Análise ambiental de solos e águas subterrâneas contaminadas com gasolina: estudo de caso no município de Guarulhos - SP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trovão, Renata Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-09082007-183630/
Resumo: A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA n° 273 evidenciou o problema do vazamento de combustível em postos de gasolina, há muito detectada por técnicos do órgão ambiental do Estado de São Paulo - a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Esta resolução resolve, principalmente, que: \"A localização, construção, instalação, modificação, ampliação e operação de postos revendedores, postos de abastecimento, instalações de sistemas retalhistas e postos flutuantes de combustíveis dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente...\". A gasolina brasileira possui na sua formulação 20% em média de etanol anidro (teor este que varia de acordo com a política energética momentânea) para aumentar a octanagem e reduzir a emissão de monóxido de carbono na atmosfera. No entanto, esta adição, aumenta sua solubilidade, uma vez que o etanol é solúvel em água e na própria gasolina, aumentando também a mobilidade do contaminante, conseqüentemente dos compostos BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno, xilenos) e hidrocarbonetos monoaromáticos - altamente nocivos à saúde humana. O município de Guarulhos é uma importante cidade da Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Tanto seu pólo industrial - altamente diversificado, quanto a presença do Aeroporto Internacional de São Paulo, com a passagem de cerca de 100 mil pessoas por dia, conferem a cidade grande importância na economia do Estado. A água subterrânea é a única fonte de água potável para consumo de grande parte dos bairros da cidade. No entanto, a cidade apresenta um grande percentual de áreas contaminadas por postos de combustíveis. Considerando a população da cidade é possível perceber que um grande número de pessoas convive diariamente com o problema de áreas passíveis de contaminação por hidrocarbonetos. Tendo em vista a problemática acima exposta, este trabalho visa o levantamento dos dados de contaminação das águas subterrâneas, bem como de solos, pela atividade de postos de gasolina, evidenciando o impacto destas contaminações sobre a população da cidade de Guarulhos. Para tanto, realizou-se estudo na documentação existente nos processos de licenciamento ambiental, bem como de reclamação da população, existentes na Cetesb - Agência Ambiental de Guarulhos, quanto aos aspectos geológicos, hidrogeológicos, técnicos e comunitários quanto à evolução das plumas de contaminação e a discussão das remediações aplicáveis e/ou já aplicadas. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizados os laudos de análises, os estudos de passivo ambiental e os demais documentos constantes nos processos de licenciamento, apresentados por estes estabelecimentos à Cetesb, visando à obtenção das licenças a que faz referência a Resolução CONAMA n° 273. As diferenças existentes quanto à condutividade hidráulica e a ocorrência de anisotropia são determinantes quando se trata da direção e velocidade da migração da pluma de contaminação nos diversos tipos de solo. São estas diferenças, alguns dos fatores que, somadas a dispersão e a difusão, condicionam o comportamento dos contaminantes no solo (TRESSOLDI, 2002). É importante comentar que o gerenciamento de uma contaminação envolve a remoção de fase livre de produto, a investigação da contaminação remanescente, a avaliação e gerenciamento de riscos e finalmente as medidas de remediação, no entanto, nenhum dos 5 casos estudados apresentou, até junho de 2006, um projeto de remediação, embora todos já estejam removendo a fase livre de contaminante. Este trabalho elaborou propostas conceituais de remediação, com a utilização de desadsorção térmica em conjunto com atenuação natural, implantação de sistemas de Air Strippers e extração multifásica - MPE. Foram escolhidos dois casos dentre os analisados, pois, até outubro de 2006, ainda não havia sido apresentado nenhum projeto para descontaminação vi destas áreas e, um dos empreendimentos, sequer não havia realizado reforma, o que facilita a remoção do solo para uma melhor remediação.
