Uma Visita ao Beaubourg: itinerâncias do olhar no cinema de Roberto Rossellini

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matevski, Nikola
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-11032019-115043/
Resumo: A dissertação apresenta um estudo de Beaubourg, Centre d\'art et culture Georges Pompidou (1977), último filme dirigido por Roberto Rossellini. A produção registra o início das atividades da instituição cultural parisiense cuja concepção arquitetônica e conceitual é abordada no primeiro capítulo. Desse contexto, o estudo avança para uma análise detalhada que identifica a variação dos registros adotados pelo filme diante dos espaços e situações apresentados no museu. A mobilidade do ponto de vista se sobressai como uma das características do filme, o que leva, nos próximos capítulos, ao estudo do movimento e da mobilidade de câmera no cinema rosselliniano. Atenção especial é concedida à Viagem à Itália (1954) no segundo capítulo e O Renascimento (1973), no capítulo final. Também são tratados alguns conceitos empregados pelo diretor, como \"microscópio\". No desenvolvimento, observamos como a mobilidade do plano abandona o contato direto com a realidade para se dirigir a um passado histórico reconstituído na artificialidade dos cenários e da encenação. O zoom emerge como recurso de mobilização da visão que explora a informação histórica para extrair dela a abstração do pensamento e da ideia. A conclusão retoma, em tom mais livre e interpretativo, a discussão de Beaubourg.
id USP_0db226bc2fa8101ea8a10e8e0e135704
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11032019-115043
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma Visita ao Beaubourg: itinerâncias do olhar no cinema de Roberto Rossellini-BeaubourgBeaubourgCentre d'art et culture Georges PompidouCentre d'art et culture Georges Pompidoucinema modernomodern cinemaRossellini; Roberto (1906-1977)Rossellini; Roberto (1906-1977)zoomzoomA dissertação apresenta um estudo de Beaubourg, Centre d\'art et culture Georges Pompidou (1977), último filme dirigido por Roberto Rossellini. A produção registra o início das atividades da instituição cultural parisiense cuja concepção arquitetônica e conceitual é abordada no primeiro capítulo. Desse contexto, o estudo avança para uma análise detalhada que identifica a variação dos registros adotados pelo filme diante dos espaços e situações apresentados no museu. A mobilidade do ponto de vista se sobressai como uma das características do filme, o que leva, nos próximos capítulos, ao estudo do movimento e da mobilidade de câmera no cinema rosselliniano. Atenção especial é concedida à Viagem à Itália (1954) no segundo capítulo e O Renascimento (1973), no capítulo final. Também são tratados alguns conceitos empregados pelo diretor, como \"microscópio\". No desenvolvimento, observamos como a mobilidade do plano abandona o contato direto com a realidade para se dirigir a um passado histórico reconstituído na artificialidade dos cenários e da encenação. O zoom emerge como recurso de mobilização da visão que explora a informação histórica para extrair dela a abstração do pensamento e da ideia. A conclusão retoma, em tom mais livre e interpretativo, a discussão de Beaubourg.Beaubourg, Centre d\'art et culture Georges Pompidou (1977), the last film directed by Roberto Rossellini, is the main subject of this master thesis. In the first chapter, I discuss the architectural and institutional concept of the Pompidou Centre. From this context, the study advances towards a detailed analysis of the filmitself, considering whole range of different strategies employed during the filming. Camera mobility is one of its major characteristics, which leads, in the following chapters, to a broader understanding of movement and point of view in relation to filmic image. This discussion is subsidized by a detailed and somewhat auteurist study of two sequences from Journey to Italy (1954), in Chapter 2, and The Age of the Medici (1973) in the final chapter. I also describe some of the director´s unique concepts, such as the \"microscope\" and elaborate on the relations between historical representation and Rossellini\'s employment of zoom and tracking shots. Aiming to encounter the essential image, the director found means of approaching the abstractness of ideas. In the conclusion, an interpretative analysis of Beaubourg is resumed taking into account themes developed in previous chapters.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Mateus AraújoMatevski, Nikola2018-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-11032019-115043/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-11032019-115043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Visita ao Beaubourg: itinerâncias do olhar no cinema de Roberto Rossellini
-
title Uma Visita ao Beaubourg: itinerâncias do olhar no cinema de Roberto Rossellini
spellingShingle Uma Visita ao Beaubourg: itinerâncias do olhar no cinema de Roberto Rossellini
Matevski, Nikola
Beaubourg
Beaubourg
Centre d'art et culture Georges Pompidou
Centre d'art et culture Georges Pompidou
cinema moderno
modern cinema
Rossellini; Roberto (1906-1977)
Rossellini; Roberto (1906-1977)
zoom
zoom
title_short Uma Visita ao Beaubourg: itinerâncias do olhar no cinema de Roberto Rossellini
title_full Uma Visita ao Beaubourg: itinerâncias do olhar no cinema de Roberto Rossellini
title_fullStr Uma Visita ao Beaubourg: itinerâncias do olhar no cinema de Roberto Rossellini
title_full_unstemmed Uma Visita ao Beaubourg: itinerâncias do olhar no cinema de Roberto Rossellini
title_sort Uma Visita ao Beaubourg: itinerâncias do olhar no cinema de Roberto Rossellini
author Matevski, Nikola
author_facet Matevski, Nikola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mateus Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Matevski, Nikola
dc.subject.por.fl_str_mv Beaubourg
Beaubourg
Centre d'art et culture Georges Pompidou
Centre d'art et culture Georges Pompidou
cinema moderno
modern cinema
Rossellini; Roberto (1906-1977)
Rossellini; Roberto (1906-1977)
zoom
zoom
topic Beaubourg
Beaubourg
Centre d'art et culture Georges Pompidou
Centre d'art et culture Georges Pompidou
cinema moderno
modern cinema
Rossellini; Roberto (1906-1977)
Rossellini; Roberto (1906-1977)
zoom
zoom
description A dissertação apresenta um estudo de Beaubourg, Centre d\'art et culture Georges Pompidou (1977), último filme dirigido por Roberto Rossellini. A produção registra o início das atividades da instituição cultural parisiense cuja concepção arquitetônica e conceitual é abordada no primeiro capítulo. Desse contexto, o estudo avança para uma análise detalhada que identifica a variação dos registros adotados pelo filme diante dos espaços e situações apresentados no museu. A mobilidade do ponto de vista se sobressai como uma das características do filme, o que leva, nos próximos capítulos, ao estudo do movimento e da mobilidade de câmera no cinema rosselliniano. Atenção especial é concedida à Viagem à Itália (1954) no segundo capítulo e O Renascimento (1973), no capítulo final. Também são tratados alguns conceitos empregados pelo diretor, como \"microscópio\". No desenvolvimento, observamos como a mobilidade do plano abandona o contato direto com a realidade para se dirigir a um passado histórico reconstituído na artificialidade dos cenários e da encenação. O zoom emerge como recurso de mobilização da visão que explora a informação histórica para extrair dela a abstração do pensamento e da ideia. A conclusão retoma, em tom mais livre e interpretativo, a discussão de Beaubourg.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-11032019-115043/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-11032019-115043/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256856935792640