Métodos, técnicas e ferramentas para inovação: conhecimento, uso e eficácia em empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01122017-155036/ |
Resumo: | A inovação obtida como resultado do desenvolvimento de novos produtos tem se tornado parte fundamental da estratégia das empresas. Assim, para melhorar o desenvolvimento de novos produtos nas empresas, foram introduzidos diversos métodos, técnicas e ferramentas que facilitam o processo de inovação (MTFIs). Este estudo tem como objetivo identificar o grau de conhecimento de gestores de empresas brasileiras, envolvidos com inovação, sobre tais MTFIs assim como a taxa de uso e eficácia de uso das mesmas pelas empresas ao longo do desenvolvimento dos produtos. Para atingir tal objetivo, partindo de uma revisão da literatura, a pesquisa foi desenvolvida utilizando uma abordagem quantitativa descritiva, com os dados coletados por meio de um levantamento (survey), via um questionário acessível via internet. Quanto aos resultados, observou-se alto grau de conhecimento dos gestores respondentes, assim como os de uso e eficácia de uso da maioria dos MTFIs pelas empresas, sendo que o grau de conhecimento supera o de uso, e o da eficácia de uso geralmente supera o grau de uso dos MTFIs pelas empresas. Foi possível identificar que o conhecimento dos gestores, o uso e a eficácia de uso estão altamente correlacionados. Um ponto de destaque foi o resultado de uma análise fatorial exploratória, que identificou sete agrupamentos de MTFIs usados pelas empresas em variáveis (fatores), possibilitando gerar um score para cada empresa participante da pesquisa. Isso permitiu relacionar o uso dos MTFIs agrupados nos fatores (\"Desenvolvimento\" de produtos, geração de \"Ideias\", apoio à \"Estratégia\", apoio à \"Projetos\", MTFIs \"Comuns\", e colaborativos \"Externos\") com algumas características das empresas: o número total de funcionários, o número de funcionários que atuam em inovação, o percentual do faturamento investido em P&D, o percentual de faturamento obtido com produtos novos, e a condição da empresa possuir ou não uma área especifica de P&D. |
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Métodos, técnicas e ferramentas para inovação: conhecimento, uso e eficácia em empresas brasileirasInnovation methods, techniques and tools: knowledge, use and effectiveness in Brazilian companiesDesenvolvimento de novos produtosFerramentas para inovaçãoGestão da inovaçãoInnovationInnovation managementInnovation methodsInovaçãoMétodosNew product developmentTechniquesTécnicasToolsA inovação obtida como resultado do desenvolvimento de novos produtos tem se tornado parte fundamental da estratégia das empresas. Assim, para melhorar o desenvolvimento de novos produtos nas empresas, foram introduzidos diversos métodos, técnicas e ferramentas que facilitam o processo de inovação (MTFIs). Este estudo tem como objetivo identificar o grau de conhecimento de gestores de empresas brasileiras, envolvidos com inovação, sobre tais MTFIs assim como a taxa de uso e eficácia de uso das mesmas pelas empresas ao longo do desenvolvimento dos produtos. Para atingir tal objetivo, partindo de uma revisão da literatura, a pesquisa foi desenvolvida utilizando uma abordagem quantitativa descritiva, com os dados coletados por meio de um levantamento (survey), via um questionário acessível via internet. Quanto aos resultados, observou-se alto grau de conhecimento dos gestores respondentes, assim como os de uso e eficácia de uso da maioria dos MTFIs pelas empresas, sendo que o grau de conhecimento supera o de uso, e o da eficácia de uso geralmente supera o grau de uso dos MTFIs pelas empresas. Foi possível identificar que o conhecimento dos gestores, o uso e a eficácia de uso estão altamente correlacionados. Um ponto de destaque foi o resultado de uma análise fatorial exploratória, que identificou sete agrupamentos de MTFIs usados pelas empresas em variáveis (fatores), possibilitando gerar um score para cada empresa participante da pesquisa. Isso permitiu relacionar o uso dos MTFIs agrupados nos fatores (\"Desenvolvimento\" de produtos, geração de \"Ideias\", apoio à \"Estratégia\", apoio à \"Projetos\", MTFIs \"Comuns\", e colaborativos \"Externos\") com algumas características das empresas: o número total de funcionários, o número de funcionários que atuam em inovação, o