Na sintonia da política: Getúlio Vargas, \"os campeões do microfone\" e o trabalhismo na Revista do Rádio (1948 - 1954)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-08082023-124140/ |
Resumo: | O presente estudo tem por principal objetivo realizar uma leitura política da Revista do Rádio. Especializada em assuntos radiofônicos, passou a circular em 1948. Tinha por diretor-chefe Anselmo Domingos, escritor de radionovelas. O periódico se tornou a maior revista sobre o rádio daquele período. Os principais assuntos e temáticas tratados pelo periódico giravam em torno da vida íntima e pessoal dos artistas de rádio, ficando assim conhecida como a primeira \"revista de fofoca\" brasileira. As pesquisas acadêmicas que a colocaram como fonte ou objeto de análise levaram em conta apenas seus aspectos de amenidade e entretenimento. Mas, será que essa é a única leitura possível da revista? Ao folheá-la, percebi que havia algo que poderia revelar mais do que trivialidades; suas folhas estavam, ainda que de maneira pontual, inebriadas de discussões políticas. O recorte temporal escolhido para este estudo foi entre 1948 e 1954, mais especificamente no contexto do segundo governo Vargas, momento em que o semanário mais apresentou as linguagens e a culturas políticas em que se inseria, tanto de quem escrevia na revista, quanto da classe de radialistas na qual se colocava como principal porta-voz. Inúmeros radialistas se candidataram para cargos políticos, o que também foi acompanhado pela revista. Na medida em que informava seus leitores sobre os \"campeões do microfone\", termo cunhado por Anselmo Domingos em referência aos \"radialistas políticos\", o periódico também construía e mobilizava uma coesa e precisa imagem de Getúlio Vargas. Logo, meu intento é averiguar as razões que levaram a revista, além de grande parte dos radialistas e artistas de rádio a apoiarem a volta de Vargas ao poder. Além disso, também proponho discutir os motivos que conduziram alguns radialistas adentrarem ao espaço político. |
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Na sintonia da política: Getúlio Vargas, \"os campeões do microfone\" e o trabalhismo na Revista do Rádio (1948 - 1954)In tune with politics: Getúlio Vargas, the \"microphone champions\" and laborism in Revista do Rádio (1948 - 1954)Cultura PolíticaGetulio VargasGetúlio VargasLaborPolitical CultureRadioRádioRevista do RádioRevista do RádioTrabalhismoO presente estudo tem por principal objetivo realizar uma leitura política da Revista do Rádio. Especializada em assuntos radiofônicos, passou a circular em 1948. Tinha por diretor-chefe Anselmo Domingos, escritor de radionovelas. O periódico se tornou a maior revista sobre o rádio daquele período. Os principais assuntos e temáticas tratados pelo periódico giravam em torno da vida íntima e pessoal dos artistas de rádio, ficando assim conhecida como a primeira \"revista de fofoca\" brasileira. As pesquisas acadêmicas que a colocaram como fonte ou objeto de análise levaram em conta apenas seus aspectos de amenidade e entretenimento. Mas, será que essa é a única leitura possível da revista? Ao folheá-la, percebi que havia algo que poderia revelar mais do que trivialidades; suas folhas estavam, ainda que de maneira pontual, inebriadas de discussões políticas. O recorte temporal escolhido para este estudo foi entre 1948 e 1954, mais especificamente no contexto do segundo governo Vargas, momento em que o semanário mais apresentou as linguagens e a culturas políticas em que se inseria, tanto de quem escrevia na revista, quanto da classe de radialistas na qual se colocava como principal porta-voz. Inúmeros radialistas se candidataram para cargos políticos, o que também foi acompanhado pela revista. Na medida em que informava seus leitores sobre os \"campeões do microfone\", termo cunhado por Anselmo Domingos em referência aos \"radialistas políticos\", o periódico também construía e mobilizava uma coesa e precisa imagem de Getúlio Vargas. Logo, meu intento é averiguar as razões que levaram a revista, além de grande parte dos radialistas e artistas de rádio a apoiarem a volta de Vargas ao poder. Além disso, também proponho discutir os motivos que conduziram alguns radialistas adentrarem ao espaço político.The main objective of this study is to carry out a political reading of Revista do Rádio. Specialized in radio matters, it began to circulate in 1948. Its chief director was Anselmo Domingos, a writer of radio soap operas. The periodical became the largest radio magazine of that period. The main subjects and themes dealt with by the periodical revolved around the intimate and personal life of radio artists, thus becoming known as the first Brazilian \"gossip magazine\". Academic research that placed it as a source or object of analysis took into account only its amenity and entertainment aspects. But, is this the only possible reading of the magazine? As I flipped through it, I realized that there was something that might reveal more than trivia; its pages were, albeit occasionally, intoxicated with political discussions. The time frame chosen for this study was between 1948 and 1954, more specifically in the context of the second Vargas government, when the weekly most presented the languages and political cultures in which it was inserted, both of those who wrote in the magazine, and of the class. of broadcasters in which he placed himself as the main spokesperson. Countless broadcasters applied for political positions, which was also followed by the magazine. As it informed its readers about the \"microphone champions\", a term coined by Anselmo Domingos in reference to \"political broadcasters\", the periodical also built and mobilized a cohesive and precise image of Getúlio Vargas. Therefore, my intention is to find out the reasons that led the magazine, as well as most of the broadcasters and radio artists to support Vargas\'s return to power. In addition, I also propose to discuss the reasons that led some broadcasters to enter the political space.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEugênio, Marcos Francisco Napolitano deSantos, Maycon Dougllas Vieira dos2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-08082023-124140/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-08T17:37:55Zoai:teses.usp.br:tde-08082023-124140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-08T17:37:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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