Validade ampliada do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE) e usabilidade de sua versão para a web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Carolina Gironde Ataide
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.17.2022.tde-06052022-150138
Resumo: Introdução: O Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE) é um instrumento validado para a avaliação das características físicas e comportamentos orofaciais. Desenvolvimentos adicionais do protocolo AMIOFE podem contribuir com área de Motricidade Orofacial e apoiar a clínica fonoaudiológica Objetivos: (1a) Analisar a validade de grupos conhecidos do AMIOFE; (1b) Determinar os escores de corte que classificam crianças e adultos com e sem distúrbio miofuncional orofacial (DMO); (2a) Verificar a usabilidade da versão para a Web do AMIOFE e (2b) se o manuseio da interface promove o aprendizado. Métodos: O projeto foi aprovado pelo CEP HCRP (CAAE: 013768.3.0000.5440) e a pesquisa foi desenvolvida por meio de dois estudos: Estudo 1. Visando os objetivos 1a e 1b, foram incluídos dados de 304 indivíduos do sexo feminino e masculino, dos quais 60 eram crianças (6-12 anos de idade) e 244 jovens e adultos (18-60 anos de idade). As crianças tinham mordida aberta anterior (MAA), apneia obstrutiva do sono (AOS) ou eram controles. Os jovens e adultos apresentavam Desordem Temporomandibular (DTM), Deformidade Dentofacial (DDF) padrão classe II, DDF padrão classe III ou eram controles. Todas as informações foram extraídas de um banco de dados, previamente coletadas para pesquisas. À época, todos os participantes foram avaliados por meio do AMIOFE. Estudo 2. Para atingir os objetivos 2a e 2b, participaram doze fonoaudiólogos com variados níveis de experiência no uso do AMIOFE. As avaliações de usabilidade e satisfação dos usuários foram obtidas com um questionário de avaliação da usabilidade heurística (UH) e com o Computer System Usability Questionnaire (CSUQ), bem como pela livre expressão dos participantes. A investigação da relação entre a experiência prévia dos avaliadores e osjulgamentos de usabilidadee se o manuseio da interface promove o aprendizado, foi baseado no tempo para completar a tarefa (TCT). Resultados: Estudo 1. O AMIOFE mostrou-se válido para discriminar crianças e jovens e adultos com e sem DMO. A confiabilidade para crianças e adultos se mostrou adequada (0,836, Conbrach &alpha;). Com base na análise da curva ROC (Receiver Operating Characteristic), o escore total do AMIOFE (ETAMIOFE) foi significantemente diferente da chance para a detecção da presença de DMO em ambas as amostras. Adotando-se o escore de corte de 89 para crianças e adultos, os valores de sensibilidade e especificidade foram, respectivamente, 95,0 % (IC: 83,1-94,4%) e 85,0% (IC: 62,1-96,8%) e 88,05 % (IC: 82,0-92,6%) e 83,53% (IC: 73,9-90,7%). Estudo 2. O AMIOFE-Web atingiu 90% de satisfação plena na UH, e os participantes indicaram estarem altamente satisfeitos (escore geral do CSUQ; Média= 1,31; DP= 0,31). A relação da experiência dos participantes com a UH e o CSUQ foi não significante. O TCT foi significantemente maior no primeiro protocolo que nos subsequentes (P < 0,006, Friedman test). Conclusão: O AMIOFE apresenta adequada consistência interna e é válido para discriminar crianças e adultos com e sem DMO, com ETAMIOFE &le; 89 como nota de corte. O AMIOFE-Web atende aos critérios de usabilidade heurística e os participantes sentiram-se satisfeitos com o sistema. A aprendizagem para utilizar o sistema ocorreu rapidamente.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Validade ampliada do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE) e usabilidade de sua versão para a web Extended validity of the Protocolof Myofunctional Orofacial Evaluation with Scores (OMES) and usability of its version for the web 2022-02-02Claudia Maria de FelicioRenata Maria Moreira Moraes FurlanMaria Carolina Gironde AtaideUniversidade de São PauloOftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e PescoçoUSPBR Accuracy in diagnosis Acurácia em diagnóstico Avaliação miofuncional orofacial Estudo de validação Information technology Interface usuário-computador Orofacial myofunctional assessment Tecnologia da informação Usabilidade Usability User-computer interface Validation study Introdução: O Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE) é um instrumento validado para a avaliação das características físicas e comportamentos orofaciais. Desenvolvimentos adicionais do protocolo AMIOFE podem contribuir com área de Motricidade Orofacial e apoiar a clínica fonoaudiológica Objetivos: (1a) Analisar a validade de grupos conhecidos do AMIOFE; (1b) Determinar os escores de corte que classificam crianças e adultos com e sem distúrbio miofuncional orofacial (DMO); (2a) Verificar a usabilidade da versão para a Web do AMIOFE e (2b) se o manuseio da interface promove o aprendizado. Métodos: O projeto foi aprovado pelo CEP HCRP (CAAE: 013768.3.0000.5440) e a pesquisa foi desenvolvida por meio de dois estudos: Estudo 1. Visando os objetivos 1a e 1b, foram incluídos dados de 304 indivíduos do sexo feminino e masculino, dos quais 60 eram crianças (6-12 anos de idade) e 244 jovens e adultos (18-60 anos de idade). As crianças tinham mordida aberta anterior (MAA), apneia obstrutiva do sono (AOS) ou eram controles. Os jovens e adultos apresentavam Desordem Temporomandibular (DTM), Deformidade Dentofacial (DDF) padrão classe II, DDF padrão classe III ou eram controles. Todas as informações foram extraídas de um