Concepção de um estilo progressivo para atividades investigativas no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-30102023-135200/ |
Resumo: | Descreve-se a concepção de uma sequência didática planejada segundo o referencial do ensino por investigação a partir de um estudo sobre a composição de movimentos nos lançamentos oblíquos em Física. A metodologia de pesquisa adotada fundamentou-se em princípios do design (DBR), o que permitiu avaliar as iterações realizadas ao longo de três anos. A implementação das aplicações teve acréscimos significativos em sua estrutura, partindo do experimento Velocidade Relativa - Trem do laboratório online Mecânica Experimental com Imagens (MEXI) e de outros recursos de TDIC, foi possível, partindo de uma concepção modelo-teórica, modelar fenômenos e avaliar sua representatividade. As diferentes iterações da sequência visaram induzir progressivamente o processo investigativo nos estudantes e permitiram definir alguns pilares de execução. Os objetivos propostos para as diferentes etapas focaram-se em valorizar a preparação técnica para o desenvolvimento da prática científica, contextualizar e aplicar conceitos em fenômenos reais e mobilizar as habilidades desenvolvidas na construção dos modelos de análise, promovendo a divulgação científica por meio do compartilhamento dos resultados da investigação. A fim de avaliar essas diferentes instâncias, recorreu-se à análise da produção dos alunos tanto em relação à estrutura de sua argumentação quanto ao conteúdo do texto, verificando a adequação da linguagem ao contexto e a qualidade da produção em termos do entendimento das limitações da modelagem desenvolvida. Da aplicação dessa sequência, foi possível propor um estilo de atividades investigativas progressivas para o ensino médio, que podem ser expandidas para quaisquer áreas das ciências da natureza de maneira a promover o desenvolvimento de habilidades características do fazer científico. |
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Concepção de um estilo progressivo para atividades investigativas no ensino médioConception of a progressive style for investigative activities in high school.Atividades investigativasClassical Mechanics,ExperimentaçãoExperimentationInquiry activitiesMecânica clássica,Modelos téoricosTDICTDICTheoretical modelsDescreve-se a concepção de uma sequência didática planejada segundo o referencial do ensino por investigação a partir de um estudo sobre a composição de movimentos nos lançamentos oblíquos em Física. A metodologia de pesquisa adotada fundamentou-se em princípios do design (DBR), o que permitiu avaliar as iterações realizadas ao longo de três anos. A implementação das aplicações teve acréscimos significativos em sua estrutura, partindo do experimento Velocidade Relativa - Trem do laboratório online Mecânica Experimental com Imagens (MEXI) e de outros recursos de TDIC, foi possível, partindo de uma concepção modelo-teórica, modelar fenômenos e avaliar sua representatividade. As diferentes iterações da sequência visaram induzir progressivamente o processo investigativo nos estudantes e permitiram definir alguns pilares de execução. Os objetivos propostos para as diferentes etapas focaram-se em valorizar a preparação técnica para o desenvolvimento da prática científica, contextualizar e aplicar conceitos em fenômenos reais e mobilizar as habilidades desenvolvidas na construção dos modelos de análise, promovendo a divulgação científica por meio do compartilhamento dos resultados da investigação. A fim de avaliar essas diferentes instâncias, recorreu-se à análise da produção dos alunos tanto em relação à estrutura de sua argumentação quanto ao conteúdo do texto, verificando a adequação da linguagem ao contexto e a qualidade da produção em termos do entendimento das limitações da modelagem desenvolvida. Da aplicação dessa sequência, foi possível propor um estilo de atividades investigativas progressivas para o ensino médio, que podem ser expandidas para quaisquer áreas das ciências da natureza de maneira a promover o desenvolvimento de habilidades características do fazer científico.This work describes the conception of a didactic sequence planned according to the teaching by research framework based on a study on the composition of movements in oblique throws in Physics. The research methodology adopted was based on design principles (DBR), which allowed to evaluate the iterations carried out over three years. The implementation had significant additions in its structure, based on the experiment Relative Velocity - Train from the Mechanical Experiments with Images (MEXI) online laboratory and other resources from TDIC. It was possible, starting from a model-theoretical conception to model phenomena and assess its representativeness. The different iterations of the sequence aimed to induce progressively the investigative process in students and allowed to define some pillars of the implementation. The objectives proposed for the different stages focused on valuing the technical preparation for the development of scientific practice, contextualize and apply concepts to real phenomena and mobilize skills developed along the construction of the analysis models, promoting science dissemination through the sharing of the research results. To evaluate these different instances, we resorted to the analysis of the students\' production both in relation to the structure of their argumentation, as well as the text content, verifying the suitability of the language and the quality of the understanding of the developed model limitations. From the application of this sequence, it was possible to propose a style of investigative activities progressive courses intended for high school education, which can be expanded to any area of natural sciences in a way that promotes the development of skills characteristic of doing science.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaidana, Nora LiaFonseca, Monaliza da2023-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-30102023-135200/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-31T16:51:02Zoai:teses.usp.br:tde-30102023-135200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-31T16:51:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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