Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Rogério da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-13052024-103708/
Resumo: Nesta pesquisa, apresentam-se as conclusões sobre os impactos decorrentes da pandemia da COVID-19 no TJR Torneio Juvenil de Robótica e o seu entorno educacional composto por escolas, professores e equipes de alunos participantes, do início do ano de 2020 ao final do ano de 2022. No período assinalado, foram cadastrados, por essas equipes, 775 projetos de protótipos de robôs brasileiros e estrangeiros, com a participação de 2527 alunos e 149 professores. O objetivo desta pesquisa foi investigar as características dos impactos sistêmicos da pandemia sobre a estrutura da organização; perfil dos participantes; preparação dos alunos e suas equipes; fomento, apoio e patrocínio oferecidos à organização e às equipes. Os dados foram coletados de banco de dados cadastrais e das fichas de desempenho de robôs da plataforma RoboLeague, de entrevistas com os organizadores das competições realizadas no período e questionários destinados a recolher respostas dos professores responsáveis pelas equipes de alunos participantes. Norteou-se a investigação pela metodologia quali-quantitativa, empregando-se o método misto convergente paralelo, combinando e comparando os resultados quantitativos aos qualitativos. Os dados quantitativos foram coletados do banco de cadastros e das respostas de professores às questões objetivas e tratados a partir de estatística descritiva. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de entrevistas e das respostas dos professores às questões abertas e tratados por meio de análise de conteúdo. A partir desta investigação, concluiu-se que: 1) Com o uso de plataforma online, foi possível monitorar o desempenho de protótipos e a participação de equipes localizadas em locais remotos e sem recursos econômicos; 2) Em função da pandemia, houve uma redução do número de equipes participantes e, frente à totalidade de participantes, um aumento do número de participantes de maior faixa etária orientados por professores com pós-graduação e experiência prévia em competições de robótica; 3) As dificuldades enfrentadas pelas equipes participantes foram a falta de recursos necessários, a instabilidade das condições oferecidas pelas escolas para as atividades de Robótica Educacional, a redução de fomento, a saída de alguns de seus membros e a inaptidão de professores e alunos para estabelecer e fazer realizar os marcos dos projetos.
id USP_180ba4d5d3b4fb00ea87c9b2a702cfed
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13052024-103708
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICAImpacts of the COVID-19 Pandemic on TJR YOUTH ROBOTICS TOURNAMENT, 2024Competições de RobóticaEducational RoboticsImpactos da PandemiaImpacts of the PandemicProjetos de RobóticaRobótica EducacionalRobotics CompetitionsRobotics ProjectsTJR Torneio Juvenil de RobóticaTJR Youth Robotics TournamentNesta pesquisa, apresentam-se as conclusões sobre os impactos decorrentes da pandemia da COVID-19 no TJR Torneio Juvenil de Robótica e o seu entorno educacional composto por escolas, professores e equipes de alunos participantes, do início do ano de 2020 ao final do ano de 2022. No período assinalado, foram cadastrados, por essas equipes, 775 projetos de protótipos de robôs brasileiros e estrangeiros, com a participação de 2527 alunos e 149 professores. O objetivo desta pesquisa foi investigar as características dos impactos sistêmicos da pandemia sobre a estrutura da organização; perfil dos participantes; preparação dos alunos e suas equipes; fomento, apoio e patrocínio oferecidos à organização e às equipes. Os dados foram coletados de banco de dados cadastrais e das fichas de desempenho de robôs da plataforma RoboLeague, de entrevistas com os organizadores das competições realizadas no período e questionários destinados a recolher respostas dos professores responsáveis pelas equipes de alunos participantes. Norteou-se a investigação pela metodologia quali-quantitativa, empregando-se o método misto convergente paralelo, combinando e comparando os resultados quantitativos aos qualitativos. Os dados quantitativos foram coletados do banco de cadastros e das respostas de professores às questões objetivas e tratados a partir de estatística descritiva. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de entrevistas e das respostas dos professores às questões abertas e tratados por meio de análise de conteúdo. A partir desta investigação, concluiu-se que: 1) Com o uso de plataforma online, foi possível monitorar o desempenho de protótipos e a participação de equipes localizadas em locais remotos e sem recursos econômicos; 2) Em função da pandemia, houve uma redução do número de equipes participantes e, frente à totalidade de participantes, um aumento do número de participantes de maior faixa etária orientados por professores com pós-graduação e experiência prévia em competições de robótica; 3) As dificuldades enfrentadas pelas equipes participantes foram a falta de recursos necessários, a instabilidade das condições oferecidas pelas escolas para as atividades de Robótica Educacional, a redução de fomento, a saída de alguns de seus membros e a inaptidão de professores e alunos para estabelecer e fazer realizar os marcos dos projetos.In this research, conclusions are presented about the impacts arising from the COVID-19 pandemic on the TJR Youth Robotics Tournament and its educational environment composed of schools, teachers and teams of participating students, from the beginning of 2020 to the end of the year 2022. In the period mentioned, 775 Brazilian and foreign robot prototype projects were registered by these teams, with the participation of 2527 students and 149 teachers. The objective of this research was to investigate the characteristics of the systemic impacts of the pandemic on the structure of