Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Liana Tito Barbosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-11072024-123648/
Resumo: Introdução: A leitura envolve diversos processos de diferentes graus de complexidade, que nos permitem transformar a informação visual percepcionada pelos olhos, numa mensagem que é compreendida. Ao longo dos anos, diversos estudos evidenciam correlações entre distúrbios da motilidade ocular e leitura. Objetivo: Avaliar o impacto dos distúrbios oculomotores na velocidade de leitura em crianças e adolescentes do ensino fundamental. Metodologia: Participaram do estudo 37 crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos de idade. Treze (35,13%) eram ortofóricos, onze (29,72 %) apresentavam exoforia, três (8,1 %) eram portadores de X(T) com foria e em dez (27,02 %) evidenciou-se X(T) com tropia. Todos foram submetidos a exame oftalmológico com avaliação da motilidade ocular e estereopsia. Após o exame, foi avaliada a velocidade de leitura utilizando a tabela MNREAD modelo On e OFF. A análise de cluster foi o cálculo estatístico eleito para avaliar o resultado da pesquisa. Resultados: Os resultados da análise evidenciaram que independente da apresentação do modelo da tabela MNREAD (fundo ON X fundo OFF), a melhor acuidade visual atingida se relacionou com a Variante 1, definida pela idade dos participantes, e com a amplitude de divergência fusional para perto e para longe. O resultado do Titmus não se associou à velocidade de leitura observada. Conclusão: A pesquisa evidenciou que a faixa etária, a amplitude de leitura e a função vergencial se associaram no desempenho de leitura do grupo estudado.
id USP_13a1679d3da2257dfd51d7f1e949fd74
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11072024-123648
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamentalImpact of oculomotor disorders on reading speed in elementary school studentsAprendizagemBinocularidadeBinocularityEstrabismoLearningReading speedStrabismusVelocidade de leituraIntrodução: A leitura envolve diversos processos de diferentes graus de complexidade, que nos permitem transformar a informação visual percepcionada pelos olhos, numa mensagem que é compreendida. Ao longo dos anos, diversos estudos evidenciam correlações entre distúrbios da motilidade ocular e leitura. Objetivo: Avaliar o impacto dos distúrbios oculomotores na velocidade de leitura em crianças e adolescentes do ensino fundamental. Metodologia: Participaram do estudo 37 crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos de idade. Treze (35,13%) eram ortofóricos, onze (29,72 %) apresentavam exoforia, três (8,1 %) eram portadores de X(T) com foria e em dez (27,02 %) evidenciou-se X(T) com tropia. Todos foram submetidos a exame oftalmológico com avaliação da motilidade ocular e estereopsia. Após o exame, foi avaliada a velocidade de leitura utilizando a tabela MNREAD modelo On e OFF. A análise de cluster foi o cálculo estatístico eleito para avaliar o resultado da pesquisa. Resultados: Os resultados da análise evidenciaram que independente da apresentação do modelo da tabela MNREAD (fundo ON X fundo OFF), a melhor acuidade visual atingida se relacionou com a Variante 1, definida pela idade dos participantes, e com a amplitude de divergência fusional para perto e para longe. O resultado do Titmus não se associou à velocidade de leitura observada. Conclusão: A pesquisa evidenciou que a faixa etária, a amplitude de leitura e a função vergencial se associaram no desempenho de leitura do grupo estudado.Introduction: Reading involves several processes of different degrees of complexity, which allow us to transform visual information perceived by the eyes into a message that is understood. Over the years, several studies have shown correlations between ocular motility disorders and reading. Objective: To evaluate the impact of oculomotor disorders on reading speed in elementary school children and adolescents. Methodology: 37 children and adolescents between 9 and 12 years of age participated in the study. Thirteen (35.13%) were orthophoric, eleven (29.72%) had exophoria, three (8.1%) were carriers of X(T) with phoria and in ten (27.02%) X( T) with tropia. All underwent ophthalmological examination with assessment of ocular motility and stereopsis. After the exam, reading speed was evaluated using the MNREAD table model On and OFF. Cluster analysis was the statistical calculation chosen to evaluate the research results. Results: The results of the analysis showed that regardless of the presentation of the model in the MNREAD table (background ON near and far. The Titmus result was not associated with the observed reading speed. Conclusion: The research showed that age group, reading range and vergence function were associated with the reading performance of the studied group.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Marcelo Fernandes daFrancisco, Liana Tito Barbosa2024-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-11072024-123648/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-11T15:51:04Zoai:teses.usp.br:tde-11072024-123648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-11T15:51:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental
Impact of oculomotor disorders on reading speed in elementary school students
title Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental
Francisco, Liana Tito Barbosa
Aprendizagem
Binocularidade
Binocularity
Estrabismo
Learning
Reading speed
Strabismus
Velocidade de leitura
title_short Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental
title_full Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental
title_sort Impacto dos distúrbios oculomotores sobre a velocidade de leitura em estudantes do ensino fundamental
author Francisco, Liana Tito Barbosa
author_facet Francisco, Liana Tito Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Marcelo Fernandes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Liana Tito Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Binocularidade
Binocularity
Estrabismo
Learning
Reading speed
Strabismus
Velocidade de leitura
topic Aprendizagem
Binocularidade
Binocularity
Estrabismo
Learning
Reading speed
Strabismus
Velocidade de leitura
description Introdução: A leitura envolve diversos processos de diferentes graus de complexidade, que nos permitem transformar a informação visual percepcionada pelos olhos, numa mensagem que é compreendida. Ao longo dos anos, diversos estudos evidenciam correlações entre distúrbios da motilidade ocular e leitura. Objetivo: Avaliar o impacto dos distúrbios oculomotores na velocidade de leitura em crianças e adolescentes do ensino fundamental. Metodologia: Participaram do estudo 37 crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos de idade. Treze (35,13%) eram ortofóricos, onze (29,72 %) apresentavam exoforia, três (8,1 %) eram portadores de X(T) com foria e em dez (27,02 %) evidenciou-se X(T) com tropia. Todos foram submetidos a exame oftalmológico com avaliação da motilidade ocular e estereopsia. Após o exame, foi avaliada a velocidade de leitura utilizando a tabela MNREAD modelo On e OFF. A análise de cluster foi o cálculo estatístico eleito para avaliar o resultado da pesquisa. Resultados: Os resultados da análise evidenciaram que independente da apresentação do modelo da tabela MNREAD (fundo ON X fundo OFF), a melhor acuidade visual atingida se relacionou com a Variante 1, definida pela idade dos participantes, e com a amplitude de divergência fusional para perto e para longe. O resultado do Titmus não se associou à velocidade de leitura observada. Conclusão: A pesquisa evidenciou que a faixa etária, a amplitude de leitura e a função vergencial se associaram no desempenho de leitura do grupo estudado.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-11072024-123648/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-11072024-123648/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256868962959360