Logomúsica: a criação de um novo approach musicoterápico como veículo na promoção da saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardi, Juliana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-31102011-084343/
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo a criação de um novo approach musicoterápico inspirado na logoterapia como veículo na promoção da saúde mental. Deste encontro e diálogo entre a logoterapia e as práticas musicoterápicas de base existencial-humanista e cultural, em um contexto de intervenção e pesquisa, nasceu a logomúsica, abordagem musicoterápica criada pelos pesquisadores. Foi montado um grupo de estudo com 15 usuários de um Centro Atenção Psicossocial ao longo de 10 meses de atuação e intervenção com encontros semanais de 1 hora. O trabalho de campo contou com três observadores-participantes treinados para registro no diário de campo e registro audiovisual, além de uma musicoterapeuta como co-terapeuta no piano, violão e percussão. Como procedimentos, realizamos entrevistas individuais iniciais com os sujeitos-pesquisadores, período de observação participante, implantação de ciclos musicoterápicos, a construção coletiva de um espetáculo poético-musical (baseado no protagonismo), a realização de uma mostra artística-terapêutica e uma roda comunitária final para partilhas com os participantes. Os valores dos sujeitos-pesquisadores, a partir deste processo, revelaram a importância do papel da liberdade, da responsabilidade, do protagonismo, da música e dos processos criativos na promoção da saúde mental. Os sentidos compartilhados e mencionados pelos sujeitos-pesquisadores neste trabalho de pesquisa-ação foram: a) as rodas de conversas sobre valores como experiências fortalecedoras para a saúde, a responsabilidade e a liberdade; b) o processo criativo em grupo (saber fazer) como veículos de aprendizado de novas habilidades para o enfrentamento de questões práticas no dia a dia; c) o resgate e partilha da biografia musical como oportunidade de enraizamento existencial (identidade e memória); d) a improvisação poética-musical como espaço para o exercício do saber ser e saber conviver; e) o processo criativo coletivo (construção da mostra poética-musical) como realização do sentido da vida dos participantes (projetos personalizados e o sentido da renovação da comunidade) e, f) a logomúsica, portanto, foi construída nos pilares do noético, do protagonismo, do dialógico e da criatividade musical coletiva, revelando-se uma ferramenta valiosa na promoção da saúde mental.
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O trabalho de campo contou com três observadores-participantes treinados para registro no diário de campo e registro audiovisual, além de uma musicoterapeuta como co-terapeuta no piano, violão e percussão. Como procedimentos, realizamos entrevistas individuais iniciais com os sujeitos-pesquisadores, período de observação participante, implantação de ciclos musicoterápicos, a construção coletiva de um espetáculo poético-musical (baseado no protagonismo), a realização de uma mostra artística-terapêutica e uma roda comunitária final para partilhas com os participantes. Os valores dos sujeitos-pesquisadores, a partir deste processo, revelaram a importância do papel da liberdade, da responsabilidade, do protagonismo, da música e dos processos criativos na promoção da saúde mental. Os sentidos compartilhados e mencionados pelos sujeitos-pesquisadores neste trabalho de pesquisa-ação foram: a) as rodas de conversas sobre valores como experiências fortalecedoras para a saúde, a responsabilidade e a liberdade; b) o processo criativo em grupo (saber fazer) como veículos de aprendizado de novas habilidades para o enfrentamento de questões práticas no dia a dia; c) o resgate e partilha da biografia musical como oportunidade de enraizamento existencial (identidade e memória); d) a improvisação poética-musical como espaço para o exercício do saber ser e saber conviver; e) o processo criativo coletivo (construção da mostra poética-musical) como realização do sentido da vida dos participantes (projetos personalizados e o sentido da renovação da comunidade) e, f) a logomúsica, portanto, foi construída nos pilares do noético, do protagonismo, do dialógico e da criatividade musical coletiva, revelando-se uma ferramenta valiosa na promoção da saúde mental.This research aimed to create a new music therapy approach inspired in logotherapy as a tool to promote mental health. Logomusic is a music therapy approach created by the researchers through the combination of logotherapy and music therapy, with existentialhumanistic and cultural foundation, in a context of intervention and research. A study group with 15 users from a Psychosocial Care Center was set, with interventions lasting for 10 months, through weekly 1-hour meetings. Field work had involvement of three participant-observers, trained for registering on the field diary and audiovisual recording, and a music therapist as co-therapist playing the piano, guitar and percussion. The following procedures were carried out: individual interviews with researchers, period of participant observation, implementation of music therapy cycles, joint construction of a poetic-musical play (based on protagonist roles), organization of an artistic-therapeutic show and a closing community circle for sharing with participants. The values of the research-subjects, from this process, revealed the importance of the role of freedom, responsibility, protagonist roles, music and creative processes in the promotion of mental health. The meanings shared and reported by the research-subjects in this research-action study were: a) talk circles about values as empowering experiences for health, responsibility and freedom; b) the group creative process (knowhow) as tools to learn new skills for dealing with practical issues on a daily basis; c) the access and sharing of the musical biography as an opportunity for existential rooting (identity and memory); d) the poetic-musical improvisation as a space for the exercise of knowing to be and knowing to live with; e) the joint creative process (construction of a poetic-musical play) as an accomplishment of the meaning of participants\' lives (custom-made projects and the sense of renewal of the community) and, f) logomusic, which was built on the pillars of the noetic, the protagonist role, of the dialogue and the collective musical creativity, revealing itself as a valuable tool in promoting mental health.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPedrão, Luiz JorgeLeonardi, Juliana2011-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-31102011-084343/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-31102011-084343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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