Apoio ao processo de licitação e projetos em BIM para infraestrutura metroviária a partir de uma biblioteca de metacomponentes.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3153/tde-04112021-124029/ |
Resumo: | A motivação da pesquisa surge da experiência profissional com projetos de estações metroviárias e, com a constatação da dificuldade do poder público na realização das obras dentro dos padrões desejados de qualidade, custo e prazo. No processo tradicional de contratação das obras públicas, a baixa qualidade dos projetos licitatórios, as falhas de planejamento e as irregularidades na gestão dos recursos são apontados por diversos autores como os principais problemas para a qualidade das obras. Diante desse contexto, as iniciativas para adoção da metodologia BIM pelo setor público buscam aumentar a qualidade dos projetos e orçamentos, resultando em maior transparência e controle no fluxo das informações. A pesquisa tem como foco os projetos e as contratações da Companhia do Metropolitano de São Paulo Metrô/SP, no qual é observado um elevado número de soluções, elementos e materiais padronizados, fato que pode aproximar este tipo de construção aos processos de fabricação. O principal objetivo do estudo é discutir e propor soluções para a introdução de uma biblioteca de metacomponentes BIM no contexto de elaboração e contratações das obras públicas metroviárias. A fim de encontrar subsídios para o desenvolvimento da proposta, na primeira parte do trabalho é realizado um levantamento do processo tradicional de licitação e desenvolvimento dos projetos na Companhia, estudando também referências tecnológicas de apoio ao processo de projeto e bibliotecas BIM. A segunda parte da pesquisa apresenta o desenvolvimento do artefato, que é constituído de um acervo composto por projetos padrão modelados e paramétricos, com seus elementos relacionados a tabelas de referência. A partir do desenvolvimento de um item da biblioteca foram discutidas características de modelagem, a inserção das regras do Metrô/SP no modelo e a parametrização do metacomponente. Desse modo, o estudo fornece elementos que abrem caminho para tornar a indústria da construção civil mais apta ao uso de ferramentas modernas e precisas para auxiliar o desenvolvimento e controle das obras metroviárias. |
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Apoio ao processo de licitação e projetos em BIM para infraestrutura metroviária a partir de uma biblioteca de metacomponentes.Support for the bidding process and BIM projects for subway infrastructure through a multicomponent library.Bidding processBIMBIMGerenciamento da construçãoInovações tecnológicasMetrôProjetos de obras públicasPublic worksSubwayA motivação da pesquisa surge da experiência profissional com projetos de estações metroviárias e, com a constatação da dificuldade do poder público na realização das obras dentro dos padrões desejados de qualidade, custo e prazo. No processo tradicional de contratação das obras públicas, a baixa qualidade dos projetos licitatórios, as falhas de planejamento e as irregularidades na gestão dos recursos são apontados por diversos autores como os principais problemas para a qualidade das obras. Diante desse contexto, as iniciativas para adoção da metodologia BIM pelo setor público buscam aumentar a qualidade dos projetos e orçamentos, resultando em maior transparência e controle no fluxo das informações. A pesquisa tem como foco os projetos e as contratações da Companhia do Metropolitano de São Paulo Metrô/SP, no qual é observado um elevado número de soluções, elementos e materiais padronizados, fato que pode aproximar este tipo de construção aos processos de fabricação. O principal objetivo do estudo é discutir e propor soluções para a introdução de uma biblioteca de metacomponentes BIM no contexto de elaboração e contratações das obras públicas metroviárias. A fim de encontrar subsídios para o desenvolvimento da proposta, na primeira parte do trabalho é realizado um levantamento do processo tradicional de licitação e desenvolvimento dos projetos na Companhia, estudando também referências tecnológicas de apoio ao processo de projeto e bibliotecas BIM. A segunda parte da pesquisa apresenta o desenvolvimento do artefato, que é constituído de um acervo composto por projetos padrão modelados e paramétricos, com seus elementos relacionados a tabelas de referência. A partir do desenvolvimento de um item da biblioteca foram discutidas características de modelagem, a inserção das regras do Metrô/SP no modelo e a parametrização do metacomponente. Desse modo, o estudo fornece elementos que abrem caminho para tornar a indústria da construção civil mais apta ao uso de ferramentas modernas e precisas para auxiliar o desenvolvimento e controle das obras metroviárias.The motivation of this study arose from the experience of the author with the development of subway station projects and, on the observation that public entities have difficulties to execute works within the desired standards of quality, cost and time. In the traditional process of contracting public works, the low quality of bidding projects, planning failures and irregularities in the management are pointed out as main problems for the quality of the works. In light of this context, some public initiatives of BIM adoption for public construction aim to increase the quality of projects and optimizing budgets, resulting in greater transparency and information flow control. The present work focuses on the contracting process of Metrô (the São Paulo state subway company), in which a high number of standardized solutions, elements and materials are observed, a fact that can bring this type of construction to the manufacturing processes. The aim of this paper is to discuss and propose solutions for the introduction of BIM multicomponent library in the Brazilian context of contracting public works. In order to find subsidies for the development of the proposal, in the first part of the research the traditional bidding process and development of the Company\'s projects is studied, as well as references of Algorithm Aided Design and BIM libraries. The second part of the work presents the development of the artifact, which consists of a collection composed of standard modeled and parametric projects, with its elements related to reference tables. From the development of a library item, modeling characteristics, the insertion of the rules of Metrô/SP in the model and the parameterization of the multicomponent were discussed. Therefore, the study will provide elements that pave the way for making the construction industry more modern and efficient.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Sérgio LealNunes, Sarah Cristina Cardoso2021-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3153/tde-04112021-124029/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-05T15:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-04112021-124029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-11-05T15:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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