Acidentes de trânsito envolvendo crianças: visão dos pais, enfermeiros e educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camboin, Franciele Foschiera
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-24032022-102943/
Resumo: Considerando as altas taxas de óbitos e incapacidades causadas pelos acidentes de trânsito envolvendo crianças, um paradoxo se estabelece na medida em que as ações de prevenção e proteção à criança ainda são realizadas de forma elementar nos diversos locais em que estão inseridas, quais sejam: a casa, as escolas, as unidades de saúde, os locais de lazer, as vias urbanas, entre outros. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a ótica das mães, educadores e enfermeiros acerca dos acidentes de trânsito envolvendo crianças na faixa etária de cinco a nove anos na perspectiva da vulnerabilidade e do cuidado para a prevenção deste agravo. Estudo de abordagem qualitativa, realizado com 31 participantes na cidade de Cascavel no Paraná/PR, incluindo 10 enfermeiros, 10 pais e 11 professores. O estudo seguiu as exigências da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado sob o Parecer 1.761.748. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, organizados utilizando-se o Programa R no pacote RQDA e analisados segundo modalidade temática indutiva. Os resultados foram retratados em um mapa temático, por meio de 131 códigos, que geraram três temas identificando as vulnerabilidades individuais: \"decorrido e evidenciam que as intervenções preventivas ainda são insipientes. Para os pais ou responsáveis, o acidente de trânsito significa ausência de comportamentos seguros. A dificuldade em expressar o que era o acidente de trânsito foi preponderante nas falas, assim como o motivo que desencadeou o acidente, ou seja, os conceitos de imperícia, imprudência e negligência e os sentimentos evidenciados foram o medo, a tristeza, trauma, desespero e revolta, destacando a dificuldade em se perceberem como agentes passíveis de sofrer acidentes de trânsito e apontando à conscientização como a forma de evitá-los. A infraestrutura das vias, a falta de iluminação pública, a ausência de faixa de pedestres seguras, uso/abuso de álcool, o excesso de velocidade e a falta de sinalização são aspectos que interferem na vulnerabilidade e proteção de acordo com as falas. Na contribuição dos professores, para o enfrentamento e a prevenção dos acidentes, evidenciam-se ações desenvolvidas em sala de aula que contemplam atividades que já estão propostas no currículo escolar e em projetos conjuntos com outros serviços. Acidente de Trânsito para quem vê e para quem vive\"; as vulnerabilidades sociais: \"Acidente já é mais complicado, porque por mais que você cuide de você, tem o outro e a questão do trânsito são vários lados\"; e a vulnerabilidade programática: \"A gente tem muita doença, então a gente deixa de trabalhar com a prevenção para trabalhar com a cura\". Os depoimentos ilustram a compreensão de cuidado somente após o evento ter. O enfermeiro da Unidade Saúde da Família ou Unidade Básica de Saúde tem contribuído para atenção e prevenção dos acidentes de trânsito na infância, mesmo que em ações ainda muito pontuais. Porém, priorizam o cuidado sob a lógica curativa, indicando as limitações na busca por respostas efetivas às necessidades de saúde dos indivíduos e das populações. As ações intersetoriais são compreendidas como uma possibilidade para a realização de práticas interventivas. As ações intersetoriais foram apontadas como um caminho para o cuidado, sendo a escola especialmente recomendada. O cuidado na prevenção dos acidentes busca empreender a igualdade e equidade da população.
