Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Aline Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11012022-110352/
Resumo: Por meio desta tese se almeja caracterizar o perfil didático-pedagógico de um professor inovador, ou seja, que implemente novas estratégias de ensino e promova o engajamento do aluno. Para isso, foram acompanhadas aulas de uma professora experiente de Física no Ensino Médio, entre abril e novembro de 2018, em uma escola pública de São Paulo. Através das gravações das aulas, de entrevistas narrativas com a diretora, o coordenador pedagógico e a professora, e à luz de Sewell Junior, de Giddens e de Tardif, deseja-se compreender quais características tornaram a sua prática mais próxima da inovação, quais esquemas e recursos compõe sua estrutura didática, quais saberes docentes mobilizaram os alunos e quais deixaram a turma indiferente, bem como o nível de consciência da professora em relação à realização. A metodologia utilizada para analisar as aulas foi a Investigação Orientada por Evento, proposta por Tobin, Ritchie e demais colaboradores, na qual a pesquisadora entra em contato com as informações livremente e o fenômeno se torna saliente por alguma contradição. Para interpretar os eventos, foi adotada a Fenomenologia Hermenêutica, uma metodologia que assume não ser possível separar os dados da interpretação do pesquisador. Por fim, para analisar as entrevistas narrativas, foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostram que sua estrutura didática contém seis esquemas, cinco recursos humanos e três recursos não humanos. Alguns deles são: ela administra a turma com maestria, utilizando linguagens verbais e não verbais para conseguir o silêncio e dar início à atividade. Com a experiência, a professora se incomodou com a passividade dos alunos e refletiu sobre a sua prática, procurando alternativas para engajar a turma. Uma delas foi aproximar a Ciência da vida dos alunos, incluindo fenômenos do cotidiano e atividades práticas. Um aspecto fundamental do seu agency é a sensibilidade para mudar a estratégia de ensino quando nota a apatia dos alunos. Quando a professora agiu se baseando nos Saberes da Formação Anterior, adotou ações rotineiras sem reflexão. Porém, quando mobilizou os Saberes Pessoais e os Saberes Experienciais, arriscou-se em novas estratégias de ensino. Por fim, em relação aos níveis de consciência da docente sobre a sua prática, entende-se que, em alguns momentos, ela agiu reflexivamente e implementou mudanças, tornando-a um caso de destaque. Logo, foram apontados elementos que podem contribuir com a implementação de práticas inovadoras: competência para fazer a gestão da sala de aula, dedicação aos estudos, compromisso com a profissão, postura reflexiva, iniciativa para reformular a sua prática e implementar novas dinâmicas, sensibilidade para mudar a estratégia de ensino durante a aula e segurança para dividir o protagonismo com os alunos.
id USP_1030ac69d1e34efa658f9a8e786f3b8c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11012022-110352
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de FísicaInnovative practices and didatic culture in the classroom: a case study with a Physics teachercultura didáticadidatic cultureensino de Físicaformação de professoresinnovative practicesphysics educationpráticas inovadorasrecursos de ensinoteacher educationteaching resourcesPor meio desta tese se almeja caracterizar o perfil didático-pedagógico de um professor inovador, ou seja, que implemente novas estratégias de ensino e promova o engajamento do aluno. Para isso, foram acompanhadas aulas de uma professora experiente de Física no Ensino Médio, entre abril e novembro de 2018, em uma escola pública de São Paulo. Através das gravações das aulas, de entrevistas narrativas com a diretora, o coordenador pedagógico e a professora, e à luz de Sewell Junior, de Giddens e de Tardif, deseja-se compreender quais características tornaram a sua prática mais próxima da inovação, quais esquemas e recursos compõe sua estrutura didática, quais saberes docentes mobilizaram os alunos e quais deixaram a turma indiferente, bem como o nível de consciência da professora em relação à realização. A metodologia utilizada para analisar as aulas foi a Investigação Orientada por Evento, proposta por Tobin, Ritchie e demais colaboradores, na qual a pesquisadora entra em contato com as informações livremente e o fenômeno se torna saliente por alguma contradição. Para interpretar os eventos, foi adotada a Fenomenologia Hermenêutica, uma metodologia que assume não ser possível separar os dados da interpretação do pesquisador. Por fim, para analisar as entrevistas narrativas, foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostram que sua estrutura didática contém seis esquemas, cinco recursos humanos e três recursos não humanos. Alguns deles são: ela administra a turma com maestria, utilizando linguagens verbais e não verbais para conseguir o silêncio e dar início à atividade. Com a experiência, a professora se incomodou com a passividade dos alunos e refletiu sobre a sua prática, procurando alternativas para engajar a turma. Uma delas foi aproximar a Ciência da vida dos alunos, incluindo fenômenos do cotidiano e atividades práticas. Um aspecto fundamental do seu agency é a sensibilidade para mudar a estratégia de ensino quando nota a apatia dos alunos. Quando a professora agiu se baseando nos Saberes da Formação Anterior, adotou ações rotineiras sem reflexão. Porém, quando mobilizou os Saberes Pessoais e os Saberes Experienciais, arriscou-se em novas estratégias de ensino. Por fim, em relação aos níveis de consciência da docente sobre a sua prática, entende-se que, em alguns momentos, ela agiu reflexivamente e implementou mudanças, tornando-a um caso de destaque. Logo, foram apontados elementos que podem contribuir com a implementação de práticas inovadoras: competência para fazer a gestão da sala de aula, dedicação aos estudos, compromisso com a profissão, postura reflexiva, iniciativa para reformular a sua prática e implementar novas dinâmicas, sensibilidade para mudar a estratégia de ensino durante a aula e segurança para dividir o protagonismo com os alunos.This thesis aims to characterize the didactic-pedagogical profile of an innovative teacher, that is, one who implements new teaching strategies and promotes student engagement. For this, we followed the classes of an experienced high school physics teacher, between April and November 2018, in a public school in São Paulo. Through the recordings of classes, narrative interviews with the principal, the pedagogical coordinator and the teacher, and in the light of Sewell Junior, Giddens and Tardif, it is intended to understand which characteristics made their practice closer to innovation, which schemes and resources make up its didactic structure, which teaching knowledge mobilized the students and which left the class