Modificações no modelo de Sznajd para simular dinâmica de opiniões em redes complexas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benatti, Alexandre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-16122022-103535/
Resumo: Redes complexas têm despertado interesse em várias aplicações por possuírem capacidade de representar e modelar diversos tipos de estruturas discretas. Um dos grandes desafios da pesquisa em sistemas complexos inclui entender a maneira pela qual a opinião humana muda ao longo do tempo e compreender a formação de opiniões em redes sociais. Esses problemas são muitas vezes abordados em termos de diversidade de opiniões. Neste contexto, o modelo de Sznajd foi desenvolvido e vem sendo usado para estudar dinâmicas de opiniões considerando a influência dos vizinhos, simulando assim o fato de ser mais provável uma pessoa mudar de opinião quando muitos de suas conexões têm opiniões diferentes. Neste trabalho, são propostas adaptações no modelo de Sznajd de forma a permitir reconexões na rede, de forma que os agentes alterem suas conexões preferencialmente para outros vizinhos com mesma opinião. Inserimos também o conceito de reconexões preferências nesse modelo para simular o efeito Underdog, que é a eventual tendência das pessoas em apoiar a opção menos popular. Ao aplicar essas dinâmicas em alguns modelos tradicionais de redes, observamos os efeitos dos parâmetros nos resultados em termos da diversidade e da modularidade. Além disso, abordamos a possível formação de bolhas sociais, quando elementos com mesma opinião têm diminuição de conectividade com o restante da rede, o que foi verificado para certas configurações de parâmetros. Neste trabalhos, apresentamos um modelo Sznajd adaptativo (ASM) com ligações que podem mudar ao longo do tempo de acordo com as opiniões dos vizinhos de cada nó. Utilizando esse modelo, mostramos que a possibilidade de reconexões induz um aumento do número de opiniões resultantes, e que as redes com um grau médio mais elevado são menos susceptíveis de formar bolhas sociais e que o efeito Underdog, em redes de opiniões, pode contribuir para aumentar a diversidade de opiniões.
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