Estudo das habilidades do processamento auditivo em escolares na cidade de Bauru - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Silvana Maria Bruno da
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-27012021-180214/
Resumo: O distúrbio do processamento auditivo tem sido relacionado a um baixo desempenho escolar em crianças. O objetivo do presente estudo foi identificar a prevalência de alterações nas habilidades auditivas, os fatores de risco e as características comportamentais associadas a estas alterações. Duzentos e dez crianças em idade escolar foram submetidas a testes do processamento auditivo e medidas eletrofisiológicas. Os resultados mostraram 32,38% (IC95%: 24,59% a 40,18%) de prevalência. Foi realizada regressão logística múltipla que mostrou que os principais fatores de risco foram: hipóxia perinatal, infecção de orelha média, latência de Pa no Potencial Evocado Auditivo de Média Latência e latência do P300 alteradas, e limiar auditivo maior que 10dBNA em uma ou mais freqüências. As características comportamentais encontradas nas crianças em idade escolar foram baixo desempenho escolar, dificuldade de localização sonora, vocabulário pobre e problemas de obediência à regras.
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