A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10122019-184454/ |
Resumo: | Em busca da dissolução de fronteiras disciplinares, elaboramos uma sequência de ensino aprendizagem integrando física e artes visuais de acordo com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular. Na dimensão da física, abordamos os conceitos físicos básicos sobre cor utilizando experimentos simples e tecnologias de informação e comunicação , possibilitando o desenvolvimento de habilidades epistêmicas. A dimensão artística abarca os aspectos de motivação e de comunicação pela observação de pinturas e por atividades criativas. A partir da perspectiva de desenvolvimento cognitivo histórico-cultural, fundamentamos a elaboração da sequência de ensino aprendizagem e a análise do desenvolvimento do pensamento conceitual. Investigamos a possibilidade de aprendizagem dos conhecimentos conceitual e epistêmico de Física na disciplina de Arte do ensino básico. Analisamos dados coletados com professoras de Arte da rede pública participantes de um curso de formação continuada. Concluímos que há um potencial da aprendizagem de termos básicos e atividades experimentais de física vinculados ao pensamento concreto. |
id |
USP_16f8a601ba36c099ede0f2e38a571ba0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10122019-184454 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação BásicaThe light-matter interaction integrating Physics in Art: a teaching-learning proposal for basic education.art.arte .colorcorensino de ciênciasinterdisciplinaridadeinterdisciplinaritylightluzscience teachingEm busca da dissolução de fronteiras disciplinares, elaboramos uma sequência de ensino aprendizagem integrando física e artes visuais de acordo com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular. Na dimensão da física, abordamos os conceitos físicos básicos sobre cor utilizando experimentos simples e tecnologias de informação e comunicação , possibilitando o desenvolvimento de habilidades epistêmicas. A dimensão artística abarca os aspectos de motivação e de comunicação pela observação de pinturas e por atividades criativas. A partir da perspectiva de desenvolvimento cognitivo histórico-cultural, fundamentamos a elaboração da sequência de ensino aprendizagem e a análise do desenvolvimento do pensamento conceitual. Investigamos a possibilidade de aprendizagem dos conhecimentos conceitual e epistêmico de Física na disciplina de Arte do ensino básico. Analisamos dados coletados com professoras de Arte da rede pública participantes de um curso de formação continuada. Concluímos que há um potencial da aprendizagem de termos básicos e atividades experimentais de física vinculados ao pensamento concreto.In pursuit of the dissolution of disciplinary boundaries, we have developed a teaching-learning sequence integrating physics and visual arts according to the skills and competencies of the Common National Curriculum (Base Nacional Comum Curricular - BNCC). In the Physics dimension, we approach the basic physical concepts of color using simple experiments and information and communication technologies, enabling the development of epistemic skills. The artistic dimension encompasses the aspects of motivation and communication through the observation of paintings and creative activities. From the perspective of historical-cultural cognitive development, we have based the elaboration of the teaching-learning sequence and the analysis of the development of conceptual thinking. We have investigated the possibility of learning the conceptual and epistemic knowledge of Physics in the Art course for K-12. We analyzed data collected with public art teachers participating in a continuing education course. We conclude that there is a potential for learning basic terms and experimental physics activities linked to concrete thinking.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMuramatsu, MikiyaKohatsu, Doris2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10122019-184454/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-18T21:38:56Zoai:teses.usp.br:tde-10122019-184454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-18T21:38:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica The light-matter interaction integrating Physics in Art: a teaching-learning proposal for basic education. |
title |
A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica |
spellingShingle |
A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica Kohatsu, Doris art. arte . color cor ensino de ciências interdisciplinaridade interdisciplinarity light luz science teaching |
title_short |
A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica |
title_full |
A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica |
title_fullStr |
A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica |
title_full_unstemmed |
A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica |
title_sort |
A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica |
author |
Kohatsu, Doris |
author_facet |
Kohatsu, Doris |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Muramatsu, Mikiya |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kohatsu, Doris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
art. arte . color cor ensino de ciências interdisciplinaridade interdisciplinarity light luz science teaching |
topic |
art. arte . color cor ensino de ciências interdisciplinaridade interdisciplinarity light luz science teaching |
description |
Em busca da dissolução de fronteiras disciplinares, elaboramos uma sequência de ensino aprendizagem integrando física e artes visuais de acordo com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular. Na dimensão da física, abordamos os conceitos físicos básicos sobre cor utilizando experimentos simples e tecnologias de informação e comunicação , possibilitando o desenvolvimento de habilidades epistêmicas. A dimensão artística abarca os aspectos de motivação e de comunicação pela observação de pinturas e por atividades criativas. A partir da perspectiva de desenvolvimento cognitivo histórico-cultural, fundamentamos a elaboração da sequência de ensino aprendizagem e a análise do desenvolvimento do pensamento conceitual. Investigamos a possibilidade de aprendizagem dos conhecimentos conceitual e epistêmico de Física na disciplina de Arte do ensino básico. Analisamos dados coletados com professoras de Arte da rede pública participantes de um curso de formação continuada. Concluímos que há um potencial da aprendizagem de termos básicos e atividades experimentais de física vinculados ao pensamento concreto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10122019-184454/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10122019-184454/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256930668511232 |