Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Elisa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-02022010-135105/
Resumo: Este trabalho analisa, mais do que os cantos de guerra do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil dos cantos de guerra. Trabalha com as peças criadas pelos combatentes da FEB e da FAB na Itália, com as músicas difundidas pelos músicos militares e pelas transmissões de rádio feitas pela FEB naquele país, e com os hinos que estimularam as ações patrióticas dos brasileiros em território nacional. Também se utiliza de discos comerciais, lançados nos anos em que o país participou efetivamente do conflito (1942-1945), que revelam a matéria brasileira naquela situação de rearranjo internacional. Todas essas canções passaram pelo crivo da teoria crítica brasileira, encontrando na paródia a ferramenta mais comum à época para a estruturação social na música.
id USP_11ea086276448e0e00ae2a725cc7f6c0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02022010-135105
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)Do you know where I come from? The Brazil of its songs of war (1942-1945).Cantos de guerraFEB and FABFEB e FABMúsica popular brasileiraParódiaParodyPopular Brazilian musicSecond World WarSegunda Guerra MundialWar songsEste trabalho analisa, mais do que os cantos de guerra do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil dos cantos de guerra. Trabalha com as peças criadas pelos combatentes da FEB e da FAB na Itália, com as músicas difundidas pelos músicos militares e pelas transmissões de rádio feitas pela FEB naquele país, e com os hinos que estimularam as ações patrióticas dos brasileiros em território nacional. Também se utiliza de discos comerciais, lançados nos anos em que o país participou efetivamente do conflito (1942-1945), que revelam a matéria brasileira naquela situação de rearranjo internacional. Todas essas canções passaram pelo crivo da teoria crítica brasileira, encontrando na paródia a ferramenta mais comum à época para a estruturação social na música.This work analyses, over and beyond the Brazilian war songs during the Second World War, the Brazil (itself) in the war songs. It uses the plays created by the FEB and FAB combatants in Italy, the music revealed by the military musicians and by radio transmissions of FEB as well as the hymns that stimulated the patriotic actions of Brazilians throughout the country. Also, commercial records, launched during the years that the country effectively participated in the conflict (1942-1945), illustrating the Brazilian viewpoint during this particular situation of international rearrangement. All these songs have passed through the sieve of Brazilian Critical Theorry, finding in the parody the most common tool at the time for show the social structures in music.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlambert Junior, Francisco CabralPereira, Maria Elisa2009-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-02022010-135105/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-02022010-135105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)
Do you know where I come from? The Brazil of its songs of war (1942-1945).
title Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)
spellingShingle Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)
Pereira, Maria Elisa
Cantos de guerra
FEB and FAB
FEB e FAB
Música popular brasileira
Paródia
Parody
Popular Brazilian music
Second World War
Segunda Guerra Mundial
War songs
title_short Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)
title_full Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)
title_fullStr Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)
title_full_unstemmed Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)
title_sort Você sabe de onde eu venho? O Brasil dos cantos de guerra (1942-1945)
author Pereira, Maria Elisa
author_facet Pereira, Maria Elisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alambert Junior, Francisco Cabral
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Cantos de guerra
FEB and FAB
FEB e FAB
Música popular brasileira
Paródia
Parody
Popular Brazilian music
Second World War
Segunda Guerra Mundial
War songs
topic Cantos de guerra
FEB and FAB
FEB e FAB
Música popular brasileira
Paródia
Parody
Popular Brazilian music
Second World War
Segunda Guerra Mundial
War songs
description Este trabalho analisa, mais do que os cantos de guerra do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil dos cantos de guerra. Trabalha com as peças criadas pelos combatentes da FEB e da FAB na Itália, com as músicas difundidas pelos músicos militares e pelas transmissões de rádio feitas pela FEB naquele país, e com os hinos que estimularam as ações patrióticas dos brasileiros em território nacional. Também se utiliza de discos comerciais, lançados nos anos em que o país participou efetivamente do conflito (1942-1945), que revelam a matéria brasileira naquela situação de rearranjo internacional. Todas essas canções passaram pelo crivo da teoria crítica brasileira, encontrando na paródia a ferramenta mais comum à época para a estruturação social na música.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-02022010-135105/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-02022010-135105/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090295478878208