Edifícios para bibliotecas universitárias: perspectivas e diretrizes a partir da avaliação pós-ocupação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-29042010-105703/ |
Resumo: | A presente tese objetiva identificar quais as diretrizes projetuais podem ser tomadas para os futuros edifícios de bibliotecas universitárias no âmbito nacional, utilizando como instrumento de apoio a avaliação de desempenho do ambiente construído desses ambientes. Para tanto, em uma primeira fase, buscou-se estudar a problemática por meio de análises comparativas de exemplos internacionais, nacionais e estudos de caso, identificando suas intervenções, suas potencialidades e suas espacialidades. Na segunda fase, a proposta da avaliação teve como foco, dois estudos de caso, a saber, dois edifícios de bibliotecas universitárias com características e componentes organizacionais distintos: o primeiro caso, uma biblioteca central de uma instituição privada e, o segundo caso, uma biblioteca central de uma universidade pública. Ou seja, a pesquisa se inseriu nos procedimentos e métodos da Avaliação Pós-Ocupação (APO), realizando análises de desempenho físico (medições, vistorias técnicas) e aferição de satisfação dos usuários dos estudos de caso. As bases teóricas da pesquisa abordaram questões relativas à linguagem arquitetônica e a ambientação física dos edifícios de bibliotecas universitárias, tratando dos elementos relativos às concepções e funções desses edifícios, bem como, as principais operações dos serviços informacionais de localização, de recuperação, de comunicação e de devolução da informação. Foram também apresentadas as contribuições da Avaliação Pós-Ocupação no contexto das bibliotecas universitárias, principalmente no contexto internacional onde os procedimentos metodológicos são mais presentes e consistentes, voltados para o estabelecimento de indicadores de desempenho e diretrizes mínimas em intervenções projetuais. Por fim foi possível criar uma série de diretrizes para futuros projetos, neste caso, de bibliotecas universitárias no contexto nacional, direcionados à construção, operação e manutenção destes ambientes construídos Os resultados da pesquisa demonstram que a utilização de avaliações sistêmicas (estudos de caso) podem coloborar significativamente na instrumentação necessária para realimentação no processo de produção e uso de futuros ambientes de bibliotecas universitárias. |
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Edifícios para bibliotecas universitárias: perspectivas e diretrizes a partir da avaliação pós-ocupaçãoBuildings for university libraries: perspectives and guidelines from post-occupancy evaluationArchitectureArquiteturaAvaliação pós-ocupaçãoBibliotecas universitáriasDiretrizes projetuaisPost-occupancy evaluationProjectual guidelinesUniversity librariesA presente tese objetiva identificar quais as diretrizes projetuais podem ser tomadas para os futuros edifícios de bibliotecas universitárias no âmbito nacional, utilizando como instrumento de apoio a avaliação de desempenho do ambiente construído desses ambientes. Para tanto, em uma primeira fase, buscou-se estudar a problemática por meio de análises comparativas de exemplos internacionais, nacionais e estudos de caso, identificando suas intervenções, suas potencialidades e suas espacialidades. Na segunda fase, a proposta da avaliação teve como foco, dois estudos de caso, a saber, dois edifícios de bibliotecas universitárias com características e componentes organizacionais distintos: o primeiro caso, uma biblioteca central de uma instituição privada e, o segundo caso, uma biblioteca central de uma universidade pública. Ou seja, a pesquisa se inseriu nos procedimentos e métodos da Avaliação Pós-Ocupação (APO), realizando análises de desempenho físico (medições, vistorias técnicas) e aferição de satisfação dos usuários dos estudos de caso. As bases teóricas da pesquisa abordaram questões relativas à linguagem arquitetônica e a ambientação física dos edifícios de bibliotecas universitárias, tratando dos elementos relativos às concepções e funções desses edifícios, bem como, as principais operações dos serviços informacionais de localização, de recuperação, de comunicação e de devolução da informação. Foram também apresentadas as contribuições da Avaliação Pós-Ocupação no contexto das bibliotecas universitárias, principalmente no contexto internacional onde os procedimentos metodológicos são mais presentes e consistentes, voltados para o estabelecimento de indicadores de desempenho e diretrizes mínimas em intervenções projetuais. Por fim foi possível criar uma série de diretrizes para futuros projetos, neste caso, de bibliotecas universitárias no contexto nacional, direcionados à construção, operação e manutenção destes ambientes construídos Os resultados da pesquisa demonstram que a utilização de avaliações sistêmicas (estudos de caso) podem coloborar significativamente na instrumentação necessária para realimentação no processo de produção e uso de futuros ambientes de bibliotecas universitárias.The objective of the present thesis is to identify which projectual guidelines may be taken for future university library buildings at national level, using the evaluation of performance of the ambience built in these environments as an instrument of support. To achieve this, in a first phase, the problems were studied by means of comparative analyses of international and national examples and case studies identifying its interventions, potentialities and spatialities. In the second phase, the purpose of the evaluation was to focus on two case studies, namely two university library buildings with distinct organizational characteristics and components: the first case, a central library of a private institution and, the second case, a central library of a public university. In other words, the study was inserted in the procedures and methods of Post-Occupation Evaluation (POE), conducting analyses of physical performance (measurements, technical inspections) and gauging satisfaction of the users in the case studies. The theoretical bases of the study address questions relative to the architectural language and the physical environment of the university library buildings, treating the elements relative to the conceptions and functions of these buildings, such as the principle operations of the informational services of localization, recuperation, communication and devolution of information. The contributions of the Post-Occupation Evaluation in the context of the university libraries also were presented, principally in the international context where the methodological proceedings are more present and consistent, directed to the establishment of performance indicators and minimum guidelines in intervention projects. In the end it was possible to create a series of guidelines for future projects, in this case, university libraries in the national context, directed at the construction, operation and maintenance of these built environments. The results of the research demonstrate that the use of systematic evaluations (case studies) can significantly collaborate in the instrumentation necessary for feedback in the production process and use of future environments of university libraries.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOrnstein, Sheila WalbeGomes, Samir Hernandes Tenório2007-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-29042010-105703/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:05Zoai:teses.usp.br:tde-29042010-105703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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