Arquitetura lúdica: criança, projeto e linguagem; estudos de espaços infantis educativos e de lazer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-08052023-165840/ |
Resumo: | Esta tese trata de aspectos lúdicos e visuais relacionados a ambientes infantis, abordados sob o ponto de vista da arquitetura e do projeto. Tem como objetivo indagar as linguagens usuais na concepção de espaços infantis, em particular os aspectos visuais, observando suas características e suas relações com funções educativas ou de entretenimento. Fundamenta-se em teorias da percepção ambiental, da linguagem visual e do lúdico com ênfase na abordagem cultural e na educação infantil. Na primeira etapa da pesquisa investiga-se a tipologia dos espaços infantis procedendo-se à sua leitura e análise. Observa-se o projeto arquitetônico na sua totalidade, inserido no contexto ambiental, e a inter-relação das várias partes que o compõem: arquitetura, mobiliário, brinquedos e cenários. Na segunda etapa, são percorridos os processos de criação através de estudos de casos e entrevistas com artistas, arquitetos e educadores que trabalham ou que realizam projetos para crianças. O espaço de brincar é também explorado do ponto de vista da criança, através da experimentação em oficinas de desenho e modelos tridimensionais. Existem certas determinantes do espaço infantil - o contexto ambiental, o uso, a faixa etária - que o qualificam e exigem respostas diferenciadas na sua organização e na exploração das linguagens. Por outro lado, o conjunto de estímulos sensoriais é fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, sendo os estímulos visuais determinantes na formação da imagem lúdica, identidade do lugar e consequente sensação de acolhimento à criança. |
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Arquitetura lúdica: criança, projeto e linguagem; estudos de espaços infantis educativos e de lazerNot availableAmbiente escolarComunicação visualEducação infantilNot availableProjeto de arquiteturaEsta tese trata de aspectos lúdicos e visuais relacionados a ambientes infantis, abordados sob o ponto de vista da arquitetura e do projeto. Tem como objetivo indagar as linguagens usuais na concepção de espaços infantis, em particular os aspectos visuais, observando suas características e suas relações com funções educativas ou de entretenimento. Fundamenta-se em teorias da percepção ambiental, da linguagem visual e do lúdico com ênfase na abordagem cultural e na educação infantil. Na primeira etapa da pesquisa investiga-se a tipologia dos espaços infantis procedendo-se à sua leitura e análise. Observa-se o projeto arquitetônico na sua totalidade, inserido no contexto ambiental, e a inter-relação das várias partes que o compõem: arquitetura, mobiliário, brinquedos e cenários. Na segunda etapa, são percorridos os processos de criação através de estudos de casos e entrevistas com artistas, arquitetos e educadores que trabalham ou que realizam projetos para crianças. O espaço de brincar é também explorado do ponto de vista da criança, através da experimentação em oficinas de desenho e modelos tridimensionais. Existem certas determinantes do espaço infantil - o contexto ambiental, o uso, a faixa etária - que o qualificam e exigem respostas diferenciadas na sua organização e na exploração das linguagens. Por outro lado, o conjunto de estímulos sensoriais é fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, sendo os estímulos visuais determinantes na formação da imagem lúdica, identidade do lugar e consequente sensação de acolhimento à criança.This thesis deals about visual and playable aspects related to childish environments, approached by the architecture and the project points of view. It has as an objective to inquiry the usual languages in the conception of childish spaces; in particular concerned to their visual aspects, observing the characteristics of that expression form and its relation with the educational or entertainment functions. It is based on environmental perception theories, in the visual language and playable one, with emphasis in the cultural approach and childish education. In the first phase of the research the typology of the childlike spaces is investigated, and afterwards its respective reading analysis is made. It is observed the playable architecture, in its totality, inserted in the environmental context and the inter-relation of several parts of its composition: physical space, furniture, toys, settings and personal relations. In the second phase there are creation process through the study of cases and interviews with artists, architects and educators that work with or carry out projects for children. The space for playing is also explored by the childs point of view, through experimentation in workshops of drawing and three-dimensional models. It is supposed that there are certain space establishments in the childish - the environmental context, use, and age - that qualify it. This demands different responses in its organization and in the languages exploration. On the other hand, the combination of sensorial stimulus is fundamental in the childs development and learning process, and the visual stimulus is determinant in the formation of the playable image, place identity and consequent sensation the childs shelter.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonzeglio, ÉlideMazzilli, Clice de Toledo Sanjar2003-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-08052023-165840/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-11T16:52:58Zoai:teses.usp.br:tde-08052023-165840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-11T16:52:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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