Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-11072024-123648/ |
Resumo: | Introdução: A leitura envolve diversos processos de diferentes graus de complexidade, que nos permitem transformar a informação visual percepcionada pelos olhos, numa mensagem que é compreendida. Ao longo dos anos, diversos estudos evidenciam correlações entre distúrbios da motilidade ocular e leitura. Objetivo: Avaliar o impacto dos distúrbios oculomotores na velocidade de leitura em crianças e adolescentes do ensino fundamental. Metodologia: Participaram do estudo 37 crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos de idade. Treze (35,13%) eram ortofóricos, onze (29,72 %) apresentavam exoforia, três (8,1 %) eram portadores de X(T) com foria e em dez (27,02 %) evidenciou-se X(T) com tropia. Todos foram submetidos a exame oftalmológico com avaliação da motilidade ocular e estereopsia. Após o exame, foi avaliada a velocidade de leitura utilizando a tabela MNREAD modelo On e OFF. A análise de cluster foi o cálculo estatístico eleito para avaliar o resultado da pesquisa. Resultados: Os resultados da análise evidenciaram que independente da apresentação do modelo da tabela MNREAD (fundo ON X fundo OFF), a melhor acuidade visual atingida se relacionou com a Variante 1, definida pela idade dos participantes, e com a amplitude de divergência fusional para perto e para longe. O resultado do Titmus não se associou à velocidade de leitura observada. Conclusão: A pesquisa evidenciou que a faixa etária, a amplitude de leitura e a função vergencial se associaram no desempenho de leitura do grupo estudado. |
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Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamentalImpact of oculomotor disorders on reading speed in elementary school studentsAprendizagemBinocularidadeBinocularityEstrabismoLearningReading speedStrabismusVelocidade de leituraIntrodução: A leitura envolve diversos processos de diferentes graus de complexidade, que nos permitem transformar a informação visual percepcionada pelos olhos, numa mensagem que é compreendida. Ao longo dos anos, diversos estudos evidenciam correlações entre distúrbios da motilidade ocular e leitura. Objetivo: Avaliar o impacto dos distúrbios oculomotores na velocidade de leitura em crianças e adolescentes do ensino fundamental. Metodologia: Participaram do estudo 37 crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos de idade. Treze (35,13%) eram ortofóricos, onze (29,72 %) apresentavam exoforia, três (8,1 %) eram portadores de X(T) com foria e em dez (27,02 %) evidenciou-se X(T) com tropia. Todos foram submetidos a exame oftalmológico com avaliação da motilidade ocular e estereopsia. Após o exame, foi avaliada a velocidade de leitura utilizando a tabela MNREAD modelo On e OFF. A análise de cluster foi o cálculo estatístico eleito para avaliar o resultado da pesquisa. Resultados: Os resultados da análise evidenciaram que independente da apresentação do modelo da tabela MNREAD (fundo ON X fundo OFF), a melhor acuidade visual atingida se relacionou com a Variante 1, definida pela idade dos participantes, e com a amplitude de divergência fusional para perto e para longe. O resultado do Titmus não se associou à velocidade de leitura observada. Conclusão: A pesquisa evidenciou que a faixa etária, a amplitude de leitura e a função vergencial se associaram no desempenho de leitura do grupo estudado.Introduction: Reading involves several processes of different degrees of complexity, which allow us to transform visual information perceived by the eyes into a message that is understood. Over the years, several studies have shown correlations between ocular motility disorders and reading. Objective: To evaluate the impact of oculomotor disorders on reading speed in elementary school children and adolescents. Methodology: 37 children and adolescents between 9 and 12 years of age participated in the study. Thirteen (35.13%) were orthophoric, eleven (29.72%) had exophoria, three (8.1%) were carriers of X(T) with phoria and in ten (27.02%) X( T) with tropia. All underwent ophthalmological examination with assessment of ocular motility and stereopsis. After the exam, reading speed was evaluated using the MNREAD table model On and OFF. Cluster analysis was the statistical calculation chosen to evaluate the research results. Results: The results of the analysis showed that regardless of the presentation of the model in the MNREAD table (background ON near and far. The Titmus result was not associated with the observed reading speed. Conclusion: The research showed that age group, reading range and vergence function were associated with the reading performance of the studied group.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Marcelo Fernandes daFrancisco, Liana Tito Barbosa2024-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-11072024-123648/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-11T15:51:04Zoai:teses.usp.br:tde-11072024-123648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-11T15:51:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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