Perdas auditivas em operadores de teleatendimento de uma empresa aérea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Maria José Fernandes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-29012009-112136/
Resumo: Introdução: A exposição ocupacional ao ruído tem sido um tema estudado para diferentes ocupações. Na atividade de teleatendimento também tem sido referido como um fator de risco com repercussões à saúde. Objetivo: Identificar a presença de perdas auditivas em operadores de teleatendimento da central de reservas de uma empresa aérea. Métodos: Realizado estudo epidemiológico transversal e longitudinal. O estudo transversal compreendeu os últimos audiogramas de 589 operadores distribuídos de acordo com o sexo, faixa etária (18 a 30, 31 a 43, mais de 44 anos), e tempo na função (01 a 35, 36 e 60, mais 61 meses). Foram avaliados os audiogramas de 387 operadores que estavam na empresa há mais de 3 anos, através de um estudo longitudinal, comparando os audiogramas referenciais e finais no período de 1999 a 2006. Resultados: Identificou-se o predomínio do sexo feminino, prevalência de perdas auditivas de 6,0% com 3,1% de PAIR e 2,9% por outras causas. Para as perdas auditivas sexo não se mostrou um fator de risco significativo (p>0,05). Observa-se um risco maior para as faixas etárias de 31 a 43 e de 41 a 55 anos de idade e tempo de serviço maior de 61 meses com chance de 3,35 (IC95%: 1,31 8,57) quando comparados com o tempo de serviço menor do que 36 meses. A comparação entre as médias mostrou um aumento significante dos limiares com exceção da freqüência de 1K na orelha direita. Conclusões: Operadores de teleatendimento na empresa estudada apresentaram rebaixamento dos limiares auditivos em todas as freqüências. A exposição ocupacional por ruído ambiental e uso de headset dos operadores de teleatendimento necessita de estudos longitudinais detalhados para definição das repercussões auditivas e extra-auditivas
id USP_1260cefd07534a30d76e0c4d18591e71
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29012009-112136
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Perdas auditivas em operadores de teleatendimento de uma empresa aéreaHearing loss in call center operators of an airline companyAnswering servicesAudiometriaAudiometryExposição ocupacional/prevenção & controleHearing lossHearing loss noise-inducedNoise occupationalOccupational exposure/prevention & controlPerda auditivaPerda auditiva provocada por ruídoRuído ocupacionalServiços de atendimentoTelecomunicaçõesTelecomunicationsIntrodução: A exposição ocupacional ao ruído tem sido um tema estudado para diferentes ocupações. Na atividade de teleatendimento também tem sido referido como um fator de risco com repercussões à saúde. Objetivo: Identificar a presença de perdas auditivas em operadores de teleatendimento da central de reservas de uma empresa aérea. Métodos: Realizado estudo epidemiológico transversal e longitudinal. O estudo transversal compreendeu os últimos audiogramas de 589 operadores distribuídos de acordo com o sexo, faixa etária (18 a 30, 31 a 43, mais de 44 anos), e tempo na função (01 a 35, 36 e 60, mais 61 meses). Foram avaliados os audiogramas de 387 operadores que estavam na empresa há mais de 3 anos, através de um estudo longitudinal, comparando os audiogramas referenciais e finais no período de 1999 a 2006. Resultados: Identificou-se o predomínio do sexo feminino, prevalência de perdas auditivas de 6,0% com 3,1% de PAIR e 2,9% por outras causas. Para as perdas auditivas sexo não se mostrou um fator de risco significativo (p>0,05). Observa-se um risco maior para as faixas etárias de 31 a 43 e de 41 a 55 anos de idade e tempo de serviço maior de 61 meses com chance de 3,35 (IC95%: 1,31 8,57) quando comparados com o tempo de serviço menor do que 36 meses. A comparação entre as médias mostrou um aumento significante dos limiares com exceção da freqüência de 1K na orelha direita. Conclusões: Operadores de teleatendimento na empresa estudada apresentaram rebaixamento dos limiares auditivos em todas as freqüências. A exposição ocupacional por ruído ambiental e uso de headset dos operadores de teleatendimento necessita de estudos longitudinais detalhados para definição das repercussões auditivas e extra-auditivasIntroduction: Occupational noise exposure has been a subject studied for various occupations. At call centers, it has also been referred to as a healthhazardous risk factor. Aim: Identify the presence of hearing loss in operators of an airline company call center. Methodology: Cross-section and longitudinal epistemological study has been carried out. The cross-section study considered the latest audiograms of 589 operators divided according to gender, age (18 to 30, 31 to 43, over 44), and employment time (01 to 35, 36 to 60, over 61 months). The longitudinal study considered the audiograms of 387 operators who have been with the company for over 3 years, comparing referencial and final audiograms of the period between 1999 and 2006. Results: A predominance of 