Análise formal de Death of Salesman, de Arthur Miler, e Rasga Coração, de Oduvaldo Vianna Filho: a utilização do épico
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-29082012-092650/ |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar e comparar as peças Death of a Salesman [Morte dum caixeiro viajante] (1949), do dramaturgo americano Arthur Miller (1915-2005), e Rasga Coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) (1936-1974), especialmente em relação aos elementos épicos presentes nelas. Ambas as obras possuem uma estrutura formal que apresenta passado e presente simultaneamente no palco. Uma vez que uma peça dramática pressupõe sempre o tempo presente exposto cenicamente, o fato de o passado ser parte estrutural de Death of a Salesman e Rasga Coração já o transforma num primeiro importante traço épico das duas obras. A partir daí, vários outros elementos épicos serão apontados e examinados durante o trabalho sendo que estes elementos são importantes na representação dos conflitos sócio-históricos presentes nos Estados Unidos dos anos 40 e no Brasil nas primeiras sete dé-cadas do século XX. Outro aspecto que as duas peças apresentam em comum é o fato de analisarem um conflito geracional entre pai e filho(s), que representa, ao mesmo tempo, o conflito entre forças sociais e históricas maiores. Estudar quais são estas forças sociais representadas é também objetivo da pesquisa. Isto fará com que semelhanças e diferen-ças entre as obras e seus contextos apareçam e sejam discutidas. |
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Análise formal de Death of Salesman, de Arthur Miler, e Rasga Coração, de Oduvaldo Vianna Filho: a utilização do épicoFormal analysis of Death of a Salesman by Arthur Miller and Rasga Coração by Oduvaldo Vianna Filho: the use of the epicArthur MillerArthur MillerContexto sócio-históricoEpicÉpicoForma teatralSocial and historical contextTheater formVianinhaVianinhaO objetivo deste trabalho é analisar e comparar as peças Death of a Salesman [Morte dum caixeiro viajante] (1949), do dramaturgo americano Arthur Miller (1915-2005), e Rasga Coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) (1936-1974), especialmente em relação aos elementos épicos presentes nelas. Ambas as obras possuem uma estrutura formal que apresenta passado e presente simultaneamente no palco. Uma vez que uma peça dramática pressupõe sempre o tempo presente exposto cenicamente, o fato de o passado ser parte estrutural de Death of a Salesman e Rasga Coração já o transforma num primeiro importante traço épico das duas obras. A partir daí, vários outros elementos épicos serão apontados e examinados durante o trabalho sendo que estes elementos são importantes na representação dos conflitos sócio-históricos presentes nos Estados Unidos dos anos 40 e no Brasil nas primeiras sete dé-cadas do século XX. Outro aspecto que as duas peças apresentam em comum é o fato de analisarem um conflito geracional entre pai e filho(s), que representa, ao mesmo tempo, o conflito entre forças sociais e históricas maiores. Estudar quais são estas forças sociais representadas é também objetivo da pesquisa. Isto fará com que semelhanças e diferen-ças entre as obras e seus contextos apareçam e sejam discutidas.The objective of this research is to analyze and compare the plays Death of a Salesman (1949), by the American playwright Arthur Miller (1915-2005), and Rasga Coração, by the Brazilian playwright Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) (1936-1974), especially concerning their use of epic elements. Both plays have a formal structure that presents past and present simultaneously on stage. Since a dramatic work always presupposes the scenic exposure of the present as a central characteristic, the fact that the past is part of the structure of Death of a Salesman and Rasga Coração transforms it into the most important epic element in both plays. Other epic elements of importance for the repre-sentation of social and historical conflicts of the United States in the forties and of Bra-zil in the first seven decades of the XX century will be examined as well. Another char-acteristic shared by these two plays is the fact that they discuss the generation conflict between father and son(s) in a way that combines the representation of private family affairs to the one of bigger social and historical forces. To study the nature of these so-cial forces represented in the two plays is another objective of this research, which will discuss and point out similarities and differences between them and their respective so-cial contexts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBetti, Maria SilviaOliveira, Ewerton Silva de2012-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-29082012-092650/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:32Zoai:teses.usp.br:tde-29082012-092650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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