Elaboração de instrumento para identificação de fatores de risco psicossocial associados à atuação em espaços confinados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mombelli, Monica Augusta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-28032022-113451/
Resumo: No Brasil, são poucas as pesquisas desenvolvidas sobre mensuração dos fatores de risco psicossocial no trabalho em espaço confinado. Na maior parte dos estudos envolvendo essa temática são utilizados instrumentos para ambientes ou contextos em geral, sem considerar as especificidades do local. Dessa forma, é relevante a disponibilização de instrumentos específicos que possam auxiliar a construção do conhecimento em saúde do trabalhador. O objetivo deste estudo foi elaborar um instrumento de percepção dos fatores de risco psicossocial para trabalhadores que, dentre suas atividades laborais, executam atividades em espaços confinados. Trata-se de investigação metodológica desenvolvida junto à trabalhadores brasileiros de uma empresa de grau de nível elétrico 3, seguindo quatro etapas: 1) revisão da literatura e entrevista com trabalhadores para identificação dos atributos associados à percepção dos fatores de risco psicossocial no trabalho em espaço confinado; 2) categorização das falas em classes e elaboração dos itens; 3) validação semântica dos itens e escala de resposta e 4) validação de conteúdo dos mesmos com especialistas da área e com trabalhadores. Participaram das entrevistas e da validação semântica 50 e 18 trabalhadores, respectivamente. Da etapa de validação de conteúdo participaram 22 juízes, sendo 16 especialistas em fatores de risco psicossocial ou elaboração e validação de instrumentos e seis representantes da população que analisaram a relevância, a representatividade, a clareza e o formato dos itens, assim como das questões de caracterização dos trabalhadores. As variáveis de caracterização foram descritas por distribuições de frequências e medidas de tendência central e de dispersão. A validação semântica foi conduzida mediante aplicação de questionários DISABKIDS® adaptados com resultados apresentados em frequências absolutas e percentuais. O conteúdo das entrevistas foi organizado em corpus linguístico com as falas categorizadas segundo o referencial teórico adotado. O software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires foi utilizado para auxiliar a categorização das falas em classes. A validade de conteúdo foi analisada pelo Índice de Validade de Conteúdo. As falas foram categorizadas em cinco classes associadas aos atributos de risco psicossocial no trabalho: carga e ritmo de trabalho e papel na organização e relacionados ao trabalhador: planejamento das tarefas; relações interpessoais no ambiente de trabalho e interface casa-trabalho, a partir dos quais foram elaborados 46 itens. As sugestões, na validação semântica, geraram mudanças na forma da redação de 24 e acréscimo de seis itens. Na validação de conteúdo as sugestões geraram mudanças na forma e na redação de 36 e exclusão de sete, totalizando 45, que foram redistribuídos em oito atributos de risco psicossocial, nos cinco anteriores mais ambiente e equipamentos; função e cultura organizacional e latitude de decisão/controle. Estes foram distribuídos nos domínios \"contexto\" e \"conteúdo\". Os itens foram considerados importantes pelos participantes e pelos juízes desde sua primeira concepção e os resultados corroboraram sua aplicabilidade. O instrumento elaborado, dando voz aos trabalhadores, considera os aspectos psicossociais a partir de sua percepção e poderá subsidiar tomada de decisão no gerenciamento do trabalho em espaço confinado e na promoção da saúde mental dessa população.
