Verificação da distribuição de tensões em uma célula fechada submetida a esforços de flexão e tensão: comparação dos resultado com os obtidos pelo método dos elementos finitos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caltabeloti, Odair
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-27032024-101018/
Resumo: O principal objetivo deste trabalho, consiste no estudo de uma estrutura em alumínio, por três diferentes processos: 1. Método experimental; 2. Teorias aproximadas; 3. Método dos elementos finitos. A estrutura em questão, é um modelo em forma de caixa, medindo 1,80 X 0,40 X 0,15 m com uma abertura central em um dos seus lados, com reforçadores longitudinais e diafragmas transversais, semelhante a uma barcaça fluvial ou uma estrutura de navio. A estrutura, submetida a forças externas, tece suas tensões medidas com extensômetros elétricos. Os resultados obtidos experimentalmente, foram comparados e discutidos neste trabalho, com os obtidos por teorias aproximadas e método dos elementos finitos.
id USP_0d7f9b2c2baaa3e5de466aca87fc20e5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27032024-101018
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Verificação da distribuição de tensões em uma célula fechada submetida a esforços de flexão e tensão: comparação dos resultado com os obtidos pelo método dos elementos finitos.Untitled in englishFinite Element MethodMétodo dos Elementos FinitosStructural stressTensão estruturalO principal objetivo deste trabalho, consiste no estudo de uma estrutura em alumínio, por três diferentes processos: 1. Método experimental; 2. Teorias aproximadas; 3. Método dos elementos finitos. A estrutura em questão, é um modelo em forma de caixa, medindo 1,80 X 0,40 X 0,15 m com uma abertura central em um dos seus lados, com reforçadores longitudinais e diafragmas transversais, semelhante a uma barcaça fluvial ou uma estrutura de navio. A estrutura, submetida a forças externas, tece suas tensões medidas com extensômetros elétricos. Os resultados obtidos experimentalmente, foram comparados e discutidos neste trabalho, com os obtidos por teorias aproximadas e método dos elementos finitos.The main objective of this research was to analyse a riveted aluminum structure with the aid of three discinctive approaches: 1An experimental method; 2. Theoretical formulations; and 3. The finite elemento method. The structure under analysis consisted of a 1,80 X 0,40 X 0,15 m Box-shaped model with a rectangular hole in one of the larger sides, besides longitudinal reinforcements and transversal bulkheads, resembling a barge or a ship structural cell. The structure was first submitted to external forces, and the resulting tensions were measured with strain gages. The results of this experimental approach were compared with those obtained from the analysis of the structure using both theoretical formulations and the finite elemento method. The thesis contains details, discussions and comparisons of the applications and results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGandolfo, Alfredo Coaracy BrasilCaltabeloti, Odair1978-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-27032024-101018/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:41:06Zoai:teses.usp.br:tde-27032024-101018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:41:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Verificação da distribuição de tensões em uma célula fechada submetida a esforços de flexão e tensão: comparação dos resultado com os obtidos pelo método dos elementos finitos.
Untitled in english
title Verificação da distribuição de tensões em uma célula fechada submetida a esforços de flexão e tensão: comparação dos resultado com os obtidos pelo método dos elementos finitos.
spellingShingle Verificação da distribuição de tensões em uma célula fechada submetida a esforços de flexão e tensão: comparação dos resultado com os obtidos pelo método dos elementos finitos.
Caltabeloti, Odair
Finite Element Method
Método dos Elementos Finitos
Structural stress
Tensão estrutural
title_short Verificação da distribuição de tensões em uma célula fechada submetida a esforços de flexão e tensão: comparação dos resultado com os obtidos pelo método dos elementos finitos.
title_full Verificação da distribuição de tensões em uma célula fechada submetida a esforços de flexão e tensão: comparação dos resultado com os obtidos pelo método dos elementos finitos.
title_fullStr Verificação da distribuição de tensões em uma célula fechada submetida a esforços de flexão e tensão: comparação dos resultado com os obtidos pelo método dos elementos finitos.
title_full_unstemmed Verificação da distribuição de tensões em uma célula fechada submetida a esforços de flexão e tensão: comparação dos resultado com os obtidos pelo método dos elementos finitos.
title_sort Verificação da distribuição de tensões em uma célula fechada submetida a esforços de flexão e tensão: comparação dos resultado com os obtidos pelo método dos elementos finitos.
author Caltabeloti, Odair
author_facet Caltabeloti, Odair
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gandolfo, Alfredo Coaracy Brasil
dc.contributor.author.fl_str_mv Caltabeloti, Odair
dc.subject.por.fl_str_mv Finite Element Method
Método dos Elementos Finitos
Structural stress
Tensão estrutural
topic Finite Element Method
Método dos Elementos Finitos
Structural stress
Tensão estrutural
description O principal objetivo deste trabalho, consiste no estudo de uma estrutura em alumínio, por três diferentes processos: 1. Método experimental; 2. Teorias aproximadas; 3. Método dos elementos finitos. A estrutura em questão, é um modelo em forma de caixa, medindo 1,80 X 0,40 X 0,15 m com uma abertura central em um dos seus lados, com reforçadores longitudinais e diafragmas transversais, semelhante a uma barcaça fluvial ou uma estrutura de navio. A estrutura, submetida a forças externas, tece suas tensões medidas com extensômetros elétricos. Os resultados obtidos experimentalmente, foram comparados e discutidos neste trabalho, com os obtidos por teorias aproximadas e método dos elementos finitos.
publishDate 1978
dc.date.none.fl_str_mv 1978-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-27032024-101018/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-27032024-101018/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256538797834240