Previsão do comportamento do navio em mar realístico.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-11042024-131612/ |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado, além do modelo matemático, um programa computacional que calcula algumas médias estatísticas relacionadas com o desempenho do navio em mar irregular. Adota-se para o mar um espectro direcional de energia, admitindo-se ainda que o navio possui movimentos com seis graus de liberdade. São estudados os movimentos de avanço deriva, caturro, balanço, arfagem e aproamento. São estudados também movimentos em relação à superfície do mar, esforços solicitantes horizontais e verticais, ocorrência de culpada e de embarque de água no convés. |
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Previsão do comportamento do navio em mar realístico.Untitled in englishComportamento de embarcações no marVessel behavior at seaNeste trabalho é apresentado, além do modelo matemático, um programa computacional que calcula algumas médias estatísticas relacionadas com o desempenho do navio em mar irregular. Adota-se para o mar um espectro direcional de energia, admitindo-se ainda que o navio possui movimentos com seis graus de liberdade. São estudados os movimentos de avanço deriva, caturro, balanço, arfagem e aproamento. São estudados também movimentos em relação à superfície do mar, esforços solicitantes horizontais e verticais, ocorrência de culpada e de embarque de água no convés.This study presents, besides the mathematical model, a computational program which calculates some statistical means related to the seakeeping performance of a ship in a irregular seaway. A directional energy sea spectrum is employed and the ship is also supposed to be a six degrees of freedom system. All he ship motions: surge, sway, heave, roll, pitch and yaw are studied. It is also studied the ship motion relative to the free surface of the sea, vertical and horizontal loads, slamming and deck wetness.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMariotto, MarioRibeiro, Carlos Roberto1980-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-11042024-131612/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-11T16:20:02Zoai:teses.usp.br:tde-11042024-131612Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-11T16:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste trabalho é apresentado, além do modelo matemático, um programa computacional que calcula algumas médias estatísticas relacionadas com o desempenho do navio em mar irregular. Adota-se para o mar um espectro direcional de energia, admitindo-se ainda que o navio possui movimentos com seis graus de liberdade. São estudados os movimentos de avanço deriva, caturro, balanço, arfagem e aproamento. São estudados também movimentos em relação à superfície do mar, esforços solicitantes horizontais e verticais, ocorrência de culpada e de embarque de água no convés. |
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