As condições concretas da jornada especial de formação: um estudo no movimento de formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-22092015-192721/ |
Resumo: | Esta pesquisa analisa os processos de organização da formação continuada de professores a partir de uma Política de Estado do Município de São Paulo, a Jornada Especial Integral de Formação JEIF. O objetivo deste estudo é analisar os limites e as possibilidades deste espaço de formação tendo em vista as condições concretas que se objetivam na atividade formativa no contexto escolar. Em busca de caminhos para superar as questões instituídas nesta realidade foi organizado, ao longo dos anos de 2010 e 2011, uma formação de professores em exercício fundamentada nos princípios da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, que contou com a participação de uma assessora no campo da psicologia escolar, da pesquisadora atuando como professora colaboradora, da coordenadora pedagógica da escola e de dezoito professores da unidade de ensino. A formação continuada foi executada em três etapas de intervenção definidos pelo tempo de execução, pelos processos avaliativos da formação e pela organização do conteúdo mediado. Dá-se ênfase à mediação das linguagens artísticas para o processo de significação e apropriação dos conceitos na atividade formativa. Os dados foram obtidos por meio de registros de memória por parte da pesquisadora, registros escritos e orais das reuniões de estudo ao longo dos diversos períodos de formação, questionários e entrevistas realizados ao término de cada etapa da formação. A análise dos dados ocorre por meio de dois eixos que se integram e se complementam, tornando possível definir a unidade de análise da pesquisa - as condições concretas na atividade formativa. A tese defendida a partir do estudo realizado sobre a atividade formativa na JEIF considera a necessidade de o trabalho coletivo e colaborativo entre os sujeitos que a compõem para que a finalidade da mesma se objetive na realidade concreta. Este entendimento visa a superação da formação em si e por si, em busca da objetivação da atividade de formação para si, para que sua finalidade seja cumprida. Identifica-se que quando a integração entre os sujeitos atuantes na atividade formativa é rompida por qualquer que seja o motivo, seja ele político, pessoal ou institucional, a atividade formativa não se objetiva para si. Rompe-se a unidade necessária para a objetivação do trabalho coletivo e colaborativo que tenha por finalidade a transformação da realidade escolar. Identifica-se que os limites e as possibilidades da formação de professores na JEIF estão ancoradas em instâncias de ordem burocrática e política. Considera-se, portanto, que as ações voltadas para a formação de professores e para os processos educativos em geral na educação pública brasileira reafirmam as relações de poder, seja no âmbito político governamental, seja no âmbito institucional, no que se refere à governança do espaço público. |
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As condições concretas da jornada especial de formação: um estudo no movimento de formação continuada de professoresConcrete conditions of the special training journey: a study on the continuing training of teachersEducaçãoEducationFormação de ProfessoresJornada Especial Integral de Formação - JEIF.Journey Special Integral of Formation - JEIFPolítica de EstadoState PolicyTeacher EducationEsta pesquisa analisa os processos de organização da formação continuada de professores a partir de uma Política de Estado do Município de São Paulo, a Jornada Especial Integral de Formação JEIF. O objetivo deste estudo é analisar os limites e as possibilidades deste espaço de formação tendo em vista as condições concretas que se objetivam na atividade formativa no contexto escolar. Em busca de caminhos para superar as questões instituídas nesta realidade foi organizado, ao longo dos anos de 2010 e 2011, uma formação de professores em exercício fundamentada nos princípios da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, que contou com a participação de uma assessora no campo da psicologia escolar, da pesquisadora atuando como professora colaboradora, da coordenadora pedagógica da escola e de dezoito professores da unidade de ensino. A formação continuada foi executada em três etapas de intervenção definidos pelo tempo de execução, pelos processos avaliativos da formação e pela organização do conteúdo mediado. Dá-se ênfase à mediação das linguagens artísticas para o processo de significação e apropriação dos conceitos na atividade formativa. Os dados foram obtidos por meio de registros de memória por parte da pesquisadora, registros escritos e orais das reuniões de estudo ao longo dos diversos períodos de formação, questionários e entrevistas realizados ao término de cada etapa da formação. A análise dos dados ocorre por meio de dois eixos que se integram e se complementam, tornando possível definir a unidade de análise da pesquisa - as condições concretas na atividade formativa. A tese defendida a partir do estudo realizado sobre a atividade formativa na JEIF considera a necessidade de o trabalho coletivo e colaborativo entre os sujeitos que a compõem para que a finalidade da mesma se objetive na realidade concreta. Este entendimento visa a superação da formação em si e por si, em busca da objetivação da atividade de formação para si, para que sua finalidade seja cumprida. Identifica-se que quando a integração entre os sujeitos atuantes na atividade formativa é rompida por qualquer que seja o motivo, seja ele político, pessoal ou institucional, a atividade formativa não se objetiva para si. Rompe-se a unidade necessária para a objetivação do trabalho coletivo e colaborativo que tenha por finalidade a transformação da realidade escolar. Identifica-se que os limites e as possibilidades da formação de professores na JEIF estão ancoradas em instâncias de ordem burocrática e política. Considera-se, portanto, que as ações voltadas para a formação de professores e para os processos educativos em geral na educação pública brasileira reafirmam as relações de poder, seja no âmbito político governamental, seja no âmbito institucional, no que se refere à governança do espaço público.This research analyzes the processes of organization of continuing education of teachers from a state policy of São Paulo, the of journey special of formation - JEIF. The objective of this study is to analyze the limits and possibilities of this training area in view of the specific conditions that aim at training activity in the school context. In search of ways to overcome the issues introduced in this reality was organized over the years 2010 and 2011, a training exercise in teachers based on the principles of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy, which included the participation of an advisory in the field of school psychology, the researcher acting as a collaborating professor, the educational coordinator of school and eighteen teachers in the teaching unit. Continued training was performed in three steps intervention defined by the runtime, the evaluation processes of the formation and organization of mediated content. It emphasizes the mediation of artistic languages to the process of meaning and appropriation of concepts in the training activity. Data were obtained through memory registers by the researcher, written records and oral study of meetings over several periods of training, questionnaires and interviews conducted at the end of each stage of formation. The argument from the study of the activity of training in JEIF considers the need for a collective and collaborative work among the essential subjects to achieve the objectives of teacher education in the school reality. That approach aims to overcome the training in and of itself, in search of the objectification of training activity for yourself, what your purpose is fulfilled. It is identified that when the integration between acting subjects in the training activity is disrupted for any reason whatsoever, be it political, personal or institutional, formative activity not if objective for you. By breaking this unit required in the formation prevents the objectivities of the collective and collaborative work, whose purpose is the transformation of school reality. We find that the limits and possibilities of teacher education in JEIF are anchored in instances of bureaucratic and political order. It is considered therefore that the actions aimed at teacher training and educational processes in general in the Brazilian public education reaffirm the relations of power, whether in government political, is at the institutional level, as regards the governance of public spaceBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBernardes, Maria Eliza MattosinhoAssali, Sandra Aparecida Santana2014-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-22092015-192721/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T23:47:27Zoai:teses.usp.br:tde-22092015-192721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:47:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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