A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Adriane Maciel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-02022010-151940/
Resumo: Este estudo aborda o processo criativo da encenação A Princesa Turandot, texto de Carlo Gozzi, realizada por Evguiêni Bagratiónovitch Vakhtângov, no Terceiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, em 1922. A pesquisa centra-se no entendimento da improvisação teatral como metodologia utilizada para criar e estruturar o referido espetáculo. Inicialmente, são apresentadas as experimentações artísticas de Vakhtângov em suas encenações, e a influência que a redescoberta da Commedia dellArte exerceu em sua trajetória artístico-pedagógica. Para tanto, as principais características da Commedia DellArte são resgatadas como importantes recursos, usados por encenadores russos do início do século XX, aqueles que visavam uma transformação da arte teatral neste período.
id USP_1373ce4f29ec28dcd4d58716d9855da8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02022010-151940
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno RussoThe princess Turandot de Vakhtângov: a renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno RussoCommedia dellarteCommedia DellArteEncenaçãoImprovisaçãoimprovisationRussian theatreStagingTeatro russoVakhtangovVakhtângovEste estudo aborda o processo criativo da encenação A Princesa Turandot, texto de Carlo Gozzi, realizada por Evguiêni Bagratiónovitch Vakhtângov, no Terceiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, em 1922. A pesquisa centra-se no entendimento da improvisação teatral como metodologia utilizada para criar e estruturar o referido espetáculo. Inicialmente, são apresentadas as experimentações artísticas de Vakhtângov em suas encenações, e a influência que a redescoberta da Commedia dellArte exerceu em sua trajetória artístico-pedagógica. Para tanto, as principais características da Commedia DellArte são resgatadas como importantes recursos, usados por encenadores russos do início do século XX, aqueles que visavam uma transformação da arte teatral neste período.This research presents an analysis of the creative process of Princess Turandot, by Carlo Gozzi, directed by Evguiêni Bagratiónovitch Vakhtângov at the Third Studio of Moscows Art Theatre. The main focus falls on the understanding of theatrical improvisation as a specific methodology applied in the creation and structuring of theatrical performances. Thus, Vakhtângovs artistic experiments are discussed, as well as the influence of the rediscovery of Commedia DellArte on his pedagogical trajectory. In that respect, Commedia Dell´Arte is seen as a source of elements which were of great value for Russian directors of the beginning of 20th Century, particularly those who were interested in the renovation of theatre.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCavaliere, Arlete OrlandoGomes, Adriane Maciel2009-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-02022010-151940/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-02022010-151940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo
The princess Turandot de Vakhtângov: a renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo
title A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo
spellingShingle A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo
Gomes, Adriane Maciel
Commedia dellarte
Commedia DellArte
Encenação
Improvisação
improvisation
Russian theatre
Staging
Teatro russo
Vakhtangov
Vakhtângov
title_short A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo
title_full A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo
title_fullStr A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo
title_full_unstemmed A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo
title_sort A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo
author Gomes, Adriane Maciel
author_facet Gomes, Adriane Maciel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaliere, Arlete Orlando
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Adriane Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Commedia dellarte
Commedia DellArte
Encenação
Improvisação
improvisation
Russian theatre
Staging
Teatro russo
Vakhtangov
Vakhtângov
topic Commedia dellarte
Commedia DellArte
Encenação
Improvisação
improvisation
Russian theatre
Staging
Teatro russo
Vakhtangov
Vakhtângov
description Este estudo aborda o processo criativo da encenação A Princesa Turandot, texto de Carlo Gozzi, realizada por Evguiêni Bagratiónovitch Vakhtângov, no Terceiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, em 1922. A pesquisa centra-se no entendimento da improvisação teatral como metodologia utilizada para criar e estruturar o referido espetáculo. Inicialmente, são apresentadas as experimentações artísticas de Vakhtângov em suas encenações, e a influência que a redescoberta da Commedia dellArte exerceu em sua trajetória artístico-pedagógica. Para tanto, as principais características da Commedia DellArte são resgatadas como importantes recursos, usados por encenadores russos do início do século XX, aqueles que visavam uma transformação da arte teatral neste período.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-02022010-151940/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-02022010-151940/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090295506141184