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Estudo de abordagem qualitativa, realizado com 31 participantes na cidade de Cascavel no Paraná/PR, incluindo 10 enfermeiros, 10 pais e 11 professores. O estudo seguiu as exigências da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado sob o Parecer 1.761.748. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, organizados utilizando-se o Programa R no pacote RQDA e analisados segundo modalidade temática indutiva. Os resultados foram retratados em um mapa temático, por meio de 131 códigos, que geraram três temas identificando as vulnerabilidades individuais: \"decorrido e evidenciam que as intervenções preventivas ainda são insipientes. Para os pais ou responsáveis, o acidente de trânsito significa ausência de comportamentos seguros. A dificuldade em expressar o que era o acidente de trânsito foi preponderante nas falas, assim como o motivo que desencadeou o acidente, ou seja, os conceitos de imperícia, imprudência e negligência e os sentimentos evidenciados foram o medo, a tristeza, trauma, desespero e revolta, destacando a dificuldade em se perceberem como agentes passíveis de sofrer acidentes de trânsito e apontando à conscientização como a forma de evitá-los. A infraestrutura das vias, a falta de iluminação pública, a ausência de faixa de pedestres seguras, uso/abuso de álcool, o excesso de velocidade e a falta de sinalização são aspectos que interferem na vulnerabilidade e proteção de acordo com as falas. Na contribuição dos professores, para o enfrentamento e a prevenção dos acidentes, evidenciam-se ações desenvolvidas em sala de aula que contemplam atividades que já estão propostas no currículo escolar e em projetos conjuntos com outros serviços. Acidente de Trânsito para quem vê e para quem vive\"; as vulnerabilidades sociais: \"Acidente já é mais complicado, porque por mais que você cuide de você, tem o outro e a questão do trânsito são vários lados\"; e a vulnerabilidade programática: \"A gente tem muita doença, então a gente deixa de trabalhar com a prevenção para trabalhar com a cura\". Os depoimentos ilustram a compreensão de cuidado somente após o evento ter. O enfermeiro da Unidade Saúde da Família ou Unidade Básica de Saúde tem contribuído para atenção e prevenção dos acidentes de trânsito na infância, mesmo que em ações ainda muito pontuais. Porém, priorizam o cuidado sob a lógica curativa, indicando as limitações na busca por respostas efetivas às necessidades de saúde dos indivíduos e das populações. As ações intersetoriais são compreendidas como uma possibilidade para a realização de práticas interventivas. As ações intersetoriais foram apontadas como um caminho para o cuidado, sendo a escola especialmente recomendada. O cuidado na prevenção dos acidentes busca empreender a igualdade e equidade da população.Considering the high rates of death and disability caused by traffic accidents involving children, a paradox is established in that the prevention and protection of children are still held in an elementary way in the various places in which they operate, which are: the house, schools, health units, recreational places, urban roads, among others. Therefore, the objective of this research was to analyze the view of mothers, educators and nurses for about the traffic accidents involving children in the age group of five to nine years from the perspective of the vulnerability and care for the prevention of this aggravation. A qualitative approach study, conducted with 31 participants in a municipality of Cascavel/PR, including 10 nurses, 10 parents and 11 teachers. The study followed the requirements of Resolution No. 466/12 of the National Health Council, and was approved under Opinion No. 1,761,748.The data were collected in the second semester of 2017, through semi-structured interviews, organized using the R Program in the RQDA package and analyzed according to the thematic modality inductive. The results were presented on a thematic map, by means of 131 codes, which generated three themes identifying individual vulnerabilities: \"Traffic Accident for those who see and for whom they live\"; the social vulnerabilities: \"Accident is already more complicated, because as much as you take care of you, there is the other and the issue of traffic are several sides\"; and the programmatic vulnerability: \"We have a lot of illness, so we stop working with prevention to work with the cure.\" The statements illustrate the understanding of care only after the event has elapsed and evidence that preventive interventions are still insipient. Intersectoral actions were identified as a path to care, with the school being especially recommended. Care in the prevention of accidents seeks to achieve equality and equity of the population. Conduct educational practices is a complement to other actions that concatenated qualify the health care of the child. For parents or guardians, the traffic accident means the absence of safe behavior. The difficulty in expressing what was the traffic accident was preponderant in the speeches, as well as the reason for the accident, that is, the concepts of malpractice, recklessness and negligence, highlighting the difficulty in perceiving themselves as susceptible agents of suffering traffic accidents and pointing to awareness as the way to avoid them. The nurse of the Unidade Saúde da Família or Unidade Básica de Saúde has contributed to attention and prevention of traffic accidents in childhood, even in actions that are still very punctual. However, they prioritize care under curative logic, indicating the limitations in the search for effective responses to the health needs of individuals and populations. Intersectoral actions are understood as a possibility for the realization of interventive practices. In the contribution of the teachers, to the confrontation and prevention of accidents, developed actions in the classroom that include activities already proposed in the school curriculum and in joint projects with other services are evidenced.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Marta Angélica IossiCamboin, Franciele Foschiera2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-24032022-102943/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-11T15:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-24032022-102943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-11T15:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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