Parada Cardiorespiratória e Ressuscitação Cardiopulmonar: vivências da equipe de enfermagem de um Hospital Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-15012013-143946/ |
Resumo: | A parada cardiorrespiratória (PCR) é a ocorrência de maior emergência atendida nos serviços pré e intra-hospitalares. Para os profissionais de saúde a PCR e a realização da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) são eventos de extrema importância dentro da assistência, na qual exigem-se conhecimento, execução de técnicas adequadas e agilidade para prestar um atendimento de qualidade. A única chance de sobrevivência do paciente está vinculada à identificação precoce desse evento e à intervenção rápida e eficaz através das manobras de RCP dentro da sistematização do atendimento à PCR/RCP determinadas pelas Corrente de Sobrevivência do Adulto, seguida do Suporte Básico (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAVC). Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quali- quantitativa que visa estabelecer as exigências críticas no atendimento à PCR/RCP em unidade de emergência no Hospital Escola do interior do estado de São Paulo, através da vivência de 27 profissionais da equipe de enfermagem na realização das manobras de RCP, identificando os incidentes críticos positivos e/ou negativos durante esse atendimento, além das facilidades e dificuldades vivenciadas pela equipe de enfermagem na execução dessas manobras através da Técnica do Incidente Crítico (TIC). Os dados coletados foram categorizados segundo as situações críticas semelhantes (situações secundárias), uma vez que a situação principal era a PCR e a situação secundária era a realização da RCP, seguida dos comportamentos e das consequências positivas e negativas decorrentes das diversas situações. Desta análise emergiram cinco categorias de incidentes críticos: Competências do atendimento à PCR/RCP, sentimentos e emoções da equipe frente à PCR/RCP, estrutura e ambiente na RCP, Eventos adversos à PCR/RCP e Capacitação da equipe de enfermagem. Relacionado aos comportamentos positivos, destacou-se três categorias: Aplicando a sistematização no atendimento à PCR/RCP, estabelecendo gestão durante á RCP e utilizando tecnologias na RCP. Dentre os comportamentos negativos, observaram-se seis categorias: convivendo com a falta de habilidades técnicas; vivenciando a falta da sistematização no atendimento à PCR/RCP; convivendo com recursos materiais e humanos insuficientes; o ambiente; percebendo os sentimentos e emoções da equipe frente a RCP e observando a falta de capacitação permanente da equipe na RCP. Uma vez selecionadas as situações críticas, os comportamentos positivos e os comportamentos negativos, pudemos categorizar o óbito como uma conseqüência imediata negativa e o restabelecimento das funções vitais como uma conseqüência imediata positiva ao paciente/cliente. Na avaliação das categorias resultantes, verificou-se como conseqüência negativa, os saber lidar com o sofrimento da perda e como conseqüência positiva, a RCP bem sucedida além dos sentimentos dos profissionais de enfermagem. A partir dos incidentes críticos identificados, foram estabelecidas as exigências críticas no atendimento à RCP no local de estudo e ressaltou-se que para um bom desempenho na realização da RCP é necessário rapidez, eficiência, conhecimento técnico-científico e habilidade técnica por parte de toda a equipe que realiza esse atendimento, seguindo sistematização referida pelos protocolos do AHA. Além disso, identificou-se a necessidade de capacitação continuada dos profissionais de enfermagem e médica, trabalho harmônico e sincronizado multiprofissional e infra-estrutura adequada, visando o restabelecimento da vida, a limitação do sofrimento, a recuperação do paciente/cliente e a ocorrência mínima de sequelas. Portanto, a RCP imediata, sistematizada e de qualidade é requisito básico de segurança para esses pacientes, reduzindo as dificuldades identificadas pela equipe e favorecendo as chances de reanimação destes pacientes |
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Parada Cardiorespiratória e Ressuscitação Cardiopulmonar: vivências da equipe de enfermagem de um Hospital EscolaCardiopulmonary arrest and resuscitation: the experience of the nursing staff of a teaching hospitalCardiac arrestCardiopulmonary resuscitationCritical incident techniqueEnfermagemNursingParada cardiorrespiratóriaRessuscitação cardiopulmonarTécnica do incidente críticoA parada cardiorrespiratória (PCR) é a ocorrência de maior emergência atendida nos serviços pré e intra-hospitalares. Para os profissionais de saúde a PCR e a realização da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) são eventos de extrema importância dentro da assistência, na qual exigem-se conhecimento, execução de técnicas adequadas e agilidade para prestar um atendimento de qualidade. A única chance de sobrevivência do paciente está vinculada à identificação precoce desse evento e à intervenção rápida e eficaz através das manobras de RCP dentro da sistematização do atendimento à PCR/RCP determinadas pelas Corrente de Sobrevivência do Adulto, seguida do Suporte Básico (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAVC). Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quali- quantitativa que visa estabelecer as exigências críticas no atendimento à PCR/RCP em unidade de emergência no Hospital Escola do interior do estado de São Paulo, através da vivência de 27 profissionais da equipe de enfermagem na realização das manobras de RCP, identificando os incidentes críticos positivos e/ou negativos durante esse atendimento, além das facilidades e dificuldades vivenciadas pela equipe de enfermagem na execução dessas manobras através da Técnica do Incidente Crítico (TIC). Os dados coletados foram categorizados segundo as situações críticas semelhantes (situações secundárias), uma vez que a situação principal era a PCR e a situação secundária era a realização da RCP, seguida dos comportamentos e das consequências positivas e negativas decorrentes das diversas situações. Desta análise emergiram cinco categorias de incidentes críticos: Competências do atendimento à PCR/RCP, sentimentos e emoções da equipe frente à PCR/RCP, estrutura e ambiente na RCP, Eventos adversos à PCR/RCP e Capacitação da equipe de enfermagem. Relacionado aos comportamentos positivos, destacou-se três categorias: Aplicando a sistematização no atendimento à PCR/RCP, estabelecendo gestão durante á RCP e utilizando tecnologias na RCP. Dentre os comportamentos negativos, observaram-se seis categorias: convivendo com a falta de habilidades técnicas; vivenciando a falta da sistematização no atendimento à PCR/RCP; convivendo com recursos materiais e humanos insuficientes; o ambiente; percebendo os sentimentos e emoções da equipe frente a RCP e observando a falta de capacitação permanente da equipe na RCP. Uma vez selecionadas as situações críticas, os comportamentos positivos e os comportamentos negativos, pudemos categorizar o óbito como uma conseqüência imediata negativa e o restabelecimento das funções vitais como uma conseqüência imediata positiva ao paciente/cliente. Na avaliação das categorias resultantes, verificou-se como conseqüência negativa, os saber lidar com o sofrimento da perda e como conseqüência positiva, a RCP bem sucedida além dos sentimentos dos profissionais de enfermagem. A partir dos incidentes críticos identificados, foram estabelecidas as exigências críticas no atendimento à RCP no local de estudo e ressaltou-se que para um bom desempenho na realização da RCP é necessário rapidez, eficiência, conhecimento técnico-científico e habilidade técnica por parte de toda a equipe que realiza esse atendimento, seguindo sistematização referida pelos protocolos do AHA. Além disso, identificou-se a necessidade de capacitação continuada dos profissionais de enfermagem e médica, trabalho harmônico e sincronizado multiprofissional e infra-estrutura adequada, visando o restabelecimento da vida, a limitação do sofrimento, a recuperação do paciente/cliente e a ocorrência mínima de sequelas. Portanto, a RCP imediata, sistematizada e de qualidade é requisito básico de segurança para esses pacientes, reduzindo as dificuldades identificadas pela equipe e favorecendo as chances de reanimação destes pacientesThe cardiopulmonary arrest (CPA) is the major emergency occurrence attended pre and intra hospital services. For the health professionals, the CPA and the performance of cardiopulmonary resuscitation (CPR) are events of utmost importance during the care, demanding knowledge, implementation of appropriate techniques and agility to provide a quality service. The unique opportunity of patient\'s survival is linked to the early identification of this event and to the fast and effective intervention through CPR manoeuvres within the treatment systematization CPA/CPR determined by Adult Survival Current followed by Basic Life Support (BLS) and Advanced Life Support (ACLS). It\'s an exploratory and descriptive study with a qualitative-quantitative approach that aims to establish critical requirements in the CPA/CPR treatment within an emergency room at a teaching hospital in São Paulo State, through the experience of twenty seven professionals of nursing staff during manoeuvres of CPR, identifying the positive/negative critical incidents during this treatment as well as facility and difficulties experienced by nursing staff during this procedures though the Critical Incident Technique (CIT). The collected data was categorized accordingly to similar critical situations (secondary situation), since the main situation was CPA and secondary one was CPR realization in addition to behaviors and positive/negative consequences resulting from various situations. From this analysis, it was arisen five categories of critical incidents: treatment competences to CPA/CPR, feelings and emotions of the nursing staff towards CPA/CPR, structure and environment during CPR, adverse events to CPA/CPR and nursing staff training. Related to positive behaviors, it was highlighted three categories: applying systematization in CPA/CPR treatment, establishing conduct during CPR and using technologies in CPR. It was observed six categories among negative behaviors: dealing with no technical skills, living through the lack of systematization to CPA/CPR treatment, cohabiting with insufficient human and material resources, the environment, realizing nursing staff\'s feelings and emotions towards CPR treatment and observing the lack of nursing staff\'s ongoing training. Once selected critical situations, positive and negative behaviors, we can classify Death as an immediate negative consequence and Restoring Vital Functions as a positive consequence to the patient/client. Assessing the emerging categories, it was verified, as a negative consequence, how to deal with the loss suffering and, as a positive consequence, the successful CPR in addition to the nursing professionals\' feelings. From the identified critical incidents, it was established critical requirements to CPR treatment at the study site and it was pointed out that, to a good performance in the CPR, is necessary quickness, efficacy, scientific and technical knowledge and technical ability of the whole staff that perform this treatment, following systematization referred by the AHA protocols. Furthermore it was also identified the necessity for an ongoing training of medical and nursing professionals, harmonious and synchronized multiprofessional work and appropriate infrastructure aiming at life restoring, suffering limitation, the patient and client\'s recovery and the least occurrence of sequelae. Therefore, an immediate systematized and quality CPR is basic requirement for these patients\' safety, reducing the difficulties identified by the staff and providing opportunities for resuscitation of these patientsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDalri, Maria Celia BarcellosCanova, Jocilene de Carvalho Miraveti2012-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-15012013-143946/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-15012013-143946Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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