A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01122015-101949/ |
Resumo: | São muitas as parcerias no cinema, mas a que relaciona o diretor de cena ao diretor de fotografia é certamente a principal. A proposta desta dissertação de mestrado é analisar o estilo de fotografia criado por Eduard Tissé em três dos filmes que trabalhou com Eisenstein. A metodologia teórica da pesquisa baseia-se em Roland Barthes a partir da análise do artefato primeiro do cinema, que é o fotograma. As dimensões sociais ligadas ao materialismo dialético e suas aplicações ao filme, na forma como o espectador promove a leitura de sentidos, preocupavam o diretor soviético. Com isso evidencia-se o princípio conceitual de Eisenstein, desenvolvido pela célula de montagem, na visão da sua missão sócio-cultural em busca da fotografia do conflito. |
id |
USP_167d306df50db4cb80a739134ab09e9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01122015-101949 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé-artartecinemacinemaconflict cinematographyeditingfotografia do conflitomontagemRoland BarthesRoland BarthesSão muitas as parcerias no cinema, mas a que relaciona o diretor de cena ao diretor de fotografia é certamente a principal. A proposta desta dissertação de mestrado é analisar o estilo de fotografia criado por Eduard Tissé em três dos filmes que trabalhou com Eisenstein. A metodologia teórica da pesquisa baseia-se em Roland Barthes a partir da análise do artefato primeiro do cinema, que é o fotograma. As dimensões sociais ligadas ao materialismo dialético e suas aplicações ao filme, na forma como o espectador promove a leitura de sentidos, preocupavam o diretor soviético. Com isso evidencia-se o princípio conceitual de Eisenstein, desenvolvido pela célula de montagem, na visão da sua missão sócio-cultural em busca da fotografia do conflito.There are many partnerships in the movie business, but that between director and director of photography is certainly the main one. The purpose of this dissertation is to analyze the style of photography created by Eduard Tissé in three of the movies he worked with Eisenstein. The theoretical research methodology is based on Roland Barthes from the analysis of the first film artifact: the frame. The social dimensions related to the dialectical materialism and its applications to the cinema - the way the audience reads the film sense - worried the soviet director. With that, the conceptual principle developed by Eisenstein is highlighted in search of the conflict cinematography.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAvancini, Atilio JoséMoraes, Maria Fernanda Riscali de Lima2015-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01122015-101949/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-01122015-101949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé - |
title |
A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé |
spellingShingle |
A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé Moraes, Maria Fernanda Riscali de Lima art arte cinema cinema conflict cinematography editing fotografia do conflito montagem Roland Barthes Roland Barthes |
title_short |
A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé |
title_full |
A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé |
title_fullStr |
A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé |
title_full_unstemmed |
A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé |
title_sort |
A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé |
author |
Moraes, Maria Fernanda Riscali de Lima |
author_facet |
Moraes, Maria Fernanda Riscali de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Avancini, Atilio José |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Maria Fernanda Riscali de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
art arte cinema cinema conflict cinematography editing fotografia do conflito montagem Roland Barthes Roland Barthes |
topic |
art arte cinema cinema conflict cinematography editing fotografia do conflito montagem Roland Barthes Roland Barthes |
description |
São muitas as parcerias no cinema, mas a que relaciona o diretor de cena ao diretor de fotografia é certamente a principal. A proposta desta dissertação de mestrado é analisar o estilo de fotografia criado por Eduard Tissé em três dos filmes que trabalhou com Eisenstein. A metodologia teórica da pesquisa baseia-se em Roland Barthes a partir da análise do artefato primeiro do cinema, que é o fotograma. As dimensões sociais ligadas ao materialismo dialético e suas aplicações ao filme, na forma como o espectador promove a leitura de sentidos, preocupavam o diretor soviético. Com isso evidencia-se o princípio conceitual de Eisenstein, desenvolvido pela célula de montagem, na visão da sua missão sócio-cultural em busca da fotografia do conflito. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01122015-101949/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01122015-101949/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256594061983744 |