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O objetivo deste estudo foi elaborar um instrumento de percepção dos fatores de risco psicossocial para trabalhadores que, dentre suas atividades laborais, executam atividades em espaços confinados. Trata-se de investigação metodológica desenvolvida junto à trabalhadores brasileiros de uma empresa de grau de nível elétrico 3, seguindo quatro etapas: 1) revisão da literatura e entrevista com trabalhadores para identificação dos atributos associados à percepção dos fatores de risco psicossocial no trabalho em espaço confinado; 2) categorização das falas em classes e elaboração dos itens; 3) validação semântica dos itens e escala de resposta e 4) validação de conteúdo dos mesmos com especialistas da área e com trabalhadores. Participaram das entrevistas e da validação semântica 50 e 18 trabalhadores, respectivamente. Da etapa de validação de conteúdo participaram 22 juízes, sendo 16 especialistas em fatores de risco psicossocial ou elaboração e validação de instrumentos e seis representantes da população que analisaram a relevância, a representatividade, a clareza e o formato dos itens, assim como das questões de caracterização dos trabalhadores. As variáveis de caracterização foram descritas por distribuições de frequências e medidas de tendência central e de dispersão. A validação semântica foi conduzida mediante aplicação de questionários DISABKIDS® adaptados com resultados apresentados em frequências absolutas e percentuais. O conteúdo das entrevistas foi organizado em corpus linguístico com as falas categorizadas segundo o referencial teórico adotado. O software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires foi utilizado para auxiliar a categorização das falas em classes. A validade de conteúdo foi analisada pelo Índice de Validade de Conteúdo. As falas foram categorizadas em cinco classes associadas aos atributos de risco psicossocial no trabalho: carga e ritmo de trabalho e papel na organização e relacionados ao trabalhador: planejamento das tarefas; relações interpessoais no ambiente de trabalho e interface casa-trabalho, a partir dos quais foram elaborados 46 itens. As sugestões, na validação semântica, geraram mudanças na forma da redação de 24 e acréscimo de seis itens. Na validação de conteúdo as sugestões geraram mudanças na forma e na redação de 36 e exclusão de sete, totalizando 45, que foram redistribuídos em oito atributos de risco psicossocial, nos cinco anteriores mais ambiente e equipamentos; função e cultura organizacional e latitude de decisão/controle. Estes foram distribuídos nos domínios \"contexto\" e \"conteúdo\". Os itens foram considerados importantes pelos participantes e pelos juízes desde sua primeira concepção e os resultados corroboraram sua aplicabilidade. O instrumento elaborado, dando voz aos trabalhadores, considera os aspectos psicossociais a partir de sua percepção e poderá subsidiar tomada de decisão no gerenciamento do trabalho em espaço confinado e na promoção da saúde mental dessa população.In Brazil, few studies have been carried out on the measurement of psychosocial risk factors related to work in confined spaces. In most studies involving this theme, instruments are used for environments or contexts in general, without considering the specificities of the place. Therefore, it is relevant to make specific instruments available that may help the construction of knowledge on workers\' health. The aim of this study was to design an instrument for the perception of psychosocial risk factors for workers who, in their work activities, perform activities in confined spaces. This was a methodological study developed with Brazilian workers of a level 3 electrical company, following four stages: 1) literature review and interview with workers to identify the attributes associated with the perception of the psychosocial risk factors in confined space work; 2) categorization of the statements into classes and elaboration of items; 3) semantic validation of the items and response scale and 4) content validation of these with specialists of the area and with workers. A total of 50 workers participated in the interviews and 18 in the semantic validation. Regarding the content validation stage, 22 judges participated, of which 16 were specialists in psychosocial risk factors or the design and validation of instruments and six representatives of the population, who analyzed the relevance, representativeness, clarity and format of the items as well as the questions for the characterization of the workers. The characterization variables were described by frequency distributions and measures of central tendency and dispersion. Semantic validation was carried out through the application of adapted DISABKIDS® questionnaires, with the results presented in absolute frequencies and percentages. The content of the interviews was organized in a linguistic corpus with the statements categorized according to the theoretical framework adopted. The R interface for multidimensional analysis of texts and questionnaires software was used to support the categorization of the statements into classes. The content validity was analyzed through the Content Validity Index. The statements were categorized into five classes associated with the psychosocial risk at work attributes: workload and rhythm and role in organization, and related to the worker: task planning; interpersonal relations at work and homework interface, from which 46 items were designed. The suggestions in the semantic validation generated changes in the writing of 24 items and an increase of six items. In the content validation the suggestions generated changes in the form and in the writing of 36 items and the exclusion of seven, totaling 45 items, which were redistributed in eight psychosocial risk attributes, these being the five previous as well as environment and equipment; organizational function and culture; and latitude in decisions/control. These were distributed in the \"context\" and \"content\" domains. The items were considered important by the participants and the judges from their first concept and the results corroborated their applicability. The elaborated instrument, giving voice to the workers, considers the psychosocial aspects based on their perception and may support decision making in the management of work in confined spaces and in the promotion of the mental health of this population.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Claudia Benedita dosMombelli, Monica Augusta2019-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-28032022-113451/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-11T17:24:03Zoai:teses.usp.br:tde-28032022-113451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-11T17:24:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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