Sistemas de preparo do solo: efeitos no solo e na produção de milho (Zea mays L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euridice Sacchi
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.11.2020.tde-20200111-124301
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido para avaliar o efeito de sistemas de preparo do solo sobre algumas propriedades do solo e sobre a produção de milho. Os tratamentos, aplicados com seis repetições, durante três anos ao Latosol Vermelho Escuro - fase arenosa e ao Latosol Roxo, foram os seguintes: aração e gradagem, subsolagem seguida de aração e gradagem, duas gradagens, subsolagem seguida de duas gradagens e cultivo mínimo. Os resultados obtidos não revelaram alterações nas propriedades do solo, nem na produção de milho, em conseqüência dos sistemas de preparo do solo; entretanto, as tendências indicadas pelos dados concordam com as observações e com as conclusões contidas na bibliografia, que afirmam que o cultivo mínimo pode modificar favoravelmente as condições fisicas do solo e a produção. A confirmação dessa hipótese ficou, no entanto, dependente da repetição do experimento por períodos mais longos.
id USP_11c19ec0a7639f34376aee4b9a00c614
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20200111-124301
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Sistemas de preparo do solo: efeitos no solo e na produção de milho (Zea mays L.) Soil management systems: effects on the soil and corn yield 1982-05-20Klaus ReichardtEuridice SacchiUniversidade de São PauloAgronomia (Solos e Nutrição de Plantas)USPBR MILHO PREPARO DO SOLO Este trabalho foi desenvolvido para avaliar o efeito de sistemas de preparo do solo sobre algumas propriedades do solo e sobre a produção de milho. Os tratamentos, aplicados com seis repetições, durante três anos ao Latosol Vermelho Escuro - fase arenosa e ao Latosol Roxo, foram os seguintes: aração e gradagem, subsolagem seguida de aração e gradagem, duas gradagens, subsolagem seguida de duas gradagens e cultivo mínimo. Os resultados obtidos não revelaram alterações nas propriedades do solo, nem na produção de milho, em conseqüência dos sistemas de preparo do solo; entretanto, as tendências indicadas pelos dados concordam com as observações e com as conclusões contidas na bibliografia, que afirmam que o cultivo mínimo pode modificar favoravelmente as condições fisicas do solo e a produção. A confirmação dessa hipótese ficou, no entanto, dependente da repetição do experimento por períodos mais longos. This work was carried out in two soil types (“Latosol Vermelho Escuro - fase arenosa” and “Latosol Roxo”) with the objective of evaluating the effect of land preparation systems on some soil properties and on corn yield. The following treatments (with six replications), during a period of three years, were studied: plowing and disc harrowing, subsoiling followed by plowing and disc harrowing, double disc harrowing, subsoiling followed by double disc harrowing; and minimum tillage system.The results obtained did not show changes in the soil properties and corn yield as a consequence of the land preparation systems, however the tendency of data is in agreement with the observation and conclusions existing in the bibliography that the minimum tillage systern can favourable modify the physical properties of the soil and the crop yield.The confirmation of this hypothesis, however, became dependent upon the repetition ot the experirnent for longer periods. https://doi.org/10.11606/T.11.2020.tde-20200111-124301info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:38:44Zoai:teses.usp.br:tde-20200111-124301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:01:24.585533Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Sistemas de preparo do solo: efeitos no solo e na produção de milho (Zea mays L.)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Soil management systems: effects on the soil and corn yield
title Sistemas de preparo do solo: efeitos no solo e na produção de milho (Zea mays L.)
spellingShingle Sistemas de preparo do solo: efeitos no solo e na produção de milho (Zea mays L.)
Euridice Sacchi
title_short Sistemas de preparo do solo: efeitos no solo e na produção de milho (Zea mays L.)
title_full Sistemas de preparo do solo: efeitos no solo e na produção de milho (Zea mays L.)
title_fullStr Sistemas de preparo do solo: efeitos no solo e na produção de milho (Zea mays L.)
title_full_unstemmed Sistemas de preparo do solo: efeitos no solo e na produção de milho (Zea mays L.)
title_sort Sistemas de preparo do solo: efeitos no solo e na produção de milho (Zea mays L.)
author Euridice Sacchi
author_facet Euridice Sacchi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klaus Reichardt
dc.contributor.author.fl_str_mv Euridice Sacchi
contributor_str_mv Klaus Reichardt
description Este trabalho foi desenvolvido para avaliar o efeito de sistemas de preparo do solo sobre algumas propriedades do solo e sobre a produção de milho. Os tratamentos, aplicados com seis repetições, durante três anos ao Latosol Vermelho Escuro - fase arenosa e ao Latosol Roxo, foram os seguintes: aração e gradagem, subsolagem seguida de aração e gradagem, duas gradagens, subsolagem seguida de duas gradagens e cultivo mínimo. Os resultados obtidos não revelaram alterações nas propriedades do solo, nem na produção de milho, em conseqüência dos sistemas de preparo do solo; entretanto, as tendências indicadas pelos dados concordam com as observações e com as conclusões contidas na bibliografia, que afirmam que o cultivo mínimo pode modificar favoravelmente as condições fisicas do solo e a produção. A confirmação dessa hipótese ficou, no entanto, dependente da repetição do experimento por períodos mais longos.
publishDate 1982
dc.date.issued.fl_str_mv 1982-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.11.2020.tde-20200111-124301
url https://doi.org/10.11606/T.11.2020.tde-20200111-124301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502915357933568