Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França Neto, Aldair de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42137/tde-05092016-153902/
Resumo: A administração crônica de ouabaína (OUA) induz hipertensão arterial (HA) em ratos, alterações funcionais e remodelamento em artérias mesentéricas de resistência (AMR). A literatura sugere que a resposta pressórica da OUA pode ser bloqueada pelo antagonismo do receptor AT1 e pela inibição COX-2. No entanto, não se conhece a participação dessas vias no remodelamento arterial nesse modelo de HA. O presente estudo teve como objetivo investigar o papel do sistema renina-angiotensina (SRA) e da COX no remodelamento das AMR induzido pela OUA. Em AMR de ratos OUA, o SRA e a COX-2 participam da resposta pressórica, do remodelamento hipotrófico para dentro e da rigidez. Esses ajustes estão associados ao stress oxidativo e a deposição de colágeno na parede vascular estimulados pela capacidade da OUA em promover a ativação do receptor AT1 e da COX-2.
id USP_17d17eafc2f798fd743d4182191de21b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05092016-153902
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.Study of the mechanisms involved on resistance artery remodeling in ouabain-induced hypertensive rats.Arterial hypertensionHipertensão arterialOuabainOuabaínaRemodelamento vascularVascular remodelingA administração crônica de ouabaína (OUA) induz hipertensão arterial (HA) em ratos, alterações funcionais e remodelamento em artérias mesentéricas de resistência (AMR). A literatura sugere que a resposta pressórica da OUA pode ser bloqueada pelo antagonismo do receptor AT1 e pela inibição COX-2. No entanto, não se conhece a participação dessas vias no remodelamento arterial nesse modelo de HA. O presente estudo teve como objetivo investigar o papel do sistema renina-angiotensina (SRA) e da COX no remodelamento das AMR induzido pela OUA. Em AMR de ratos OUA, o SRA e a COX-2 participam da resposta pressórica, do remodelamento hipotrófico para dentro e da rigidez. Esses ajustes estão associados ao stress oxidativo e a deposição de colágeno na parede vascular estimulados pela capacidade da OUA em promover a ativação do receptor AT1 e da COX-2.The chronic administration of ouabain (OUA) induces hypertension in rats, functional and structural alterations in mesenteric resistance arteries (MRA). It is well known that OUA-induced hypertension is blocked by AT1 receptor antagonism and the COX-2 inhibition. However, the participation of these pathways in MRA remodeling in this model of hypertension remains unknown. This study aimed to investigate the role of the renin angiotensin system (RAS) and COX pathways on MRA remodeling induced by OUA. In AMR from OUA rats, RAS and COX-2 participate in the pressor response, the inward hypotrophic remodeling and stiffness. These adjustments are the result of oxidative stressand increasing collagen deposition in the vascular wall stimulated by the OUA ability to stimulate the activation of AT1 receptor and COX-2.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRossoni, Luciana VenturiniFrança Neto, Aldair de2016-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42137/tde-05092016-153902/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-09-05T16:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-05092016-153902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-09-05T16:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.
Study of the mechanisms involved on resistance artery remodeling in ouabain-induced hypertensive rats.
title Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.
spellingShingle Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.
França Neto, Aldair de
Arterial hypertension
Hipertensão arterial
Ouabain
Ouabaína
Remodelamento vascular
Vascular remodeling
title_short Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.
title_full Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.
title_fullStr Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.
title_full_unstemmed Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.
title_sort Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.
author França Neto, Aldair de
author_facet França Neto, Aldair de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossoni, Luciana Venturini
dc.contributor.author.fl_str_mv França Neto, Aldair de
dc.subject.por.fl_str_mv Arterial hypertension
Hipertensão arterial
Ouabain
Ouabaína
Remodelamento vascular
Vascular remodeling
topic Arterial hypertension
Hipertensão arterial
Ouabain
Ouabaína
Remodelamento vascular
Vascular remodeling
description A administração crônica de ouabaína (OUA) induz hipertensão arterial (HA) em ratos, alterações funcionais e remodelamento em artérias mesentéricas de resistência (AMR). A literatura sugere que a resposta pressórica da OUA pode ser bloqueada pelo antagonismo do receptor AT1 e pela inibição COX-2. No entanto, não se conhece a participação dessas vias no remodelamento arterial nesse modelo de HA. O presente estudo teve como objetivo investigar o papel do sistema renina-angiotensina (SRA) e da COX no remodelamento das AMR induzido pela OUA. Em AMR de ratos OUA, o SRA e a COX-2 participam da resposta pressórica, do remodelamento hipotrófico para dentro e da rigidez. Esses ajustes estão associados ao stress oxidativo e a deposição de colágeno na parede vascular estimulados pela capacidade da OUA em promover a ativação do receptor AT1 e da COX-2.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42137/tde-05092016-153902/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42137/tde-05092016-153902/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256743758790656