A manifestação de Cronos em 35mm: tempo no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Odair José Moreira da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-06082009-151232/
Resumo: Este trabalho busca construir dedutivamente o sistema temporal que preside ao procedimento de temporalização no cinema. Para isso, estuda, com base na semiótica francesa, a localização temporal, a programação temporal, a programação textual e a aspectualização do tempo. Partindo da idéia de que o cinema é a arte do presente, mostra que os fatos narrados num filme podem localizar-se no presente do presente, no presente do passado ou no presente do futuro. Em seguida, examina as possibilidades de presentificar anterioridades e posterioridades. A programação temporal é a representação da ordem dos acontecimentos, que podem ser contados concomitantemente, sucessivamente ou de maneira invertida. A programação textual representa a duração dos fatos narrados. A duração da narração pode ser igual, maior ou menor do que a do acontecimento relatado. A aspectualização pode ser quantitativa (andamento) ou qualitativa. Esta é sempre durativa e a duratividade articula-se em aspectos incoativo, cursivo (contínuo ou descontínuo) e terminativo. O andamento pode ser normal, lento, acelerado ou congelado.
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