Análise de estratégias e dos fatores externos na gestão estratégica de custos das companhias aéreas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kajibata, Orlando Tadao
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-24042013-144352/
Resumo: As variáveis que exercem influência em um setor podem torná-lo complexo e imprevisível. A complexidade de um setor, quando existente, é uma característica intrínseca e não pode ser evitada, sendo necessário que a empresa primeiramente compreenda e se adapte a essa complexidade a fim de obter vantagem competitiva frente a seus competidores. A imprevisibilidade também não pode ser evitada, entretanto pode ser também compreendida e atenuada. O setor de aviação é influenciado por diversas variáveis, sejam elas internas ou externas, o que o torna complexo e imprevisível. Principal exemplo de influência interna, a estratégia deve servir como um direcionador a todos dentro de uma organização, para que os objetivos delineados pelos executivos sejam alcançados. A definição da estratégia deve ser seguida de uma exaustiva análise da influência dos agentes externos ao setor, com o objetivo de compreendê-los e assim fazer com que os seus efeitos, quando negativos para a empresa, sejam os menores possíveis. Invariavelmente afetados pelas influências internas ou externas, sejam elas quais forem, estão os custos das companhias, que ao longo dos últimos 90 anos, passaram de um ordinário indicador de controle a uma ferramenta de auxílio às decisões estratégias, por meio da gestão estratégica de custos. No setor aéreo brasileiro, mais especificamente na aviação comercial, os custos passaram a ter maior importância a partir dos primeiros movimentos de desregulamentação do setor, iniciado em novembro de 1991, até a entrada no setor da companhia GOL, que trouxe um novo conceito para o país de gestão de custos, graças à retirada das últimas regulamentações ao controle das tarifas. Esse novo foco em custos iniciou uma nova etapa na competição das companhias aéreas no Brasil e introduziu a experiência de voar a novos passageiros, antes restritos ao transporte rodoviário por causa dos altos custos das passagens aéreas nos anos anteriores. A busca por custos mais baixos é comprovada com os resultados das análises, assim como a existência da diferenciação, principalmente no segmento internacional. O período de 2000 a 2010 foi marcado por diversos acontecimentos no mundo, como guerras, atentados terroristas, crises econômicas mundiais, todos esses com influência nos custos das companhias aéreas brasileiras. As análises de custo unitário demonstram a influência desses fatores, principalmente no custo de combustível, principal componente dos custos das companhias.
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Principal exemplo de influência interna, a estratégia deve servir como um direcionador a todos dentro de uma organização, para que os objetivos delineados pelos executivos sejam alcançados. A definição da estratégia deve ser seguida de uma exaustiva análise da influência dos agentes externos ao setor, com o objetivo de compreendê-los e assim fazer com que os seus efeitos, quando negativos para a empresa, sejam os menores possíveis. Invariavelmente afetados pelas influências internas ou externas, sejam elas quais forem, estão os custos das companhias, que ao longo dos últimos 90 anos, passaram de um ordinário indicador de controle a uma ferramenta de auxílio às decisões estratégias, por meio da gestão estratégica de custos. No setor aéreo brasileiro, mais especificamente na aviação comercial, os custos passaram a ter maior importância a partir dos primeiros movimentos de desregulamentação do setor, iniciado em novembro de 1991, até a entrada no setor da companhia GOL, que trouxe um novo conceito para o país de gestão de custos, graças à retirada das últimas regulamentações ao controle das tarifas. Esse novo foco em custos iniciou uma nova etapa na competição das companhias aéreas no Brasil e introduziu a experiência de voar a novos passageiros, antes restritos ao transporte rodoviário por causa dos altos custos das passagens aéreas nos anos anteriores. A busca por custos mais baixos é comprovada com os resultados das análises, assim como a existência da diferenciação, principalmente no segmento internacional. O período de 2000 a 2010 foi marcado por diversos acontecimentos no mundo, como guerras, atentados terroristas, crises econômicas mundiais, todos esses com influência nos custos das companhias aéreas brasileiras. As análises de custo unitário demonstram a influência desses fatores, principalmente no custo de combustível, principal componente dos custos das companhias.The variables that influence a sector can make it complex and unpredictable. The complexity of a sector, where it exists, is an intrinsic feature and cannot be avoided, being necessary for the company to first understand it and adapt it in order to gain competitive advantage against its competitors. The unpredictability cannot be avoided; however it can also be understood and mitigated. The aviation industry is influenced by several variables, whether internal or external, which makes it complex and unpredictable. Prime example of internal influence, the strategy should serve as a guide to all within an organization, so that the goals outlined by the executives are achieved. The definition of the strategy should be followed by an exhaustive analysis of the influence of external agents to the sector, in order to understand them and thus make their effects, while negative for the company, are as small as possible. Invariably affected by internal or external influences, whatever they are, are the costs of companies, which over the past 90 years, went from an ordinary control indicator to a tool to help decision strategies to be made, through strategic cost management. In the Brazilian airline industry, specifically in commercial aviation, the costs have been given greater importance from the first movement of deregulation, initiated in November 1991 until the entry into the industry the company GOL, which brought a new concept for country of management costs, mostly because of the withdrawal of the last regulations to control rates. This new focus on costs started a new stage in the competition of the airlines in Brazil and introduced the experience of flying to new passengers, previously restricted to road transport, because of the high cost of airline tickets in previous years. The constant search for lower costs is evidenced by the analyzes, as well as the existence of differentiation, more specifically in the international segment. The period from 2000 to 2010 was marked by several events in the world such as wars, terrorist attacks, global economic crisis, all of those with influence in the cost of Brazilian airlines. The unit cost analyzes demonstrate the influence of these factors, specially the cost of fuel, the main component of airlines costs.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTachibana, Wilson KendyKajibata, Orlando Tadao2012-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-24042013-144352/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:47Zoai:teses.usp.br:tde-24042013-144352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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