Habilidades sociais, saúde mental e funções executivas em adolescentes com deficiência auditiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-18112022-124714/ |
Resumo: | A adolescência pode ser caracterizada como um período de vulnerabilidade que pode ser acentuada na presença de alguma característica que diferencie o adolescente de seus pares como, por exemplo, no caso da deficiência auditiva (DA) caracterizada como um distúrbio que impossibilita ou altera a audição e compromete a comunicação e linguagem, podendo assim interferir nas relações sociais, no funcionamento cognitivo e na saúde mental da pessoa com esta condição. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo comparar e relacionar as possíveis associações entre o repertório de habilidades sociais (HS), indicadores de saúde mental (SM) e funções executivas (FE) apresentados por adolescentes com DA. Participaram do estudo 18 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos, divididos em dois grupos: o GE (grupo de estudo) formado por nove sujeitos com DA usuários de aparelho de amplificação sonora individual e/ou implante coclear e o GC (grupo controle) formado por nove adolescentes com audição típica, submetidos à avaliação por meio do Inventário de Habilidades Sociais para adolescentes, teste Wisconsin Classificação por cartas (WCST), Montreal Cognitive Assessment (MOCA), Escala de depressão de Beck (BDI) e Escala multidimensional de ansiedade para crianças e adolescentes (MASC). Os resultados apontaram que quando comparados com seus pares de audição típica, o GE demonstrou desempenho inferior no teste MOCA, melhor em SM, igual em FE e na emissão da maioria das HS, se destacando na emissão da categoria Abordagem Afetiva. Houve correlação relevante entre SM, flexibilidade mental (FE) e algumas classes de HS. Sugere-se que, em parte, o bom desempenho do GE esteja relacionado ao suporte familiar e estar inserido em programas de reabilitação. Espera-se que as correlações desse estudo tragam contribuições para direcionar ou enriquecer ainda mais as práticas de reabilitação para esse público. Por outro lado, suas limitações devem ser contornadas em novos delineamentos de futuras pesquisas. |
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Habilidades sociais, saúde mental e funções executivas em adolescentes com deficiência auditivaSocial skills, mental health and executive functions in hearing-inpaired adolescentsAdolescentAdolescenteDeficiência auditivaExecutive functionsFunções executivashabilidades SociaisHearing lossMental healthSaúde mentalSocial skillsA adolescência pode ser caracterizada como um período de vulnerabilidade que pode ser acentuada na presença de alguma característica que diferencie o adolescente de seus pares como, por exemplo, no caso da deficiência auditiva (DA) caracterizada como um distúrbio que impossibilita ou altera a audição e compromete a comunicação e linguagem, podendo assim interferir nas relações sociais, no funcionamento cognitivo e na saúde mental da pessoa com esta condição. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo comparar e relacionar as possíveis associações entre o repertório de habilidades sociais (HS), indicadores de saúde mental (SM) e funções executivas (FE) apresentados por adolescentes com DA. Participaram do estudo 18 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos, divididos em dois grupos: o GE (grupo de estudo) formado por nove sujeitos com DA usuários de aparelho de amplificação sonora individual e/ou implante coclear e o GC (grupo controle) formado por nove adolescentes com audição típica, submetidos à avaliação por meio do Inventário de Habilidades Sociais para adolescentes, teste Wisconsin Classificação por cartas (WCST), Montreal Cognitive Assessment (MOCA), Escala de depressão de Beck (BDI) e Escala multidimensional de ansiedade para crianças e adolescentes (MASC). Os resultados apontaram que quando comparados com seus pares de audição típica, o GE demonstrou desempenho inferior no teste MOCA, melhor em SM, igual em FE e na emissão da maioria das HS, se destacando na emissão da categoria Abordagem Afetiva. Houve correlação relevante entre SM, flexibilidade mental (FE) e algumas classes de HS. Sugere-se que, em parte, o bom desempenho do GE esteja relacionado ao suporte familiar e estar inserido em programas de reabilitação. Espera-se que as correlações desse estudo tragam contribuições para direcionar ou enriquecer ainda mais as práticas de reabilitação para esse público. Por outro lado, suas limitações devem ser contornadas em novos delineamentos de futuras pesquisas.Adolescence can be characterized as a period of vulnerability that can be accentuated in the presence of some characteristic that differentiates adolescents from their peers, for example, in the case of hearing loss (HL) characterized as a disorder that makes it impossible or alters hearing and compromises communication and language, thus interfering with social relationships, cognitive functioning and mental health of the person with this condition. In this sense, the present study aimed to compare and relate the possible associations between the repertoire of social skills (SS), mental health indicators (MH) and executive functions (EF) presented by adolescents with HL. Participated in the study 18 adolescents aged between 12 and 18 years, of both sexes, divided into two groups: the EG (study group) formed by nine subjects with HL users of individual hearing aids and/or cochlear implants and the CG (control group) with nine hearing adolescents, submitted to evaluation through the Social Skills Inventory for adolescents, Wisconsin test, MOCA, Beck Depression Scale (BDI) and Multidimensional Anxiety Scale for Children and Adolescents (MASC). The results showed that when compared to their typical hearing pairs, the EG showed equal performance in FE and SS, lower in the MOCA test and better in MH. There was a relevant correlation between MH, mental flexibility (EF) and some classes of SS. It is suggested that, in part, the good performance of the EG is related to family support and being inserted in rehabilitation programs. It is expected that the correlations of this study will bring contributions to direct or further enrich rehabilitation practices for this public. On the other hand, its limitations must be overcome in new designs for future research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbramides, Dagma Venturini MarquesAlbano, Danielle Mecheseregian2022-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-18112022-124714/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-14T17:49:50Zoai:teses.usp.br:tde-18112022-124714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-14T17:49:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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