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A gasolina brasileira possui na sua formulação 20% em média de etanol anidro (teor este que varia de acordo com a política energética momentânea) para aumentar a octanagem e reduzir a emissão de monóxido de carbono na atmosfera. No entanto, esta adição, aumenta sua solubilidade, uma vez que o etanol é solúvel em água e na própria gasolina, aumentando também a mobilidade do contaminante, conseqüentemente dos compostos BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno, xilenos) e hidrocarbonetos monoaromáticos - altamente nocivos à saúde humana. O município de Guarulhos é uma importante cidade da Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Tanto seu pólo industrial - altamente diversificado, quanto a presença do Aeroporto Internacional de São Paulo, com a passagem de cerca de 100 mil pessoas por dia, conferem a cidade grande importância na economia do Estado. A água subterrânea é a única fonte de água potável para consumo de grande parte dos bairros da cidade. No entanto, a cidade apresenta um grande percentual de áreas contaminadas por postos de combustíveis. Considerando a população da cidade é possível perceber que um grande número de pessoas convive diariamente com o problema de áreas passíveis de contaminação por hidrocarbonetos. Tendo em vista a problemática acima exposta, este trabalho visa o levantamento dos dados de contaminação das águas subterrâneas, bem como de solos, pela atividade de postos de gasolina, evidenciando o impacto destas contaminações sobre a população da cidade de Guarulhos. Para tanto, realizou-se estudo na documentação existente nos processos de licenciamento ambiental, bem como de reclamação da população, existentes na Cetesb - Agência Ambiental de Guarulhos, quanto aos aspectos geológicos, hidrogeológicos, técnicos e comunitários quanto à evolução das plumas de contaminação e a discussão das remediações aplicáveis e/ou já aplicadas. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizados os laudos de análises, os estudos de passivo ambiental e os demais documentos constantes nos processos de licenciamento, apresentados por estes estabelecimentos à Cetesb, visando à obtenção das licenças a que faz referência a Resolução CONAMA n° 273. As diferenças existentes quanto à condutividade hidráulica e a ocorrência de anisotropia são determinantes quando se trata da direção e velocidade da migração da pluma de contaminação nos diversos tipos de solo. São estas diferenças, alguns dos fatores que, somadas a dispersão e a difusão, condicionam o comportamento dos contaminantes no solo (TRESSOLDI, 2002). É importante comentar que o gerenciamento de uma contaminação envolve a remoção de fase livre de produto, a investigação da contaminação remanescente, a avaliação e gerenciamento de riscos e finalmente as medidas de remediação, no entanto, nenhum dos 5 casos estudados apresentou, até junho de 2006, um projeto de remediação, embora todos já estejam removendo a fase livre de contaminante. Este trabalho elaborou propostas conceituais de remediação, com a utilização de desadsorção térmica em conjunto com atenuação natural, implantação de sistemas de Air Strippers e extração multifásica - MPE. Foram escolhidos dois casos dentre os analisados, pois, até outubro de 2006, ainda não havia sido apresentado nenhum projeto para descontaminação vi destas áreas e, um dos empreendimentos, sequer não havia realizado reforma, o que facilita a remoção do solo para uma melhor remediação.The Resolution of the Nacional Environment Council - CONAMA n° 237 made obviously the problem concerning fuel leak in gas stations, already detected by technicians of the environmental organ of São Paulo State - Company of Environmental Sanitation Technology (Cetesb). This Resolution establishes that: \"the location, construction, installation, modification, enlargement and operation of gas stations, fuel suppliers, fuel retailers and floating gas stations, will depend on the previous licensing by the competent environmental organ...\". The Brazilian gasoline contains approximately 20% of ethanol anhydrous (the content varies according to the energetic politics) to increase the octane and reduce the emission of carbon monoxide in the atmosphere. Nevertheless, this addition increases its solubility, because the ethanol is soluble in both water and gasoline, increasing the mobility of the contaminant, thus the BTEX compounds (benzene, toluene, ethyl benzene, and xylene) and Monocyclic Aromatic Hydrocarbons - highly toxic to the human health. The municipality of Guarulhos is a very important city of the Metropolitan Region of São Paulo State, due to the diversified industry and the presence of the São Paulo International Airport, where approximately 100 thousand people pass daily. The groundwater is the only source of potable water in many districts of the city. However, there are many contaminated areas by gasoline leaking. So far a great number of people live at areas that are susceptible to the contamination by hydrocarbons compounds. Considering this problem, this research consists in collect data about contaminated groundwater and soil by gas stations operations, verifying the impact of contamination on the population. An investigation of the environment licenses was carried out, as well as the citizens complaints at Cetesb - The environmental Agency in Guarulhos, about geological, hydro geological, technical and community aspects related to the plumes of contamination and their evolution and to discuss the appropriate remedy. To develop this research, the analysis certificate, environmental damage and other documents by the licensing process presented at Cetesb, have been used, to obtain the approval according CONAMA nº 273. The differences about hydraulic conductivity and anisotropy are determinant when talking about direction and speed of the contamination plume migration in different soils. These differences, summed to dispersion and diffusion, condition the behavior of contaminants in the soil (TRESSOLDI, 2002). It is important to know that manage a contamination involves removing the free phase of the product, investigating the contamination left, evaluating and managing the risks and measuring remediation. However, neither one of the five cases presented, until June 2006, a project of treatment, even though all of them are removing the free of contaminants phase. This research elaborated proposals concepts of remediation, using thermal desorption with natural attenuation, implantation of the systems Air Strippers and multiphase extraction - MPE. Two cases were chosen among all the situations analyzed, because until October 2006 no project was presented to de-contaminate those areas, and in one case, no reform was done, what facilitates removing the soil to a better remediation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, José Renato Baptista deTrovão, Renata Silva2006-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-09082007-183630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-09082007-183630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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