O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grillo, Julia Goldman de Queiroz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-01032013-122400/
Resumo: Este trabalho é uma reflexão acerca da arte-educação e das histórias de tradição oral em suas relações com os conceitos de experiência e aprendizagem. O ponto de partida é a experiência da Escola de Arte Granada, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, na qual o trabalho é realizado a partir da integração de diversas linguagens artísticas com a arte de contar histórias. As questões trazidas pelos autores que tratam da arte-educação propiciam uma reflexão sobre o que compreendemos pelas duas palavras que compõem o termo \'arte-educação\'. A observação da Escola Granada, a partir de entrevistas com as educadoras da escola, revela o uso dos contos de tradição oral como material educativo que continua sempre atual e pode ser usado pelo ser humano em seu processo de desenvolvimento. A reflexão sobre os contos conduz ao estudo da tradição oral e ao conceito de educação na cultura tradicional. Tal concepção é relacionada a certas propostas visionárias sobre as mudanças necessárias na educação para o século XXI.
id USP_13ab4968b2a58ec836c51fa13fef5e2e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01032013-122400
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granadaaprendizagemart-educationarte integradaarte-educaçãocontemporary educationcontos da tradição oraleducação contemporâneaesthetic experienceexperiência estéticaexperiência significativalearningmeaningful experiencenarração de históriasrelated artsstorytellingtales from the oral traditionEste trabalho é uma reflexão acerca da arte-educação e das histórias de tradição oral em suas relações com os conceitos de experiência e aprendizagem. O ponto de partida é a experiência da Escola de Arte Granada, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, na qual o trabalho é realizado a partir da integração de diversas linguagens artísticas com a arte de contar histórias. As questões trazidas pelos autores que tratam da arte-educação propiciam uma reflexão sobre o que compreendemos pelas duas palavras que compõem o termo \'arte-educação\'. A observação da Escola Granada, a partir de entrevistas com as educadoras da escola, revela o uso dos contos de tradição oral como material educativo que continua sempre atual e pode ser usado pelo ser humano em seu processo de desenvolvimento. A reflexão sobre os contos conduz ao estudo da tradição oral e ao conceito de educação na cultura tradicional. Tal concepção é relacionada a certas propostas visionárias sobre as mudanças necessárias na educação para o século XXI.This work is a reflection about art-education and stories from the oral tradition, in their connection to the concepts of experience and learning. The starting point is the experience of Escola de Arte Granada, located in the countryside of Rio de Janeiro, where the work is developed starting from the integration of various artistic languages with the art of storytelling. The questions brought about by the authors who consider arteducation provide us with a reflection about what we understand by the two words that compose the term \'art-education\'. The observation of Escola Granada, arising from the interviews with the school\'s educators, reveals the usage of traditional tales as an educative material, which is always up-to-date and can be used by the human being in the process of development. The reflection about these tales leads us to the study of oral tradition and the concept of education in traditional cultures. This conception is related to certain visionary proposals regarding the necessary changes for 21st century education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Regina Stela BarcelosGrillo, Julia Goldman de Queiroz2012-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-01032013-122400/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-01032013-122400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granada
title O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granada
spellingShingle O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granada
Grillo, Julia Goldman de Queiroz
aprendizagem
art-education
arte integrada
arte-educação
contemporary education
contos da tradição oral
educação contemporânea
esthetic experience
experiência estética
experiência significativa
learning
meaningful experience
narração de histórias
related arts
storytelling
tales from the oral tradition
title_short O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granada
title_full O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granada
title_fullStr O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granada
title_full_unstemmed O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granada
title_sort O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granada
author Grillo, Julia Goldman de Queiroz
author_facet Grillo, Julia Goldman de Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Regina Stela Barcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Grillo, Julia Goldman de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
art-education
arte integrada
arte-educação
contemporary education
contos da tradição oral
educação contemporânea
esthetic experience
experiência estética
experiência significativa
learning
meaningful experience
narração de histórias
related arts
storytelling
tales from the oral tradition
topic aprendizagem
art-education
arte integrada
arte-educação
contemporary education
contos da tradição oral
educação contemporânea
esthetic experience
experiência estética
experiência significativa
learning
meaningful experience
narração de histórias
related arts
storytelling
tales from the oral tradition
description Este trabalho é uma reflexão acerca da arte-educação e das histórias de tradição oral em suas relações com os conceitos de experiência e aprendizagem. O ponto de partida é a experiência da Escola de Arte Granada, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, na qual o trabalho é realizado a partir da integração de diversas linguagens artísticas com a arte de contar histórias. As questões trazidas pelos autores que tratam da arte-educação propiciam uma reflexão sobre o que compreendemos pelas duas palavras que compõem o termo \'arte-educação\'. A observação da Escola Granada, a partir de entrevistas com as educadoras da escola, revela o uso dos contos de tradição oral como material educativo que continua sempre atual e pode ser usado pelo ser humano em seu processo de desenvolvimento. A reflexão sobre os contos conduz ao estudo da tradição oral e ao conceito de educação na cultura tradicional. Tal concepção é relacionada a certas propostas visionárias sobre as mudanças necessárias na educação para o século XXI.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-01032013-122400/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-01032013-122400/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090268375285760