Análise da presença de inovação com técnicas multivariadas em planos de negócios: um estudo de caso na FZEA/USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ross, Ivan Roberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-13092016-094135/
Resumo: A partir da década de 1990, as disciplinas envolvendo a temática de empreendedorismo passaram a ser uma importante reflexão para a inovação da matriz curricular de diversos cursos de graduação. O mesmo movimento aconteceu com o crescimento dos habitats de inovação no Brasil, tais como as incubadoras de empresas universitárias. Tendo em vista a importância do aprendizado em empreendedorismo, analisou-se uma base de dados de planos de negócios gerados por estudantes de cursos de graduação da FZEA/USP, como atividade de disciplinas obrigatórias de empreendedorismo, no período de 2003 a 2014. O presente estudo buscou conhecer melhor o universo de ideias dos graduandos e as variáveis mais relevantes e relacionadas com o potencial de inovação desses planos. As ferramentas utilizadas neste estudo foram: método de indução a inovação composto por uma escala de medida de inovação nos planos de negócios em quatro níveis (Sem Inovação, Inovação em Mercado Emergente, Inovação Presente e Inovação com Potencial de Patente), a regressão linear simples, correlação linear de Pearson, análise de componentes principais (ACP) e análise fatorial (AF). Através das análises foram identificados aumento nos planos de negócios relacionados a presença de inovação, redução nos planos relacionados a ausência de inovação, estabilidade nos planos relacionados ao mercado emergente e aumento nos planos com potencial de incubação nos cursos de graduação nos anos analisados. Foi comprovado o crescimento de aspectos inovadores dentro dos planos e que o método de indução à inovação auxilia no processo educativo, contribuindo para um maior potencial da viabilidade dos planos construídos, ao mesmo tempo que estimula o processo empreendedor dos estudantes.
id USP_0d5d5562db9fd9060393ca1e215073fc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13092016-094135
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise da presença de inovação com técnicas multivariadas em planos de negócios: um estudo de caso na FZEA/USPAnalysis of the presence of innovation with multivariate techniques in business plans: a case study in FZEA/USPAgribusinessAgronegócioAnálise multivariadaBusiness planEmpreendedorismoEntrepreneurshipInnovationInovaçãoMultivariate analysisPlanejamentoPlanningPlano de negóciosA partir da década de 1990, as disciplinas envolvendo a temática de empreendedorismo passaram a ser uma importante reflexão para a inovação da matriz curricular de diversos cursos de graduação. O mesmo movimento aconteceu com o crescimento dos habitats de inovação no Brasil, tais como as incubadoras de empresas universitárias. Tendo em vista a importância do aprendizado em empreendedorismo, analisou-se uma base de dados de planos de negócios gerados por estudantes de cursos de graduação da FZEA/USP, como atividade de disciplinas obrigatórias de empreendedorismo, no período de 2003 a 2014. O presente estudo buscou conhecer melhor o universo de ideias dos graduandos e as variáveis mais relevantes e relacionadas com o potencial de inovação desses planos. As ferramentas utilizadas neste estudo foram: método de indução a inovação composto por uma escala de medida de inovação nos planos de negócios em quatro níveis (Sem Inovação, Inovação em Mercado Emergente, Inovação Presente e Inovação com Potencial de Patente), a regressão linear simples, correlação linear de Pearson, análise de componentes principais (ACP) e análise fatorial (AF). Através das análises foram identificados aumento nos planos de negócios relacionados a presença de inovação, redução nos planos relacionados a ausência de inovação, estabilidade nos planos relacionados ao mercado emergente e aumento nos planos com potencial de incubação nos cursos de graduação nos anos analisados. Foi comprovado o crescimento de aspectos inovadores dentro dos planos e que o método de indução à inovação auxilia no processo educativo, contribuindo para um maior potencial da viabilidade dos planos construídos, ao mesmo tempo que estimula o processo empreendedor dos estudantes.From the 1990s the disciplines involving entrepreneurship theme have become an important consideration for innovation of many curriculum undergraduate courses. The same movement happened from the growth of innovation habitats in Brazil, such as university incubators companies. In view of the importance of learning in entrepreneurship, it was analyzed a database of business plans generated by students of undergraduate courses at FZEA/USP, as an activity of compulsory subjects of entrepreneurship, from 2003 to 2014. The present study sought to know better the universe of ideas of the students and the most relevant and related variables to the innovation potential of those plans. The tools used in this study were: induction method innovation consists of an innovative