Alocação e dimensionamento de frotas de veículos para apoio a maquinário agrícola de usinas sucroalcooleiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Ugo Leandro
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-07032018-085201/
Resumo: As usinas sucroalcooleiras utilizam grandes áreas para o cultivo da cana-de-açúcar, conhecidas como fundos agrícolas. Nesses fundos agrícolas, as atividades são realizadas por uma grande quantidade de máquinas agrícolas diferentes. As necessidades dessas máquinas, como combustível, óleo lubrificante e outras, são supridas pelos comboios de manutenção. Este trabalho visa propor um método para alocação e dimensionamento da frota de comboios de manutenção para o atendimento às máquinas. Para tanto foi utilizado um Sistema de Informações Geográficas aplicado a transportes (SIG-T), denominado comercialmente por TransCAD. Um estudo de caso foi realizado na Usina da· Barra S.A., localizada no município de Barra Bonita, centro oeste do Estado de São Paulo. Diversas simulações de atendimento, com configurações diferentes de distribuição das máquinas, foram realizadas. O atendimento às situações reais de distribuição das máquinas também foi analisado, com o objetivo de confrontar os dados reais de atendimento com os resultados obtidos através da aplicação da metodologia proposta. Foram obtidas as rotas e, conseqüentemente, o número de comboios necessários para o atendimento no período de safra e de entressafra. Com relação à aplicação do TransCAD na roteirização, pode-se constatar uma redução de até 19,6% na distância total percorrida pela frota de comboios no primeiro turno de trabalho em um dos dias analisados.
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