Sobre vinho velho em garrafas novas: problematizações da homogeneidade e da universalidade nos letramentos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Elaine Íris dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-02022023-173858/
Resumo: A autoetnografia foi o modus operandi escolhido nesta pesquisa para dar suporte ao objetivo da investigação, que é propor reflexões acerca da desuniversalização de conceitos e teorias, pelas duplas lentes da pesquisadora que é, ao mesmo tempo, sujeita e objeto deste estudo. Este aporte adotado causa incômodo à pesquisadora, pois suas marcas, histórias e cicatrizes são desveladas, ao passo que sua bagagem de vida caracteriza o objetivo da pesquisa, pois foi de onde partiram os anseios que se transformaram nesta tese. Neste sentido, este estudo busca trazer reflexões sobre as tecnologias digitais e a educação, principalmente no período de pandemia, assim como sobre a sociedade pós-moderna e as causas de seus reflexos que estão trazendo doenças neurais e mentais para os(as) sujeitos(as), bem como da relação do letramento crítico com a agência de professores no contexto pandêmico, além de buscar desmistificar os conceitos de Nativos Digitais e Multitarefados. Esta tese traz também uma discussão a respeito das emoções e sentimentos (sensibilidades) e a importância de se trazer o corpo de volta, sem fragmentá-lo, pois, enquanto sujeitos(as), somos constituídos por um corpo, a racionalidade e suas sensibilidades, portanto, não é congruente falar de suas partes sem um todo, ou ainda, enaltecer uma sobre a outra. Além da autoetnografia, os dados colhidos, que são compostos por questionários e entrevistas com professores de línguas e linguagem da educação básica, foram apresentados na tese em forma de tabelas. Por fim, esta pesquisa busca transpassar muros e barreiras de modo que seus leitores possam refletir sobre a importância de identificar os efeitos trazidos da colonialidade, para então interrogá-los, e assim, interrompê-los por meio da teoria decolonial, metaforicamente chamado de trazer o corpo de volta, ou seja, dar visibilidade para aqueles(as) que foram excluídos e marginalizados, de modo que práticas educacionais sejam ressignificadas e possam criar novas possibilidades por meio do ler-se lendo no Outro, por meio das semelhanças, mas sobretudo, nas alteridades.
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Neste sentido, este estudo busca trazer reflexões sobre as tecnologias digitais e a educação, principalmente no período de pandemia, assim como sobre a sociedade pós-moderna e as causas de seus reflexos que estão trazendo doenças neurais e mentais para os(as) sujeitos(as), bem como da relação do letramento crítico com a agência de professores no contexto pandêmico, além de buscar desmistificar os conceitos de Nativos Digitais e Multitarefados. Esta tese traz também uma discussão a respeito das emoções e sentimentos (sensibilidades) e a importância de se trazer o corpo de volta, sem fragmentá-lo, pois, enquanto sujeitos(as), somos constituídos por um corpo, a racionalidade e suas sensibilidades, portanto, não é congruente falar de suas partes sem um todo, ou ainda, enaltecer uma sobre a outra. Além da autoetnografia, os dados colhidos, que são compostos por questionários e entrevistas com professores de línguas e linguagem da educação básica, foram apresentados na tese em forma de tabelas. Por fim, esta pesquisa busca transpassar muros e barreiras de modo que seus leitores possam refletir sobre a importância de identificar os efeitos trazidos da colonialidade, para então interrogá-los, e assim, interrompê-los por meio da teoria decolonial, metaforicamente chamado de trazer o corpo de volta, ou seja, dar visibilidade para aqueles(as) que foram excluídos e marginalizados, de modo que práticas educacionais sejam ressignificadas e possam criar novas possibilidades por meio do ler-se lendo no Outro, por meio das semelhanças, mas sobretudo, nas alteridades.The autoethnography was the modus operandi chosen in this research to support the objective of the investigation which is to propose reflections on the de-universalization of concepts and theories through the double lens of the researcher who is this studys subject and the object, as well. This modus adopted causes discomfort to the researcher because her marks, stories and scars are revealed while her life baggage characterizes the objective of the research, because it was where the anxiety came from that then became this thesis. In this sense, this study seeks to bring reflections on digital technologies and education, especially in the pandemic period, as well as on postmodern society and the causes of its reflexes that are bringing neural and mental diseases to individuals, including discussions about the relationship of critical literacy with the teacher agency in the pandemic context, in addition to seeking to demystify the concepts of Digital Natives and Multitaskers. This thesis also brings a discussion about emotions and feelings (sensitivities) and the importance of bringing the body back without fragmenting it, because as individuals we are constituted by a body, rationality and its sensibilities therefore it is not congruent to speak of its parts without a whole or even to extol one over the other. In addition, besides the autoethnography, the collected data is composed of questionnaires and interviews with language teachers in basic education. This data is presented in the thesis by tables. Finally, this research seeks to cross walls and barriers so its readers can reflect on the importance of identifying the effects brought by the coloniality to then interrogate them and, thus, interrupt them through the decolonial theory, metaphorically called bring the body back that means give visibility to those who were excluded and marginalizes, so that educational practices cold be re-signified and can create new possibilities through reading by reading her/himself in the Other through the similarities but above all, in otherness.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Lynn Mario Trindade Menezes deReis, Elaine Íris dos2022-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-02022023-173858/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-02T20:33:15Zoai:teses.usp.br:tde-02022023-173858Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-02T20:33:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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