Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-02022010-135105/ |
Resumo: | Este trabalho analisa, mais do que os cantos de guerra do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil dos cantos de guerra. Trabalha com as peças criadas pelos combatentes da FEB e da FAB na Itália, com as músicas difundidas pelos músicos militares e pelas transmissões de rádio feitas pela FEB naquele país, e com os hinos que estimularam as ações patrióticas dos brasileiros em território nacional. Também se utiliza de discos comerciais, lançados nos anos em que o país participou efetivamente do conflito (1942-1945), que revelam a matéria brasileira naquela situação de rearranjo internacional. Todas essas canções passaram pelo crivo da teoria crítica brasileira, encontrando na paródia a ferramenta mais comum à época para a estruturação social na música. |
id |
USP_11ea086276448e0e00ae2a725cc7f6c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-02022010-135105 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)Do you know where I come from? The Brazil of its songs of war (1942-1945).Cantos de guerraFEB and FABFEB e FABMúsica popular brasileiraParódiaParodyPopular Brazilian musicSecond World WarSegunda Guerra MundialWar songsEste trabalho analisa, mais do que os cantos de guerra do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil dos cantos de guerra. Trabalha com as peças criadas pelos combatentes da FEB e da FAB na Itália, com as músicas difundidas pelos músicos militares e pelas transmissões de rádio feitas pela FEB naquele país, e com os hinos que estimularam as ações patrióticas dos brasileiros em território nacional. Também se utiliza de discos comerciais, lançados nos anos em que o país participou efetivamente do conflito (1942-1945), que revelam a matéria brasileira naquela situação de rearranjo internacional. Todas essas canções passaram pelo crivo da teoria crítica brasileira, encontrando na paródia a ferramenta mais comum à época para a estruturação social na música.This work analyses, over and beyond the Brazilian war songs during the Second World War, the Brazil (itself) in the war songs. It uses the plays created by the FEB and FAB combatants in Italy, the music revealed by the military musicians and by radio transmissions of FEB as well as the hymns that stimulated the patriotic actions of Brazilians throughout the country. Also, commercial records, launched during the years that the country effectively participated in the conflict (1942-1945), illustrating the Brazilian viewpoint during this particular situation of international rearrangement. All these songs have passed through the sieve of Brazilian Critical Theorry, finding in the parody the most common tool at the time for show the social structures in music.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlambert Junior, Francisco CabralPereira, Maria Elisa2009-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-02022010-135105/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-02022010-135105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945) Do you know where I come from? The Brazil of its songs of war (1942-1945). |
title |
Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945) |
spellingShingle |
Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945) Pereira, Maria Elisa Cantos de guerra FEB and FAB FEB e FAB Música popular brasileira Paródia Parody Popular Brazilian music Second World War Segunda Guerra Mundial War songs |
title_short |
Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945) |
title_full |
Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945) |
title_fullStr |
Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945) |
title_full_unstemmed |
Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945) |
title_sort |
Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945) |
author |
Pereira, Maria Elisa |
author_facet |
Pereira, Maria Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alambert Junior, Francisco Cabral |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cantos de guerra FEB and FAB FEB e FAB Música popular brasileira Paródia Parody Popular Brazilian music Second World War Segunda Guerra Mundial War songs |
topic |
Cantos de guerra FEB and FAB FEB e FAB Música popular brasileira Paródia Parody Popular Brazilian music Second World War Segunda Guerra Mundial War songs |
description |
Este trabalho analisa, mais do que os cantos de guerra do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil dos cantos de guerra. Trabalha com as peças criadas pelos combatentes da FEB e da FAB na Itália, com as músicas difundidas pelos músicos militares e pelas transmissões de rádio feitas pela FEB naquele país, e com os hinos que estimularam as ações patrióticas dos brasileiros em território nacional. Também se utiliza de discos comerciais, lançados nos anos em que o país participou efetivamente do conflito (1942-1945), que revelam a matéria brasileira naquela situação de rearranjo internacional. Todas essas canções passaram pelo crivo da teoria crítica brasileira, encontrando na paródia a ferramenta mais comum à época para a estruturação social na música. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-02022010-135105/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-02022010-135105/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090295478878208 |