As consequências da cooperação científica francesa (France-AmSud) na integração regional de cientistas sul-americanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-26092019-140559/ |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo avaliar as consequências que a delegação francesa \"France-AmSud\" teve na integração cientistas sul-americanos financiados por suas iniciativas Math-AmSud e STIC-AmSud entre os anos de 2012 e 2015. Este corpo diplomático francês na América do Sul tem como um de seus objetivos, através de suas programas acadêmicos, a criação e o fortalecimento de redes de investigação científica multilaterais entre pesquisadores franceses e sul-americanos. Sob a ótica de autores latino-americanos de teorias críticas, a interferência de um dos antigos colonizadores em nossa pesquisa científica poderia ser uma forma de recolonizar o continente. No entanto, pesquisadores vinculados a outras correntes de pensamento entendem a interação entre cientistas sul-americanos e franceses como uma oportunidade positiva que tem a capacidade de proporcionar ganhos para todas as partes envolvidas. Há ainda outros pensadores, mais vinculados com as vertentes realistas em Relações Internacionais, que desconsideram a importância de atividades desse tipo para a arena internacional. As três correntes de pensamento supracitadas foram utilizadas como bases teóricas para as hipóteses. Dos 39 projetos apoiados e concluídos pelos programas Math-AmSud e STIC-AmSud entre 2012 e 2015, três foram selecionados como estudos de caso. Coordenadores sul-americanos destes projetos, membros de instituições universitárias de cinco países da região (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), foram entrevistados para esta pesquisa. As três hipóteses inicialmente formuladas foram observadas nos estudos de caso, embora em diferentes graus. Uma quarta ocorrência, não prevista pelas hipóteses, também foi detectada por meio do estudo empírico dos programas de cooperação científica. Os resultados obtidos não fornecem uma resposta única à problemática estudada, mas demonstram que, devido à complexidade do sistema internacional na contemporaneidade, as categorias colonizadores e colonizados (embora não devam ser totalmente descartadas) são, por si sós, insuficientes para explicar a realidade da cooperação científica Norte-Sul. Ademais, o presente trabalho reverbera a necessidade de uma ampliação do campo das Relações Internacionais para a inclusão de novas temáticas, como é o caso das relações acadêmicas entre os países. |
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As consequências da cooperação científica francesa (France-AmSud) na integração regional de cientistas sul-americanosLas consecuencias de la cooperación científica francesa (Francia-AmSud) en la integración regional de científicos sudamericanosCooperação internacionalCooperación internacionalFrança na América do SulFrance-AmSudFrance-AmSudFrancia en SudaméricaPolítica científicaPolítica científicaRelaciones internacionalesRelações internacionaisEsta pesquisa teve por objetivo avaliar as consequências que a delegação francesa \"France-AmSud\" teve na integração cientistas sul-americanos financiados por suas iniciativas Math-AmSud e STIC-AmSud entre os anos de 2012 e 2015. Este corpo diplomático francês na América do Sul tem como um de seus objetivos, através de suas programas acadêmicos, a criação e o fortalecimento de redes de investigação científica multilaterais entre pesquisadores franceses e sul-americanos. Sob a ótica de autores latino-americanos de teorias críticas, a interferência de um dos antigos colonizadores em nossa pesquisa científica poderia ser uma forma de recolonizar o continente. No entanto, pesquisadores vinculados a outras correntes de pensamento entendem a interação entre cientistas sul-americanos e franceses como uma oportunidade positiva que tem a capacidade de proporcionar ganhos para todas as partes envolvidas. Há ainda outros pensadores, mais vinculados com as vertentes realistas em Relações Internacionais, que desconsideram a importância de atividades desse tipo para a arena internacional. As três correntes de pensamento supracitadas foram utilizadas como bases teóricas para as hipóteses. Dos 39 projetos apoiados e concluídos pelos programas Math-AmSud e STIC-AmSud entre 2012 e 2015, três foram selecionados como estudos de caso. Coordenadores sul-americanos destes projetos, membros de instituições universitárias de cinco países da região (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), foram entrevistados para esta pesquisa. As três hipóteses inicialmente formuladas foram observadas nos estudos de caso, embora em diferentes graus. Uma quarta ocorrência, não prevista pelas hipóteses, também foi detectada por meio do estudo empírico dos programas de cooperação científica. Os resultados obtidos não fornecem uma resposta única à problemática estudada, mas demonstram que, devido à complexidade do sistema internacional na contemporaneidade, as categorias colonizadores e colonizados (embora não devam ser totalmente descartadas) são, por si sós, insuficientes para explicar a realidade da cooperação científica Norte-Sul. Ademais, o presente trabalho reverbera a necessidade de uma ampliação do campo das Relações Internacionais para a inclusão de novas temáticas, como é o caso das relações acadêmicas entre os países.Esta investigación tuvo por objetivo evaluar las consecuencias que la delegación francesa France-AmSud tuvo en la integración de científicos sudamericanos financiados por sus iniciativas Math-AmSud y STIC-AmSud entre los años 2012 y 2015. Este cuerpo diplomático francés en América del Sur tiene como uno de sus objetivos, a través de sus programas académicos, la creación y el fortalecimiento de redes de investigación científica multilaterales entre investigadores franceses y sudamericanos. Bajo la óptica de autores latinoamericanos críticos, la interferencia de uno de los antiguos colonizadores en nuestra actividad científica podría ser una forma de recolonizar el continente. Sin embargo, investigadores vinculados a otras corrientes de pensamiento entienden la interacción entre científicos sudamericanos y franceses como una oportunidad positiva que tiene la capacidad de proporcionar ganancias para todas las partes involucradas. Hay también otros estudiosos, más vinculados a la vertiente realista en Relaciones Internacionales, que desconsideran la importancia de actividades de ese tipo para la arena internacional. Las tres escuelas de pensamiento antes citadas se utilizaron como bases teóricas para las hipótesis. De los 39 proyectos apoyados y concluidos por los programas Math-AmSud y STIC-AmSud, tres fueron seleccionados como estudios de caso. Los coordinadores sudamericanos de estos proyectos, miembros de instituciones universitarias de cinco países de la región (Argentina, Brasil, Chile, Paraguay y Uruguay), fueron entrevistados para esta investigación. Las tres hipótesis inicialmente formuladas se observaron en los estudios de caso, aunque en diferentes grados. Una cuarta ocurrencia, no prevista por las hipótesis, también fue detectada por medio del estudio empírico. Los resultados obtenidos no proporcionan una respuesta única, pero demuestran que, debido a la complejidad del sistema internacional contemporáneo, las categorías \"colonizadores\" y \"colonizados\" (aunque no deban ser totalmente descartadas) son por sí solas insuficientes para explicar la realidad de la cooperación científica Norte-Sur. Además, este trabajo reverbera la necesidad de una ampliación del campo de las Relaciones Internacionales para la inclusión de nuevas temáticas, como es el caso de las relaciones académicas entre los países.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCacciamali, Maria CristinaRibeiro Neto, Paulo Henrique2018-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-26092019-140559/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T23:52:18Zoai:teses.usp.br:tde-26092019-140559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:52:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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