6.0% hearing loss, with 3.1% of NIHL and 2.9% by other causes, has been noticed in females. For hearing losses, gender has not turned out to be a significant risk factor (p>0.05). There is a greater risk for ages between 31 and 43, and 41 and 55, having been with the company for over 61 months, of 3.35 (IC95%: 1.31 - 8.57) when compared to those who have been with the company for less than 36 months. The comparison between the averages has shown a significant rise of threshold with the exception of 1K frequency in the right ear. Conclusions: Call center operators in the airline company at stake have shown lowering of hearing threshold in all frequencies. Noise-induced occupational exposure and the use of headsets by call center operators demand further, more detailed longitudinal studies to define the hearing and extra-hearing repercussionsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMassad, EduardoGimenes, Maria José Fernandes2008-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-29012009-112136/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-29012009-112136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perdas auditivas em operadores de teleatendimento de uma empresa aérea
Hearing loss in call center operators of an airline company
title Perdas auditivas em operadores de teleatendimento de uma empresa aérea
spellingShingle Perdas auditivas em operadores de teleatendimento de uma empresa aérea
Gimenes, Maria José Fernandes
Answering services
Audiometria
Audiometry
Exposição ocupacional/prevenção & controle
Hearing loss
Hearing loss noise-induced
Noise occupational
Occupational exposure/prevention & control
Perda auditiva
Perda auditiva provocada por ruído
Ruído ocupacional
Serviços de atendimento
Telecomunicações
Telecomunications
title_short Perdas auditivas em operadores de teleatendimento de uma empresa aérea
title_full Perdas auditivas em operadores de teleatendimento de uma empresa aérea
title_fullStr Perdas auditivas em operadores de teleatendimento de uma empresa aérea
title_full_unstemmed Perdas auditivas em operadores de teleatendimento de uma empresa aérea
title_sort Perdas auditivas em operadores de teleatendimento de uma empresa aérea
author Gimenes, Maria José Fernandes
author_facet Gimenes, Maria José Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massad, Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenes, Maria José Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Answering services
Audiometria
Audiometry
Exposição ocupacional/prevenção & controle
Hearing loss
Hearing loss noise-induced
Noise occupational
Occupational exposure/prevention & control
Perda auditiva
Perda auditiva provocada por ruído
Ruído ocupacional
Serviços de atendimento
Telecomunicações
Telecomunications
topic Answering services
Audiometria
Audiometry
Exposição ocupacional/prevenção & controle
Hearing loss
Hearing loss noise-induced
Noise occupational
Occupational exposure/prevention & control
Perda auditiva
Perda auditiva provocada por ruído
Ruído ocupacional
Serviços de atendimento
Telecomunicações
Telecomunications
description Introdução: A exposição ocupacional ao ruído tem sido um tema estudado para diferentes ocupações. Na atividade de teleatendimento também tem sido referido como um fator de risco com repercussões à saúde. Objetivo: Identificar a presença de perdas auditivas em operadores de teleatendimento da central de reservas de uma empresa aérea. Métodos: Realizado estudo epidemiológico transversal e longitudinal. O estudo transversal compreendeu os últimos audiogramas de 589 operadores distribuídos de acordo com o sexo, faixa etária (18 a 30, 31 a 43, mais de 44 anos), e tempo na função (01 a 35, 36 e 60, mais 61 meses). Foram avaliados os audiogramas de 387 operadores que estavam na empresa há mais de 3 anos, através de um estudo longitudinal, comparando os audiogramas referenciais e finais no período de 1999 a 2006. Resultados: Identificou-se o predomínio do sexo feminino, prevalência de perdas auditivas de 6,0% com 3,1% de PAIR e 2,9% por outras causas. Para as perdas auditivas sexo não se mostrou um fator de risco significativo (p>0,05). Observa-se um risco maior para as faixas etárias de 31 a 43 e de 41 a 55 anos de idade e tempo de serviço maior de 61 meses com chance de 3,35 (IC95%: 1,31 8,57) quando comparados com o tempo de serviço menor do que 36 meses. A comparação entre as médias mostrou um aumento significante dos limiares com exceção da freqüência de 1K na orelha direita. Conclusões: Operadores de teleatendimento na empresa estudada apresentaram rebaixamento dos limiares auditivos em todas as freqüências. A exposição ocupacional por ruído ambiental e uso de headset dos operadores de teleatendimento necessita de estudos longitudinais detalhados para definição das repercussões auditivas e extra-auditivas
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-29012009-112136/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-29012009-112136/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257448821293056