O fotolivro como espaço de complexidade e potência para a fotografia documental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-03032021-164516/ |
Resumo: | Esta pesquisa trata da relação entre fotolivros e fotografia documental. Sua proposta é discutir as especificidades e potencialidades desse suporte para fotógrafos e produtores ligados à prática documental, procurando entender como ele pode atribuir sentidos mais complexos a imagens dessa modalidade fotográfica e promover reflexões a partir delas. Para tanto, toma-se como base um conjunto de autores voltados à história e à teoria da fotografia (como Vilém Flusser, Joan Fontcuberta e Gisèle Freund), à fotografia documental e ao fotojornalismo (como Margarita Ledo, Pepe Baeza e André Rouillé) e aos fotolivros (como Martin Parr, Gerry Badger e Horacio Fernández). Fotógrafos e outros profissionais envolvidos com a edição e publicação de fotolivros são igualmente consultados, bem como pesquisadores locais que têm como objeto de estudo a relação entre livros e fotografia. Como forma de valorizar a produção fotográfica nacional e amparar as reflexões teóricas, também são trazidos para a discussão fotolivros brasileiros relacionados com o estilo ou com a temática documental que receberam algum destaque no meio fotográfico e exemplificam as potências tratadas, a saber: a possibilidade de organizar e construir pensamentos visuais coesos a partir do suporte \"livro\"; o maior grau de autonomia e liberdade criativa em comparação a outras mídias informativas; o poder de exaltar o caráter ficcional e expressivo da fotografia, transcendendo o rígido estatuto do documento moderno; e a capacidade de atuar como espaço de jogo flusseriano, em que informações novas e mais complexas são criadas a partir de informações preexistentes e diálogos são travados entre produtores e receptores. A pesquisa inclui ainda um breve comentário sobre como a eficácia dessas potências precisa ser pensada dentro das esferas de circulação e recepção dos fotolivros, uma questão de grande importância para o campo da comunicação e que pode servir de base para outros estudos sobre o tema. |
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O fotolivro como espaço de complexidade e potência para a fotografia documentalThe photobook as a space of complexity and potency for documentary photographycomplexidade e potênciacomplexity and potencyconveyance of meaningdocumentary photographyfotografiafotografia documentalfotolivrophotobookphotographyprodução de sentidosEsta pesquisa trata da relação entre fotolivros e fotografia documental. Sua proposta é discutir as especificidades e potencialidades desse suporte para fotógrafos e produtores ligados à prática documental, procurando entender como ele pode atribuir sentidos mais complexos a imagens dessa modalidade fotográfica e promover reflexões a partir delas. Para tanto, toma-se como base um conjunto de autores voltados à história e à teoria da fotografia (como Vilém Flusser, Joan Fontcuberta e Gisèle Freund), à fotografia documental e ao fotojornalismo (como Margarita Ledo, Pepe Baeza e André Rouillé) e aos fotolivros (como Martin Parr, Gerry Badger e Horacio Fernández). Fotógrafos e outros profissionais envolvidos com a edição e publicação de fotolivros são igualmente consultados, bem como pesquisadores locais que têm como objeto de estudo a relação entre livros e fotografia. Como forma de valorizar a produção fotográfica nacional e amparar as reflexões teóricas, também são trazidos para a discussão fotolivros brasileiros relacionados com o estilo ou com a temática documental que receberam algum destaque no meio fotográfico e exemplificam as potências tratadas, a saber: a possibilidade de organizar e construir pensamentos visuais coesos a partir do suporte \"livro\"; o maior grau de autonomia e liberdade criativa em comparação a outras mídias informativas; o poder de exaltar o caráter ficcional e expressivo da fotografia, transcendendo o rígido estatuto do documento moderno; e a capacidade de atuar como espaço de jogo flusseriano, em que informações novas e mais complexas são criadas a partir de informações preexistentes e diálogos são travados entre produtores e receptores. A pesquisa inclui ainda um breve comentário sobre como a eficácia dessas potências precisa ser pensada dentro das esferas de circulação e recepção dos fotolivros, uma questão de grande importância para o campo da comunicação e que pode servir de base para outros estudos sobre o tema.This research is concerned with the relationship between photobooks and documentary photography. Its purpose is to discuss the photobooks\' specificities and potentialities for photographers and artists linked to the documentary practice, trying to understand how the book form can convey more complex meanings to images of this photographic genre and stimulate new thoughts on them. In order to do so, we take into account a series of authors dedicated to the history of photography and photographic theories (such as Vilém Flusser, Joan Fontcuberta and Gisèle Freund), documentary photography and photojournalism (as Margarita Ledo, Pepe Baeza and André Rouillé) and photobooks (such as Martin Parr, Gerry Badger and Horacio Fernández). Photographers, editors and other publishing professionals have also been consulted, as well as local researchers who study the relations between books and photography. As a way of valuing the local photographic production and supporting the theoretical reflections, this discussion also refers to a group of distinguished Brazilian photobooks that are somehow related to the documentary style and help demonstrating the medium\'s potentialities, which can be described as follows: the possibility of organizing and building coherent visibilities using the book form; the higher degree of autonomy and freedom of creation when compared to other media; the power to magnify the fictional and expressive characters of photography, transcending the neutral and objective notions of the modern \"document\"; and the capacity to act as a \"game\" in Flusser\'s conception, in which the available (visual) information is combined to create new and more complex visibilities that promote dialogues between makers and observers. Finally, a brief commentary is made on the efficacy of these potentialities concerning photobooks\' circulation and reception, a matter of great importance to the communication field and that may provide a basis for future studies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Wagner Souza eMazzilli, Bruna Sanjar2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-03032021-164516/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T20:45:03Zoai:teses.usp.br:tde-03032021-164516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T20:45:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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