banco de dados, previamente coletadas para pesquisas. À época, todos os participantes foram avaliados por meio do AMIOFE. Estudo 2. Para atingir os objetivos 2a e 2b, participaram doze fonoaudiólogos com variados níveis de experiência no uso do AMIOFE. As avaliações de usabilidade e satisfação dos usuários foram obtidas com um questionário de avaliação da usabilidade heurística (UH) e com o Computer System Usability Questionnaire (CSUQ), bem como pela livre expressão dos participantes. A investigação da relação entre a experiência prévia dos avaliadores e osjulgamentos de usabilidadee se o manuseio da interface promove o aprendizado, foi baseado no tempo para completar a tarefa (TCT). Resultados: Estudo 1. O AMIOFE mostrou-se válido para discriminar crianças e jovens e adultos com e sem DMO. A confiabilidade para crianças e adultos se mostrou adequada (0,836, Conbrach &alpha;). Com base na análise da curva ROC (Receiver Operating Characteristic), o escore total do AMIOFE (ETAMIOFE) foi significantemente diferente da chance para a detecção da presença de DMO em ambas as amostras. Adotando-se o escore de corte de 89 para crianças e adultos, os valores de sensibilidade e especificidade foram, respectivamente, 95,0 % (IC: 83,1-94,4%) e 85,0% (IC: 62,1-96,8%) e 88,05 % (IC: 82,0-92,6%) e 83,53% (IC: 73,9-90,7%). Estudo 2. O AMIOFE-Web atingiu 90% de satisfação plena na UH, e os participantes indicaram estarem altamente satisfeitos (escore geral do CSUQ; Média= 1,31; DP= 0,31). A relação da experiência dos participantes com a UH e o CSUQ foi não significante. O TCT foi significantemente maior no primeiro protocolo que nos subsequentes (P < 0,006, Friedman test). Conclusão: O AMIOFE apresenta adequada consistência interna e é válido para discriminar crianças e adultos com e sem DMO, com ETAMIOFE &le; 89 como nota de corte. O AMIOFE-Web atende aos critérios de usabilidade heurística e os participantes sentiram-se satisfeitos com o sistema. A aprendizagem para utilizar o sistema ocorreu rapidamente. Backgroud: The Protocol of Orofacial Myofunctional Evaluation with Scores (OMES) is a validated instrument for the assessment of physical characteristics and orofacial behaviors. Additional developments of the OMES protocol can contribute to the Orofacial Motricity area and support the speech therapy clinic. Objectives: (1a) Analyze the validity of known groups of the AMIOFE; (1b) Determine the cut-off point that classify children and adults with and without orofacial myofunctional disorder (OMD); (2a) Verify the usability of the OMES version for the Web and (2b) whether the handling of the interface promotes learning. Methods: The project was approved by CEP HCRP (CAAE: 013768.3.0000.5440) and the research was developed through two studies: Study 1. Aiming at objectives 1a and 1b, data from 304 female and male subjects were included, of which 60 were children (6-12 years old) and 244 young people and adults (18-60 years old). The children had anterior open bite (AOB), obstructive sleep apnea (OSA) or were helthy (controls). Young people and adults had Temporomandibular Disorder (TMD), Dentofacial Deformity (DDF) class II pattern, DDF class III pattern or were controls. All information was extracted from a database, previously collected for research. At the time, all participants were evaluated using the OMES. Study 2. To achieve objectives 2a and 2b, twelve speech therapists with different levels of experience in the use of OMES participated. The usability and user satisfaction ratings were obtained with a heuristic evaluation questionnaire (HE) and with the Computer System Usability Questionnaire (CSUQ), as well as by the free expression of the participants. The investigation of the relationship between the evaluators\' previous experience and usability judgments, and whether the handling of the interface promotes learning, was based on the time to complete the task (TCT). Results: Study 1. The OMES proved to be valid to discriminate children and young and adults with and without OMD. Reliability for children and adults proved to be adequate (0.836, Conbrach &alpha;). Based on the analysis of the ROC curve (Receiver Operating Characteristic), the OMES total score (TSOMES) was significantly different from the chance to detect the presence of OMD in both samples. Adopting the cut-off point of 89 for children and adults, the sensitivity and specificity values were, respectively, 95.0% (CI: 83.1-94.4%) and 85.0% (CI: 62.1-96.8%) and 88.05% (CI: 82.0-92.6%) and 83.53% (CI: 73.9-90.7%). Study 2. The AMIOFE-Web reached 90% of full satisfaction in the HE, and the participants indicated that they were highly satisfied (CSUQ general score; Average= 1.31; SD= 0.31). The relationship of the participants\' experience with HE and CSUQ was not significant. The TCT was significantly higher in the first protocol than in the subsequent ones (P < 0.006, Friedman test). Conclusion: OMES has adequate internal consistency and is valid to discriminate children and adults with and without OMD, with TSOMES &le; 89 as the cut-off point. OMES-Web meets heuristic usability criteria and participants felt satisfied with the system. Learning to use the system occurred quickly. https://doi.org/10.11606/D.17.2022.tde-06052022-150138info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:19:30Zoai:teses.usp.br:tde-06052022-150138Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:13:18.803361Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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