveis e, consequentemente, minimizar os impactos ambientais provocados pelos óleos e gorduras residuais de fritura. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, e para o embasamento teórico utilizou-se da revisão de literatura. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionário e entrevistas, analisados na abordagem qualitativa. O campo de pesquisa compreendeu uma turma de 21 alunos do 4º ano, estudantes da escola municipal de ensino fundamental I Julio Benedicto Mendes, localizada no município de Ibaté, SP. A pesquisa foi desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2019. Os resultados mostraram que a sequência didática, composta por atividades sistematizadas e interdisciplinares, contribui significativamente para o processo de sensibilização, construção da consciência ecológica do cidadão e minimização dos impactos ambientais por meio da reutilização e reciclagem dos óleos e gorduras residuais de fritura. Ainda, observou-se que a inserção dos pais e/ou responsáveis nos projetos de ensino das ciências ambientais favorece a aprendizagem, fortalece os vínculos e possibilita alcançar resultados mais efetivos em relação a alternativas sustentáveis. A partir da presente pesquisa, foi elaborada uma cartilha contendo uma sequência de atividades estruturadas com o propósito de subsidiar outros profissionais no ensino das ciências ambientais. The environmental problems are diverse and they are getting worse every day. Thus, the school as a space for training and changing, has the possibility of inserting the teaching of environmental sciences for sustainability, in order to raise the awareness of students and enable the integration of parents or guardians and the community. Among the environmental problems, there are urban solid residues, specifically in this work, residual frying oils and fats, which, nowadays, consist in one of the biggest environmental problems. Inadequate waste disposal has a major impact on water resources, soil and air. The aim of this research was to study, discuss and propose activities to be inserted in the classroom with the purpose of contributing to awareness of people, promoting sustainable attitudes and, consequently, minimizing the environmental impacts caused by residual frying oils and fats. The methodology used was action research, and for the theoretical basis, literature review was used. As a data collection instrument, questionnaires and interviews were used and analyzed using a qualitative approach. The research field consisted of a class with 21 4th grade students, class C, from the municipal elementary school I Julio Benedicto Mendes, located in the city of Ibaté, SP. The research was developed in the first semester of 2019. The results showed that the follow-up teaching, composed of systematized and interdisciplinary activities, contributes meaningly to the process of raising awareness, building the citizen\'s ecological awareness and minimizing environmental impacts through reuse and recycling of residual frying oils and fats. Besides, it was observed that the inclusion of parents or guardians in environmental science teaching projects supports learning, strengthens bonds and makes it possible to achieve more effective results in relation to sustainable alternatives. From this research, a booklet was prepared containing a sequence of activities that will help other professionals in the teaching of environmental sciences. https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-06102021-151858info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:20:54Zoai:teses.usp.br:tde-06102021-151858Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:14:37.601570Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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