A universidade e a sociologia segundo Max Horkheimer: teoria, pesquisa e crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Stefan Fornos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24072012-132802/
Resumo: Esta tese versa sobre o modo como o entrelaçamento de sociologia e crítica molda a teoria da sociedade de Max Horkheimer. Para tanto, o presente trabalho foca, sobretudo, os escritos, as falas e o material de arquivo de uma década e meia, de 1948 quando, após o exílio nos EUA, volta à Alemanha, reassume sua cátedra na Johann Wolfgang Goethe- Universität, em Frankfurt am Main, e, logo após, ocupa o cargo de reitor por dois mandatos até 1962, quando se torna professor emérito. O trabalho é composto de quatro capítulos, além de um interlúdio acerca da relação entre formação (Bildung) e ciência (Wissenschaft) no contexto alemão e um excurso que aborda algumas críticas endereçadas à teoria de Horkheimer. No percurso desse empreendimento, a tese reconstrói o contexto histórico e os fundamentos científico-filosóficos da concepção alemã moderna de universidade, bem como localiza o surgimento da sociologia como disciplina científica. Volta-se, ainda, à emergência do tema do conhecimento nos trabalhos horkheimereanos desde a década de 1920, para recuperar a miríade de artigos dos anos 1930 onde desenvolve sua interpretação do materialismo histórico, subjacente aos diagnósticos teóricos elaborados no âmbito do Institut für Sozialforschung. Após focar as obras da década de 1940, Dialética do esclarecimento e Eclipse da razão, ao mesmo tempo em que se aponta as mudanças interpretativas de Horkheimer, enfatiza-se a continuidade em seu pensamento, para concluir debruçando-se sobre as palestras, anotações e material arquival tanto do arquivo pessoal quanto da universidade no intuito de iluminar o seu pensamento no pós-guerra, sistematicamente deixado em segundo plano em variados estudos sobre este autor. Assim, aprofundando aspectos de sua atuação como reitor e o envolvimento no desenho do primeiro curso de sociologia em Frankfurt, quando paralelamente problematiza o espaço que cabe ao ideal de formação no âmbito da sociedade industrial avançada, discute-se, aqui, mais detidamente o modo como, em suas falas públicas do período, Horkheimer aborda os papéis da sociologia, da formação e da universidade no contexto de uma sociedade crescentemente administrada, que se vê às voltas com um ser humano heterônomo condicionado pela razão instrumental.
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No percurso desse empreendimento, a tese reconstrói o contexto histórico e os fundamentos científico-filosóficos da concepção alemã moderna de universidade, bem como localiza o surgimento da sociologia como disciplina científica. Volta-se, ainda, à emergência do tema do conhecimento nos trabalhos horkheimereanos desde a década de 1920, para recuperar a miríade de artigos dos anos 1930 onde desenvolve sua interpretação do materialismo histórico, subjacente aos diagnósticos teóricos elaborados no âmbito do Institut für Sozialforschung. Após focar as obras da década de 1940, Dialética do esclarecimento e Eclipse da razão, ao mesmo tempo em que se aponta as mudanças interpretativas de Horkheimer, enfatiza-se a continuidade em seu pensamento, para concluir debruçando-se sobre as palestras, anotações e material arquival tanto do arquivo pessoal quanto da universidade no intuito de iluminar o seu pensamento no pós-guerra, sistematicamente deixado em segundo plano em variados estudos sobre este autor. Assim, aprofundando aspectos de sua atuação como reitor e o envolvimento no desenho do primeiro curso de sociologia em Frankfurt, quando paralelamente problematiza o espaço que cabe ao ideal de formação no âmbito da sociedade industrial avançada, discute-se, aqui, mais detidamente o modo como, em suas falas públicas do período, Horkheimer aborda os papéis da sociologia, da formação e da universidade no contexto de uma sociedade crescentemente administrada, que se vê às voltas com um ser humano heterônomo condicionado pela razão instrumental.This dissertation discusses how the intertwinement of sociology and critique shapes Max Horkheimers theory of society. In order to do it, the present work focuses mainly on writings, speeches and archival material of a decade and a half, spanning from 1948 when, after the exile in USA, he returns to Germany, regains his professorship at the Johann Wolfgang Goethe-Universität, in Frankfurt am Main, and shortly thereafter occupies the post of university president during two mandates to 1962, when he becomes emeritus. The work consists of four chapters and also outlines an interlude on the relation between formation (Bildung) and science (Wissenschaft) in the German context and an excursus that takes up some critiques addressed to Horkheimers theory. During this undertaking, the dissertation reconstructs the historical context and the scientific-philosophical foundations of the concept of modern German university as well as locates the emergence of sociology as a scientific discipline. It also turns itself to the appearance of knowledge as a theme in the Horkheimerean works since the decade of 1920, to recoup the myriad of articles of the 1930s where he develops his interpretation of historical materialism that underlies the theoretical diagnostics brought forward at the Institut für Sozialforschung. After focusing books written in the decade of 1940, Dialectic of enlightenment and Eclipse of reason whilst at the same time pointing out Horkheimers interpretive changes, it aims to emphasize the continuity in his thought, to conclude by examining the discourses, annotations and archival material from his personal as well as the university archive with the intention of illuminating his post-war thought, sistematically left aside in various studies on this author. Therefore, by deepening the aspects of his performance as university president along with the commitment in creating the first sociology course in Frankfurt, when he parallely problematizes the space befitting the ideal of formation (Bildung) amidst advanced industrial society, one discusses more thoroughly the way in which Horkheimers public speeches from the period approach the pertinent roles of sociology, formation and university in the context of a growingly administered society facing heteronomous human beings conditioned through instrumental reason.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMusse, RicardoKlein, Stefan Fornos2012-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24072012-132802/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-24072012-132802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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