percentual do faturamento investido em P&D, o percentual de faturamento obtido com produtos novos, e a condição da empresa possuir ou não uma área especifica de P&D.The innovation obtained as a result of new product development has become a key part of the business strategy. Thus, to improve the performance of new product development in the organizations, were introduced several methods, techniques and tools that facilitate the innovation process (MTFIs). This study has the objective to identify the knowledge degree of managers of Brazilian companies, involved in the innovation, on such MTFIs as well as the rate of use and efficiency of use of the MTFIs throughout the product development. To reach the objective, starting on a review of the literature, the research was developed using a descriptive qualitative approach, with the data collected through a survey accessible through the internet. Regarding the results, a high level of knowledge of the respondent managers was observed, as well as those of use and efficacy of use of most MTFIs by the companies, being that the degree of knowledge exceeds that of use, and that of the effectiveness of use generally exceeds the degree of use of MTFIs by the companies. It was possible to identify that the knowledge of the managers, the use and the effectiveness of the use are highly correlated. One highlight was the result of an exploratory factor analysis, which identified seven groups of MTFIs used by companies in variables (factors), making it possible to generate a score for each company participating in the research. This allowed us to relate the use of MTFIs grouped in the factors (\"Development\" of products, generation of \"Ideas\", support to \"Strategy\", support to \"Projects\", \"Common\" MTFIs and \"External\" collaborative) with some characteristics of companies: the total number of employees, the number of employees working on innovation, the percentage of revenues invested in R&D, the percentage of revenues obtained with new products, and whether the company has a specific R&D area.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKruglianskas, IsakGrando, Nei2017-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01122017-155036/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-01122017-155036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A inovação obtida como resultado do desenvolvimento de novos produtos tem se tornado parte fundamental da estratégia das empresas. Assim, para melhorar o desenvolvimento de novos produtos nas empresas, foram introduzidos diversos métodos, técnicas e ferramentas que facilitam o processo de inovação (MTFIs). Este estudo tem como objetivo identificar o grau de conhecimento de gestores de empresas brasileiras, envolvidos com inovação, sobre tais MTFIs assim como a taxa de uso e eficácia de uso das mesmas pelas empresas ao longo do desenvolvimento dos produtos. Para atingir tal objetivo, partindo de uma revisão da literatura, a pesquisa foi desenvolvida utilizando uma abordagem quantitativa descritiva, com os dados coletados por meio de um levantamento (survey), via um questionário acessível via internet. Quanto aos resultados, observou-se alto grau de conhecimento dos gestores respondentes, assim como os de uso e eficácia de uso da maioria dos MTFIs pelas empresas, sendo que o grau de conhecimento supera o de uso, e o da eficácia de uso geralmente supera o grau de uso dos MTFIs pelas empresas. Foi possível identificar que o conhecimento dos gestores, o uso e a eficácia de uso estão altamente correlacionados. Um ponto de destaque foi o resultado de uma análise fatorial exploratória, que identificou sete agrupamentos de MTFIs usados pelas empresas em variáveis (fatores), possibilitando gerar um score para cada empresa participante da pesquisa. Isso permitiu relacionar o uso dos MTFIs agrupados nos fatores (\"Desenvolvimento\" de produtos, geração de \"Ideias\", apoio à \"Estratégia\", apoio à \"Projetos\", MTFIs \"Comuns\", e colaborativos \"Externos\") com algumas características das empresas: o número total de funcionários, o número de funcionários que atuam em inovação, o percentual do faturamento investido em P&D, o percentual de faturamento obtido com produtos novos, e a condição da empresa possuir ou não uma área especifica de P&D. |
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