A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maria Fernanda Riscali de Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01122015-101949/
Resumo: São muitas as parcerias no cinema, mas a que relaciona o diretor de cena ao diretor de fotografia é certamente a principal. A proposta desta dissertação de mestrado é analisar o estilo de fotografia criado por Eduard Tissé em três dos filmes que trabalhou com Eisenstein. A metodologia teórica da pesquisa baseia-se em Roland Barthes a partir da análise do artefato primeiro do cinema, que é o fotograma. As dimensões sociais ligadas ao materialismo dialético e suas aplicações ao filme, na forma como o espectador promove a leitura de sentidos, preocupavam o diretor soviético. Com isso evidencia-se o princípio conceitual de Eisenstein, desenvolvido pela célula de montagem, na visão da sua missão sócio-cultural em busca da fotografia do conflito.
id USP_167d306df50db4cb80a739134ab09e9e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01122015-101949
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé-artartecinemacinemaconflict cinematographyeditingfotografia do conflitomontagemRoland BarthesRoland BarthesSão muitas as parcerias no cinema, mas a que relaciona o diretor de cena ao diretor de fotografia é certamente a principal. A proposta desta dissertação de mestrado é analisar o estilo de fotografia criado por Eduard Tissé em três dos filmes que trabalhou com Eisenstein. A metodologia teórica da pesquisa baseia-se em Roland Barthes a partir da análise do artefato primeiro do cinema, que é o fotograma. As dimensões sociais ligadas ao materialismo dialético e suas aplicações ao filme, na forma como o espectador promove a leitura de sentidos, preocupavam o diretor soviético. Com isso evidencia-se o princípio conceitual de Eisenstein, desenvolvido pela célula de montagem, na visão da sua missão sócio-cultural em busca da fotografia do conflito.There are many partnerships in the movie business, but that between director and director of photography is certainly the main one. The purpose of this dissertation is to analyze the style of photography created by Eduard Tissé in three of the movies he worked with Eisenstein. The theoretical research methodology is based on Roland Barthes from the analysis of the first film artifact: the frame. The social dimensions related to the dialectical materialism and its applications to the cinema - the way the audience reads the film sense - worried the soviet director. With that, the conceptual principle developed by Eisenstein is highlighted in search of the conflict cinematography.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAvancini, Atilio JoséMoraes, Maria Fernanda Riscali de Lima2015-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01122015-101949/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-01122015-101949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé
-
title A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé
spellingShingle A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé
Moraes, Maria Fernanda Riscali de Lima
art
arte
cinema
cinema
conflict cinematography
editing
fotografia do conflito
montagem
Roland Barthes
Roland Barthes
title_short A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé
title_full A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé
title_fullStr A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé
title_full_unstemmed A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé
title_sort A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé
author Moraes, Maria Fernanda Riscali de Lima
author_facet Moraes, Maria Fernanda Riscali de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avancini, Atilio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Maria Fernanda Riscali de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv art
arte
cinema
cinema
conflict cinematography
editing
fotografia do conflito
montagem
Roland Barthes
Roland Barthes
topic art
arte
cinema
cinema
conflict cinematography
editing
fotografia do conflito
montagem
Roland Barthes
Roland Barthes
description São muitas as parcerias no cinema, mas a que relaciona o diretor de cena ao diretor de fotografia é certamente a principal. A proposta desta dissertação de mestrado é analisar o estilo de fotografia criado por Eduard Tissé em três dos filmes que trabalhou com Eisenstein. A metodologia teórica da pesquisa baseia-se em Roland Barthes a partir da análise do artefato primeiro do cinema, que é o fotograma. As dimensões sociais ligadas ao materialismo dialético e suas aplicações ao filme, na forma como o espectador promove a leitura de sentidos, preocupavam o diretor soviético. Com isso evidencia-se o princípio conceitual de Eisenstein, desenvolvido pela célula de montagem, na visão da sua missão sócio-cultural em busca da fotografia do conflito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01122015-101949/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01122015-101949/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256594061983744