A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohatsu, Doris
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10122019-184454/
Resumo: Em busca da dissolução de fronteiras disciplinares, elaboramos uma sequência de ensino aprendizagem integrando física e artes visuais de acordo com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular. Na dimensão da física, abordamos os conceitos físicos básicos sobre cor utilizando experimentos simples e tecnologias de informação e comunicação , possibilitando o desenvolvimento de habilidades epistêmicas. A dimensão artística abarca os aspectos de motivação e de comunicação pela observação de pinturas e por atividades criativas. A partir da perspectiva de desenvolvimento cognitivo histórico-cultural, fundamentamos a elaboração da sequência de ensino aprendizagem e a análise do desenvolvimento do pensamento conceitual. Investigamos a possibilidade de aprendizagem dos conhecimentos conceitual e epistêmico de Física na disciplina de Arte do ensino básico. Analisamos dados coletados com professoras de Arte da rede pública participantes de um curso de formação continuada. Concluímos que há um potencial da aprendizagem de termos básicos e atividades experimentais de física vinculados ao pensamento concreto.
id USP_16f8a601ba36c099ede0f2e38a571ba0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10122019-184454
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação BásicaThe light-matter interaction integrating Physics in Art: a teaching-learning proposal for basic education.art.arte .colorcorensino de ciênciasinterdisciplinaridadeinterdisciplinaritylightluzscience teachingEm busca da dissolução de fronteiras disciplinares, elaboramos uma sequência de ensino aprendizagem integrando física e artes visuais de acordo com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular. Na dimensão da física, abordamos os conceitos físicos básicos sobre cor utilizando experimentos simples e tecnologias de informação e comunicação , possibilitando o desenvolvimento de habilidades epistêmicas. A dimensão artística abarca os aspectos de motivação e de comunicação pela observação de pinturas e por atividades criativas. A partir da perspectiva de desenvolvimento cognitivo histórico-cultural, fundamentamos a elaboração da sequência de ensino aprendizagem e a análise do desenvolvimento do pensamento conceitual. Investigamos a possibilidade de aprendizagem dos conhecimentos conceitual e epistêmico de Física na disciplina de Arte do ensino básico. Analisamos dados coletados com professoras de Arte da rede pública participantes de um curso de formação continuada. Concluímos que há um potencial da aprendizagem de termos básicos e atividades experimentais de física vinculados ao pensamento concreto.In pursuit of the dissolution of disciplinary boundaries, we have developed a teaching-learning sequence integrating physics and visual arts according to the skills and competencies of the Common National Curriculum (Base Nacional Comum Curricular - BNCC). In the Physics dimension, we approach the basic physical concepts of color using simple experiments and information and communication technologies, enabling the development of epistemic skills. The artistic dimension encompasses the aspects of motivation and communication through the observation of paintings and creative activities. From the perspective of historical-cultural cognitive development, we have based the elaboration of the teaching-learning sequence and the analysis of the development of conceptual thinking. We have investigated the possibility of learning the conceptual and epistemic knowledge of Physics in the Art course for K-12. We analyzed data collected with public art teachers participating in a continuing education course. We conclude that there is a potential for learning basic terms and experimental physics activities linked to concrete thinking.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMuramatsu, MikiyaKohatsu, Doris2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10122019-184454/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-18T21:38:56Zoai:teses.usp.br:tde-10122019-184454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-18T21:38:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica
The light-matter interaction integrating Physics in Art: a teaching-learning proposal for basic education.
title A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica
spellingShingle A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica
Kohatsu, Doris
art.
arte .
color
cor
ensino de ciências
interdisciplinaridade
interdisciplinarity
light
luz
science teaching
title_short A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica
title_full A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica
title_fullStr A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica
title_full_unstemmed A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica
title_sort A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica
author Kohatsu, Doris
author_facet Kohatsu, Doris
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muramatsu, Mikiya
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohatsu, Doris
dc.subject.por.fl_str_mv art.
arte .
color
cor
ensino de ciências
interdisciplinaridade
interdisciplinarity
light
luz
science teaching
topic art.
arte .
color
cor
ensino de ciências
interdisciplinaridade
interdisciplinarity
light
luz
science teaching
description Em busca da dissolução de fronteiras disciplinares, elaboramos uma sequência de ensino aprendizagem integrando física e artes visuais de acordo com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular. Na dimensão da física, abordamos os conceitos físicos básicos sobre cor utilizando experimentos simples e tecnologias de informação e comunicação , possibilitando o desenvolvimento de habilidades epistêmicas. A dimensão artística abarca os aspectos de motivação e de comunicação pela observação de pinturas e por atividades criativas. A partir da perspectiva de desenvolvimento cognitivo histórico-cultural, fundamentamos a elaboração da sequência de ensino aprendizagem e a análise do desenvolvimento do pensamento conceitual. Investigamos a possibilidade de aprendizagem dos conhecimentos conceitual e epistêmico de Física na disciplina de Arte do ensino básico. Analisamos dados coletados com professoras de Arte da rede pública participantes de um curso de formação continuada. Concluímos que há um potencial da aprendizagem de termos básicos e atividades experimentais de física vinculados ao pensamento concreto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10122019-184454/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10122019-184454/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256930668511232