indifferent, as well as the teacher\'s level of awareness in relation to achievement. The methodology used to analyze the classes was the Event Oriented Investigation, proposed by Tobin, Ritchie and other collaborators, in which the researcher comes into contact with information freely and the phenomenon becomes prominent due to some contradiction. To interpret the events, we adopted the Hermeneutic Phenomenology, a methodology that assumes that it is not possible to separate the data from the researcher\'s interpretation. Finally, to analyze the narrative interviews, we used the content analysis methodology proposed by Bardin. The results show that its didactic structure contains six schemes, five human resources and three non-human resources. Some of them are: she manages the class masterfully, using verbal and non-verbal languages to achieve silence and start the activity. With the experience, the teacher was bothered by the students\' passivity and reflected on her practice, looking for alternatives to engage the class. One of them was to bring the Science of life closer to students, including everyday phenomena and practical activities. A fundamental aspect of her agency is the sensitivity to change her teaching strategy when she notices students\' apathy. When the teacher acted based on the Knowledge of Previous Education, she adopted routine actions without reflection. However, when she mobilized Personal Knowledge and Experiential Knowledge, she ventured into new teaching strategies. Finally, regarding the levels of awareness of the professor about her practice, we understand that, at times, she acted reflexively and implemented changes, making her a prominent case. Therefore, we point out elements that can contribute to the implementation of innovative practices: competence to manage the classroom, dedication to studies, commitment to the profession, reflective posture, initiative to reformulate its practice and implement new dynamics, sensitivity to change the teaching strategy during class and safety to share the protagonism with the students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Mauricio Pietrocola Pinto deSabino, Aline Ribeiro2021-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11012022-110352/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-13T16:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-11012022-110352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-13T16:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de Física
Innovative practices and didatic culture in the classroom: a case study with a Physics teacher
title Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de Física
spellingShingle Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de Física
Sabino, Aline Ribeiro
cultura didática
didatic culture
ensino de Física
formação de professores
innovative practices
physics education
práticas inovadoras
recursos de ensino
teacher education
teaching resources
title_short Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de Física
title_full Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de Física
title_fullStr Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de Física
title_full_unstemmed Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de Física
title_sort Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de Física
author Sabino, Aline Ribeiro
author_facet Sabino, Aline Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino, Aline Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv cultura didática
didatic culture
ensino de Física
formação de professores
innovative practices
physics education
práticas inovadoras
recursos de ensino
teacher education
teaching resources
topic cultura didática
didatic culture
ensino de Física
formação de professores
innovative practices
physics education
práticas inovadoras
recursos de ensino
teacher education
teaching resources
description Por meio desta tese se almeja caracterizar o perfil didático-pedagógico de um professor inovador, ou seja, que implemente novas estratégias de ensino e promova o engajamento do aluno. Para isso, foram acompanhadas aulas de uma professora experiente de Física no Ensino Médio, entre abril e novembro de 2018, em uma escola pública de São Paulo. Através das gravações das aulas, de entrevistas narrativas com a diretora, o coordenador pedagógico e a professora, e à luz de Sewell Junior, de Giddens e de Tardif, deseja-se compreender quais características tornaram a sua prática mais próxima da inovação, quais esquemas e recursos compõe sua estrutura didática, quais saberes docentes mobilizaram os alunos e quais deixaram a turma indiferente, bem como o nível de consciência da professora em relação à realização. A metodologia utilizada para analisar as aulas foi a Investigação Orientada por Evento, proposta por Tobin, Ritchie e demais colaboradores, na qual a pesquisadora entra em contato com as informações livremente e o fenômeno se torna saliente por alguma contradição. Para interpretar os eventos, foi adotada a Fenomenologia Hermenêutica, uma metodologia que assume não ser possível separar os dados da interpretação do pesquisador. Por fim, para analisar as entrevistas narrativas, foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostram que sua estrutura didática contém seis esquemas, cinco recursos humanos e três recursos não humanos. Alguns deles são: ela administra a turma com maestria, utilizando linguagens verbais e não verbais para conseguir o silêncio e dar início à atividade. Com a experiência, a professora se incomodou com a passividade dos alunos e refletiu sobre a sua prática, procurando alternativas para engajar a turma. Uma delas foi aproximar a Ciência da vida dos alunos, incluindo fenômenos do cotidiano e atividades práticas. Um aspecto fundamental do seu agency é a sensibilidade para mudar a estratégia de ensino quando nota a apatia dos alunos. Quando a professora agiu se baseando nos Saberes da Formação Anterior, adotou ações rotineiras sem reflexão. Porém, quando mobilizou os Saberes Pessoais e os Saberes Experienciais, arriscou-se em novas estratégias de ensino. Por fim, em relação aos níveis de consciência da docente sobre a sua prática, entende-se que, em alguns momentos, ela agiu reflexivamente e implementou mudanças, tornando-a um caso de destaque. Logo, foram apontados elementos que podem contribuir com a implementação de práticas inovadoras: competência para fazer a gestão da sala de aula, dedicação aos estudos, compromisso com a profissão, postura reflexiva, iniciativa para reformular a sua prática e implementar novas dinâmicas, sensibilidade para mudar a estratégia de ensino durante a aula e segurança para dividir o protagonismo com os alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11012022-110352/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11012022-110352/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256851923599360