measuring scale business plans in four levels (No Innovation, Innovation in Emerging Market, Present Innovation and Innovation with Patent Potential), simple linear regression, Pearson linear correlation, principal component analysis (PCA) and factor analysis (FA). Through the analysis were identified increase in business plans related to the presence of innovation, reduction plans related to lack of innovation, stability in the plans related to emerging market and increase in plans with potential incubation in undergraduate courses in the years analyzed. It has been proven the growth of innovative features within the plans and that the induction method to innovation helps the educational process, contributing to a greater potential in relation to the viability of plans built at the same time as it stimulates the entrepreneurial process of students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, César Gonçalves deRoss, Ivan Roberto2016-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-13092016-094135/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:30Zoai:teses.usp.br:tde-13092016-094135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da presença de inovação com técnicas multivariadas em planos de negócios: um estudo de caso na FZEA/USP
Analysis of the presence of innovation with multivariate techniques in business plans: a case study in FZEA/USP
title Análise da presença de inovação com técnicas multivariadas em planos de negócios: um estudo de caso na FZEA/USP
spellingShingle Análise da presença de inovação com técnicas multivariadas em planos de negócios: um estudo de caso na FZEA/USP
Ross, Ivan Roberto
Agribusiness
Agronegócio
Análise multivariada
Business plan
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Innovation
Inovação
Multivariate analysis
Planejamento
Planning
Plano de negócios
title_short Análise da presença de inovação com técnicas multivariadas em planos de negócios: um estudo de caso na FZEA/USP
title_full Análise da presença de inovação com técnicas multivariadas em planos de negócios: um estudo de caso na FZEA/USP
title_fullStr Análise da presença de inovação com técnicas multivariadas em planos de negócios: um estudo de caso na FZEA/USP
title_full_unstemmed Análise da presença de inovação com técnicas multivariadas em planos de negócios: um estudo de caso na FZEA/USP
title_sort Análise da presença de inovação com técnicas multivariadas em planos de negócios: um estudo de caso na FZEA/USP
author Ross, Ivan Roberto
author_facet Ross, Ivan Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, César Gonçalves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ross, Ivan Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Agribusiness
Agronegócio
Análise multivariada
Business plan
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Innovation
Inovação
Multivariate analysis
Planejamento
Planning
Plano de negócios
topic Agribusiness
Agronegócio
Análise multivariada
Business plan
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Innovation
Inovação
Multivariate analysis
Planejamento
Planning
Plano de negócios
description A partir da década de 1990, as disciplinas envolvendo a temática de empreendedorismo passaram a ser uma importante reflexão para a inovação da matriz curricular de diversos cursos de graduação. O mesmo movimento aconteceu com o crescimento dos habitats de inovação no Brasil, tais como as incubadoras de empresas universitárias. Tendo em vista a importância do aprendizado em empreendedorismo, analisou-se uma base de dados de planos de negócios gerados por estudantes de cursos de graduação da FZEA/USP, como atividade de disciplinas obrigatórias de empreendedorismo, no período de 2003 a 2014. O presente estudo buscou conhecer melhor o universo de ideias dos graduandos e as variáveis mais relevantes e relacionadas com o potencial de inovação desses planos. As ferramentas utilizadas neste estudo foram: método de indução a inovação composto por uma escala de medida de inovação nos planos de negócios em quatro níveis (Sem Inovação, Inovação em Mercado Emergente, Inovação Presente e Inovação com Potencial de Patente), a regressão linear simples, correlação linear de Pearson, análise de componentes principais (ACP) e análise fatorial (AF). Através das análises foram identificados aumento nos planos de negócios relacionados a presença de inovação, redução nos planos relacionados a ausência de inovação, estabilidade nos planos relacionados ao mercado emergente e aumento nos planos com potencial de incubação nos cursos de graduação nos anos analisados. Foi comprovado o crescimento de aspectos inovadores dentro dos planos e que o método de indução à inovação auxilia no processo educativo, contribuindo para um maior potencial da viabilidade dos planos construídos, ao mesmo tempo que estimula o processo empreendedor dos estudantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-13092016-094135/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-13092016-094135/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256943744253952