Análise sociolinguística de manuais didáticos para o ensino do italiano como língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mordente, Olga Alejandra
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-07062023-113801/
Resumo: Mediante o exame de seis manuais para o ensino de italiano para estrangeiros, analisamos os aspectos sociolingüísticos neles embutidos. Argumentamos que o ensino do italiano, no meio universitário brasileiro, deve ser bastante voltado a inquisição de uma compreensão da leitura e de uma competência da escrita. Analisamos, também, o valor dos temas dos textos didáticos, pretendendo relacioná-los com as necessidades, o interesse e a realidade do aluno. Nesse sentido, tentamos mostrar que uma boa interpretação dos aspectos positivos e negativo e essencial para o aprendizado de uma língua estrangeira. Partimos do pressuposto de que se deve ter mais cuidado na análise dos aspectos lexicais (como nas divergências semânticas) e dos gramaticais mais específicos (como no uso de artigo). Para solucionar esses problemas, propomos alguns requisitos para um curso de italiano cientifico e eficiente
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