A atuação de consultores na gestão da diversidade em organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colosso, Marina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-15082013-101131/
Resumo: A discriminação no trabalho e a gestão da diversidade nas organizações têm sido um tema para a Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil desde 1995, sendo que, ora os estudos caracterizam a discriminação, ora apontam as medidas e os efeitos da gestão da diversidade nas organizações. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a atuação de consultores nas ações de gestão da diversidade em organizações. Com base em entrevistas realizadas com seis consultores, foi possível formular cinco categorias. A primeira, denominada os consultores, evidenciou as diversas formações deles, o compromisso ético assumido, as sugestões que fazem para os procedimentos de gestão de pessoas com vistas à promoção da igualdade e seu papel de facilitador da mudança cultural na organização. A segunda categoria significados da gestão da diversidade, descreveu as diferenças que os consultores percebem entre realizar promoção da igualdade para pessoas com deficiência e realizar promoção da igualdade para negros, bem como o horizonte positivo que envolve a mudança de práticas de discriminação para as de valorização da diversidade nas organizações, e as práticas que são denominadas de gestão da diversidade. Na terceira categoria, denominada benefícios da gestão da diversidade, foram apontados os benefícios para a organização, para o público-alvo e para todos os funcionários da organização. A quarta categoria, descreveu a forma de atuação dos consultores na ação de mudança cultural sensibilizar: promover a identificação e empatia, sensibilizar para a experiência, induzir a uma nova formação de grupo; - conscientizar: estabelecer a diversidade como um valor, evidenciar a discriminação, desfazer a padronização de uma única referência identitária, explanar sobre o respeito às diferenças e informar sobre a promoção de igualdade. A quinta categoria dificuldades enfrentadas pelos consultores mostrou a resistência à mudança nas organizações e a pouca priorização do tema da diversidade no país. Os resultados do estudo indicam que a atuação dos consultores em gestão da diversidade tem como foco a mudança cultural nas organizações. O consultor é um facilitador que se utiliza de conhecimentos da psicologia, em especial da psicologia social e organizacional, focalizando a mudança dentro da própria cultura organizacional, com a reversão dos estereótipos atribuídos às pessoas com deficiência e aos negros. A realização do presente estudo permitiu formular três níveis de recomendações: a) recomendações acadêmicas de desenvolver estudos teóricos que aproximem a psicologia social da gestão da diversidade e pesquisas que analisem os resultados das ações de gestão da diversidade; b) recomendações para as organizações de desenvolverem as ações em forma de programa de diversidade; c) recomendações para os psicólogos organizacionais chamando a atenção para o potencial de atuação desses profissionais nos programas de diversidade realizado nas organizações
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A primeira, denominada os consultores, evidenciou as diversas formações deles, o compromisso ético assumido, as sugestões que fazem para os procedimentos de gestão de pessoas com vistas à promoção da igualdade e seu papel de facilitador da mudança cultural na organização. A segunda categoria significados da gestão da diversidade, descreveu as diferenças que os consultores percebem entre realizar promoção da igualdade para pessoas com deficiência e realizar promoção da igualdade para negros, bem como o horizonte positivo que envolve a mudança de práticas de discriminação para as de valorização da diversidade nas organizações, e as práticas que são denominadas de gestão da diversidade. Na terceira categoria, denominada benefícios da gestão da diversidade, foram apontados os benefícios para a organização, para o público-alvo e para todos os funcionários da organização. A quarta categoria, descreveu a forma de atuação dos consultores na ação de mudança cultural sensibilizar: promover a identificação e empatia, sensibilizar para a experiência, induzir a uma nova formação de grupo; - conscientizar: estabelecer a diversidade como um valor, evidenciar a discriminação, desfazer a padronização de uma única referência identitária, explanar sobre o respeito às diferenças e informar sobre a promoção de igualdade. A quinta categoria dificuldades enfrentadas pelos consultores mostrou a resistência à mudança nas organizações e a pouca priorização do tema da diversidade no país. Os resultados do estudo indicam que a atuação dos consultores em gestão da diversidade tem como foco a mudança cultural nas organizações. O consultor é um facilitador que se utiliza de conhecimentos da psicologia, em especial da psicologia social e organizacional, focalizando a mudança dentro da própria cultura organizacional, com a reversão dos estereótipos atribuídos às pessoas com deficiência e aos negros. A realização do presente estudo permitiu formular três níveis de recomendações: a) recomendações acadêmicas de desenvolver estudos teóricos que aproximem a psicologia social da gestão da diversidade e pesquisas que analisem os resultados das ações de gestão da diversidade; b) recomendações para as organizações de desenvolverem as ações em forma de programa de diversidade; c) recomendações para os psicólogos organizacionais chamando a atenção para o potencial de atuação desses profissionais nos programas de diversidade realizado nas organizaçõesDiscrimination at work and diversity management in organizations has been an issue for Work and Organizational Psychology in Brazil since 1995, and, now studies characterize discrimination, sometimes pointing measures and the effects of diversity management in organizations. This study aimed to describe and analyze the role of consultants in the actions of diversity management in organizations. Based on interviews with six consultants, it was possible to formulate five categories. The first, called \"the consultants\", showed them the various formations, the ethical commitment assumed, suggestions for procedures that make people management with a view to promoting equality and its role as a facilitator of cultural change in the organization. The second category \"meanings of diversity management\", described the differences between the consultants perceive accomplish equality for people with disabilities and realize equality for blacks, as well as the positive horizon that involves changing practices of discrimination for appreciation of diversity in organizations, and practices that are called diversity management. In the third category, called \"benefits of diversity management\", were appointed the benefits for the organization, for the audience and for all employees of the organization. The fourth category, described the manner of performance of the consultants in the action of cultural change - awareness: promoting the identification and empathy, awareness of the experience, inducing the formation of a new group; - consciousness: establish diversity as a value, highlight the discrimination, standardization undo a single identity reference, explain about respect for differences and report on the promotion of equality. The fifth category \"difficulties faced by the consultants showed resistance to change in organizations and that the issue is not a priority for the country. The study results indicate that the performance of consultants in diversity management focuses on cultural change in organizations. The consultant is a \"facilitator\" who uses knowledge of psychology, especially social psychology and organizational change focusing within the organizational culture, with the reversal of stereotypes attributed disabled people and blacks. The study design allowed formulate three levels of recommendations: a) academic recommendations - to develop theoretical studies that approximate the social psychology of diversity management and research analyzing the outcome of the actions of diversity management, b) recommendations for organizations - to develop actions in the form of program diversity, c) recommendations for organizational psychologists - drawing attention to the potential of these professionals in diversity programs conducted in organizationsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Alessandro de Oliveira dosColosso, Marina2013-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-15082013-101131/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-15082013-101131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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