Carências combinadas de macronutrientes em algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitez Perez, Felix
Data de Publicação: 1967
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151708/
Resumo: Sementes de algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3) foram postas a germinar e as plantas assim obtidas foram transplantadas para tanques de fôlha contendo 18 litros de solução nutritiva, modificada, de HOAGLAND & ARNON (1950) diluída a um quinto (1/5). Sete dias após o transplante, foram transferidas as mudas para solução nutritiva, modificada, de HOAGLAND & ARNON (1950) diluída à metade. Depois de sete dias foram colocadas nos diferentes tratamentos, cada um com 4 plantas. Os tratamentos, em número de 19, foram os seguintes (estão descritos no resumo). Os sintomas de deficiências de macronutrientes foram descritos pouco antes da colheita. As plantas foram colhidas e divididas em: flôres e frutos, fôlhas superiores (da metade dos nós para cima), fôlhas inferiores (da metade dos nós para baixo), caule superior, caule inferior, galhos superiores, galhos inferiores e raízes. Analisaram-se as fôlhas-superiores e inferiores por métodos químicos apropriados. Constatou-se que as soluções carentes dos elementos N, K e S, um por vez, provocaram nas fôlhas superiores, uma queda da porcentagem do referido elemento, e a omissão dos elementos N, K, Mg e S, um por vez, causaram nas folhas inferiores uma diminuição do teor do referido elemento. Verificaram-se diversas interações entre os elementos, como consequência dos tratamentos simples e combinados. Os tratamentos carentes de Ca, simples ou combinados, e o tratamento -NMg, atuaram sôbre as fôlhas inferiores produzindo uma defoliação total, permanecendo só as fôlhas superiores. Os conteúdos porcentuais das fôlhas, referidos aos tratamentos Completo e -N, -P, -K, -Ca, -Mg e -S, foram os seguintes (estão descritos no resumo).
id USP_0fbb152c9fba825b41f72dcd067c180c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240301-151708
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Carências combinadas de macronutrientes em algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3)ALGODÃODEFICIÊNCIAS MINERAIS DE PLANTASMACRONUTRIENTESSementes de algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3) foram postas a germinar e as plantas assim obtidas foram transplantadas para tanques de fôlha contendo 18 litros de solução nutritiva, modificada, de HOAGLAND & ARNON (1950) diluída a um quinto (1/5). Sete dias após o transplante, foram transferidas as mudas para solução nutritiva, modificada, de HOAGLAND & ARNON (1950) diluída à metade. Depois de sete dias foram colocadas nos diferentes tratamentos, cada um com 4 plantas. Os tratamentos, em número de 19, foram os seguintes (estão descritos no resumo). Os sintomas de deficiências de macronutrientes foram descritos pouco antes da colheita. As plantas foram colhidas e divididas em: flôres e frutos, fôlhas superiores (da metade dos nós para cima), fôlhas inferiores (da metade dos nós para baixo), caule superior, caule inferior, galhos superiores, galhos inferiores e raízes. Analisaram-se as fôlhas-superiores e inferiores por métodos químicos apropriados. Constatou-se que as soluções carentes dos elementos N, K e S, um por vez, provocaram nas fôlhas superiores, uma queda da porcentagem do referido elemento, e a omissão dos elementos N, K, Mg e S, um por vez, causaram nas folhas inferiores uma diminuição do teor do referido elemento. Verificaram-se diversas interações entre os elementos, como consequência dos tratamentos simples e combinados. Os tratamentos carentes de Ca, simples ou combinados, e o tratamento -NMg, atuaram sôbre as fôlhas inferiores produzindo uma defoliação total, permanecendo só as fôlhas superiores. Os conteúdos porcentuais das fôlhas, referidos aos tratamentos Completo e -N, -P, -K, -Ca, -Mg e -S, foram os seguintes (estão descritos no resumo).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMalavolta, EFreitez Perez, Felix1967-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151708/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-14T16:34:03Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-151708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-14T16:34:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Carências combinadas de macronutrientes em algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3)
title Carências combinadas de macronutrientes em algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3)
spellingShingle Carências combinadas de macronutrientes em algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3)
Freitez Perez, Felix
ALGODÃO
DEFICIÊNCIAS MINERAIS DE PLANTAS
MACRONUTRIENTES
title_short Carências combinadas de macronutrientes em algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3)
title_full Carências combinadas de macronutrientes em algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3)
title_fullStr Carências combinadas de macronutrientes em algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3)
title_full_unstemmed Carências combinadas de macronutrientes em algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3)
title_sort Carências combinadas de macronutrientes em algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3)
author Freitez Perez, Felix
author_facet Freitez Perez, Felix
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malavolta, E
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitez Perez, Felix
dc.subject.por.fl_str_mv ALGODÃO
DEFICIÊNCIAS MINERAIS DE PLANTAS
MACRONUTRIENTES
topic ALGODÃO
DEFICIÊNCIAS MINERAIS DE PLANTAS
MACRONUTRIENTES
description Sementes de algodoeiro (Gossypium hirsutum L., var. IAC RM3) foram postas a germinar e as plantas assim obtidas foram transplantadas para tanques de fôlha contendo 18 litros de solução nutritiva, modificada, de HOAGLAND & ARNON (1950) diluída a um quinto (1/5). Sete dias após o transplante, foram transferidas as mudas para solução nutritiva, modificada, de HOAGLAND & ARNON (1950) diluída à metade. Depois de sete dias foram colocadas nos diferentes tratamentos, cada um com 4 plantas. Os tratamentos, em número de 19, foram os seguintes (estão descritos no resumo). Os sintomas de deficiências de macronutrientes foram descritos pouco antes da colheita. As plantas foram colhidas e divididas em: flôres e frutos, fôlhas superiores (da metade dos nós para cima), fôlhas inferiores (da metade dos nós para baixo), caule superior, caule inferior, galhos superiores, galhos inferiores e raízes. Analisaram-se as fôlhas-superiores e inferiores por métodos químicos apropriados. Constatou-se que as soluções carentes dos elementos N, K e S, um por vez, provocaram nas fôlhas superiores, uma queda da porcentagem do referido elemento, e a omissão dos elementos N, K, Mg e S, um por vez, causaram nas folhas inferiores uma diminuição do teor do referido elemento. Verificaram-se diversas interações entre os elementos, como consequência dos tratamentos simples e combinados. Os tratamentos carentes de Ca, simples ou combinados, e o tratamento -NMg, atuaram sôbre as fôlhas inferiores produzindo uma defoliação total, permanecendo só as fôlhas superiores. Os conteúdos porcentuais das fôlhas, referidos aos tratamentos Completo e -N, -P, -K, -Ca, -Mg e -S, foram os seguintes (estão descritos no resumo).
publishDate 1967
dc.date.none.fl_str_mv 1967-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151708/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151708/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257226649010176