A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-02022010-151940/ |
Resumo: | Este estudo aborda o processo criativo da encenação A Princesa Turandot, texto de Carlo Gozzi, realizada por Evguiêni Bagratiónovitch Vakhtângov, no Terceiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, em 1922. A pesquisa centra-se no entendimento da improvisação teatral como metodologia utilizada para criar e estruturar o referido espetáculo. Inicialmente, são apresentadas as experimentações artísticas de Vakhtângov em suas encenações, e a influência que a redescoberta da Commedia dellArte exerceu em sua trajetória artístico-pedagógica. Para tanto, as principais características da Commedia DellArte são resgatadas como importantes recursos, usados por encenadores russos do início do século XX, aqueles que visavam uma transformação da arte teatral neste período. |
id |
USP_1373ce4f29ec28dcd4d58716d9855da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-02022010-151940 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno RussoThe princess Turandot de Vakhtângov: a renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno RussoCommedia dellarteCommedia DellArteEncenaçãoImprovisaçãoimprovisationRussian theatreStagingTeatro russoVakhtangovVakhtângovEste estudo aborda o processo criativo da encenação A Princesa Turandot, texto de Carlo Gozzi, realizada por Evguiêni Bagratiónovitch Vakhtângov, no Terceiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, em 1922. A pesquisa centra-se no entendimento da improvisação teatral como metodologia utilizada para criar e estruturar o referido espetáculo. Inicialmente, são apresentadas as experimentações artísticas de Vakhtângov em suas encenações, e a influência que a redescoberta da Commedia dellArte exerceu em sua trajetória artístico-pedagógica. Para tanto, as principais características da Commedia DellArte são resgatadas como importantes recursos, usados por encenadores russos do início do século XX, aqueles que visavam uma transformação da arte teatral neste período.This research presents an analysis of the creative process of Princess Turandot, by Carlo Gozzi, directed by Evguiêni Bagratiónovitch Vakhtângov at the Third Studio of Moscows Art Theatre. The main focus falls on the understanding of theatrical improvisation as a specific methodology applied in the creation and structuring of theatrical performances. Thus, Vakhtângovs artistic experiments are discussed, as well as the influence of the rediscovery of Commedia DellArte on his pedagogical trajectory. In that respect, Commedia Dell´Arte is seen as a source of elements which were of great value for Russian directors of the beginning of 20th Century, particularly those who were interested in the renovation of theatre.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCavaliere, Arlete OrlandoGomes, Adriane Maciel2009-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-02022010-151940/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-02022010-151940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo The princess Turandot de Vakhtângov: a renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo |
title |
A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo |
spellingShingle |
A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo Gomes, Adriane Maciel Commedia dellarte Commedia DellArte Encenação Improvisação improvisation Russian theatre Staging Teatro russo Vakhtangov Vakhtângov |
title_short |
A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo |
title_full |
A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo |
title_fullStr |
A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo |
title_full_unstemmed |
A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo |
title_sort |
A princesa Turandot de Vakhtângov. A renovação dos princípios da Commedia Dell\'Arte no Teatro Moderno Russo |
author |
Gomes, Adriane Maciel |
author_facet |
Gomes, Adriane Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavaliere, Arlete Orlando |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Adriane Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Commedia dellarte Commedia DellArte Encenação Improvisação improvisation Russian theatre Staging Teatro russo Vakhtangov Vakhtângov |
topic |
Commedia dellarte Commedia DellArte Encenação Improvisação improvisation Russian theatre Staging Teatro russo Vakhtangov Vakhtângov |
description |
Este estudo aborda o processo criativo da encenação A Princesa Turandot, texto de Carlo Gozzi, realizada por Evguiêni Bagratiónovitch Vakhtângov, no Terceiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, em 1922. A pesquisa centra-se no entendimento da improvisação teatral como metodologia utilizada para criar e estruturar o referido espetáculo. Inicialmente, são apresentadas as experimentações artísticas de Vakhtângov em suas encenações, e a influência que a redescoberta da Commedia dellArte exerceu em sua trajetória artístico-pedagógica. Para tanto, as principais características da Commedia DellArte são resgatadas como importantes recursos, usados por encenadores russos do início do século XX, aqueles que visavam uma transformação da arte teatral neste período. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-02022010-151940/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-02022010-151940/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090295506141184 |