História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Juliana Braga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13092018-135126/
Resumo: Esta tese investiga as aproximações e os diálogos entre as artes, as técnicas e a cultura e de que modo eles reverberam no processo de formação e na prática dos arquitetos. O espaço aqui privilegiado é a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo dos anos 1950 a 1970. Trata-se de entender de que maneira a instituição se insere nos campos artístico, intelectual e profissional contemporâneos, especialmente em São Paulo, e, ao mesmo tempo, de que modo as relações com os meios artísticos adentram o espaço acadêmico, definindo não apenas um perfil de formação peculiar no período, mas também uma compreensão da arquitetura como atividade inseparável de outros ramos da cultura. Investigamos essas relações através da trajetória do professor, crítico e historiador da arte Flavio Motta, percorrendo sua carreira intelectual e docente desde a formação em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP nos anos 40, passando por suas experiências de trabalho com educação artística junto ao Museu de Arte de São Paulo e a Fundação Armando Alvares Penteado, até sua atuação decisiva na construção institucional e na reformulação acadêmica e político-pedagógica do curso de arquitetura da , ao longo dos quase 30 anos em que esteve ligado a esta escola.
id USP_13b03c879854db9c5312e1fe5ab62079
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13092018-135126
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cioDado não fornecido pelo autor.ArchitectureArquiteturaArtArteDesenhoDrawingEducaçãoEducationFAAPFAAPFAU-USPFAU-USPFlavio MottaFlavio MottaHistóriaHistoryIndústriaIndustryMASPMASPTechniqueTécnicaEsta tese investiga as aproximações e os diálogos entre as artes, as técnicas e a cultura e de que modo eles reverberam no processo de formação e na prática dos arquitetos. O espaço aqui privilegiado é a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo dos anos 1950 a 1970. Trata-se de entender de que maneira a instituição se insere nos campos artístico, intelectual e profissional contemporâneos, especialmente em São Paulo, e, ao mesmo tempo, de que modo as relações com os meios artísticos adentram o espaço acadêmico, definindo não apenas um perfil de formação peculiar no período, mas também uma compreensão da arquitetura como atividade inseparável de outros ramos da cultura. Investigamos essas relações através da trajetória do professor, crítico e historiador da arte Flavio Motta, percorrendo sua carreira intelectual e docente desde a formação em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP nos anos 40, passando por suas experiências de trabalho com educação artística junto ao Museu de Arte de São Paulo e a Fundação Armando Alvares Penteado, até sua atuação decisiva na construção institucional e na reformulação acadêmica e político-pedagógica do curso de arquitetura da , ao longo dos quase 30 anos em que esteve ligado a esta escola.This thesis investigates the approximations and dialogues between arts, techniques and culture and how they reverberate in architect\'s process of formation and practice. It is focused on the Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo between 1950 and 1970. What it proposes is an understanding on how that institution inserts itself in the contemporary artistic, intellectual and professional fields, especially in São Paulo, and at the same time in which ways artistic fields entry academic space to the point of defining a particular formation in the mentioned period including architecture as an activity inseparable from other branches of culture. We investigate these relations looking at the trajectory of the professor, critic and art historian Flavio Motta. We go through his intellectual and teaching career from his degree in Pedagogy at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the USP in the 1940s, his experiences in artistic education at Museu de Arte de São Paulo and Fundação Armando Alvares Penteado, to his decisive role in the institutional construction and academic/ political-pedagogical reformulation of the architecture degree during almost 30 years he was connected to this school (eu colocaria FAU-USP invés de this school).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLira, José Tavares Correia deCosta, Juliana Braga2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13092018-135126/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-13092018-135126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cio
Dado não fornecido pelo autor.
title História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cio
spellingShingle História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cio
Costa, Juliana Braga
Architecture
Arquitetura
Art
Arte
Desenho
Drawing
Educação
Education
FAAP
FAAP
FAU-USP
FAU-USP
Flavio Motta
Flavio Motta
História
History
Indústria
Industry
MASP
MASP
Technique
Técnica
title_short História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cio
title_full História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cio
title_fullStr História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cio
title_full_unstemmed História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cio
title_sort História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cio
author Costa, Juliana Braga
author_facet Costa, Juliana Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lira, José Tavares Correia de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Juliana Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Architecture
Arquitetura
Art
Arte
Desenho
Drawing
Educação
Education
FAAP
FAAP
FAU-USP
FAU-USP
Flavio Motta
Flavio Motta
História
History
Indústria
Industry
MASP
MASP
Technique
Técnica
topic Architecture
Arquitetura
Art
Arte
Desenho
Drawing
Educação
Education
FAAP
FAAP
FAU-USP
FAU-USP
Flavio Motta
Flavio Motta
História
History
Indústria
Industry
MASP
MASP
Technique
Técnica
description Esta tese investiga as aproximações e os diálogos entre as artes, as técnicas e a cultura e de que modo eles reverberam no processo de formação e na prática dos arquitetos. O espaço aqui privilegiado é a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo dos anos 1950 a 1970. Trata-se de entender de que maneira a instituição se insere nos campos artístico, intelectual e profissional contemporâneos, especialmente em São Paulo, e, ao mesmo tempo, de que modo as relações com os meios artísticos adentram o espaço acadêmico, definindo não apenas um perfil de formação peculiar no período, mas também uma compreensão da arquitetura como atividade inseparável de outros ramos da cultura. Investigamos essas relações através da trajetória do professor, crítico e historiador da arte Flavio Motta, percorrendo sua carreira intelectual e docente desde a formação em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP nos anos 40, passando por suas experiências de trabalho com educação artística junto ao Museu de Arte de São Paulo e a Fundação Armando Alvares Penteado, até sua atuação decisiva na construção institucional e na reformulação acadêmica e político-pedagógica do curso de arquitetura da , ao longo dos quase 30 anos em que esteve ligado a esta escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13092018-135126/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13092018-135126/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090688823853056