the organization; profile of participants; preparation of students and their teams; promotion, support and sponsorship offered to the organization and teams. Data were collected from registration databases and robot performance sheets from the RoboLeague platform, interviews with organizers of competitions held during the period and questionnaires designed to collect responses from teachers responsible for teams of participating students. The investigation was guided by quali-quantitative research methodology, using the convergent parallel mixed method, combining and comparing quantitative and qualitative results. Quantitative data were collected from the registration database and from teachers\' responses to objective questions and treated using descriptive statistics. Qualitative data were obtained from interviews and teachers\' responses to open questions and treated through content analysis. From this investigation, it was concluded that: 1) With the use of an online platform, it was possible to monitor the performance of prototypes and the participation of teams located in remote locations and without economic resources; 2) Due to the pandemic, there was a reduction in the number of participating teams and, compared to the total number of participants, an increase in the number of older participants guided by teachers with postgraduate degrees and previous experience in robotics competitions; 3) The difficulties faced by the participating teams were the lack of necessary resources, the instability of the conditions offered by schools for Educational Robotics activities, the reduction in funding, the departure of some of its members and the inability of teachers and students to establish and achieve project milestones.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral, Joao Alberto Arantes doSilva, Luís Rogério da2024-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-13052024-103708/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-16T18:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-13052024-103708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-16T18:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA
Impacts of the COVID-19 Pandemic on TJR YOUTH ROBOTICS TOURNAMENT, 2024
title Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA
spellingShingle Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA
Silva, Luís Rogério da
Competições de Robótica
Educational Robotics
Impactos da Pandemia
Impacts of the Pandemic
Projetos de Robótica
Robótica Educacional
Robotics Competitions
Robotics Projects
TJR Torneio Juvenil de Robótica
TJR Youth Robotics Tournament
title_short Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA
title_full Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA
title_fullStr Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA
title_full_unstemmed Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA
title_sort Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA
author Silva, Luís Rogério da
author_facet Silva, Luís Rogério da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Joao Alberto Arantes do
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luís Rogério da
dc.subject.por.fl_str_mv Competições de Robótica
Educational Robotics
Impactos da Pandemia
Impacts of the Pandemic
Projetos de Robótica
Robótica Educacional
Robotics Competitions
Robotics Projects
TJR Torneio Juvenil de Robótica
TJR Youth Robotics Tournament
topic Competições de Robótica
Educational Robotics
Impactos da Pandemia
Impacts of the Pandemic
Projetos de Robótica
Robótica Educacional
Robotics Competitions
Robotics Projects
TJR Torneio Juvenil de Robótica
TJR Youth Robotics Tournament
description Nesta pesquisa, apresentam-se as conclusões sobre os impactos decorrentes da pandemia da COVID-19 no TJR Torneio Juvenil de Robótica e o seu entorno educacional composto por escolas, professores e equipes de alunos participantes, do início do ano de 2020 ao final do ano de 2022. No período assinalado, foram cadastrados, por essas equipes, 775 projetos de protótipos de robôs brasileiros e estrangeiros, com a participação de 2527 alunos e 149 professores. O objetivo desta pesquisa foi investigar as características dos impactos sistêmicos da pandemia sobre a estrutura da organização; perfil dos participantes; preparação dos alunos e suas equipes; fomento, apoio e patrocínio oferecidos à organização e às equipes. Os dados foram coletados de banco de dados cadastrais e das fichas de desempenho de robôs da plataforma RoboLeague, de entrevistas com os organizadores das competições realizadas no período e questionários destinados a recolher respostas dos professores responsáveis pelas equipes de alunos participantes. Norteou-se a investigação pela metodologia quali-quantitativa, empregando-se o método misto convergente paralelo, combinando e comparando os resultados quantitativos aos qualitativos. Os dados quantitativos foram coletados do banco de cadastros e das respostas de professores às questões objetivas e tratados a partir de estatística descritiva. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de entrevistas e das respostas dos professores às questões abertas e tratados por meio de análise de conteúdo. A partir desta investigação, concluiu-se que: 1) Com o uso de plataforma online, foi possível monitorar o desempenho de protótipos e a participação de equipes localizadas em locais remotos e sem recursos econômicos; 2) Em função da pandemia, houve uma redução do número de equipes participantes e, frente à totalidade de participantes, um aumento do número de participantes de maior faixa etária orientados por professores com pós-graduação e experiência prévia em competições de robótica; 3) As dificuldades enfrentadas pelas equipes participantes foram a falta de recursos necessários, a instabilidade das condições oferecidas pelas escolas para as atividades de Robótica Educacional, a redução de fomento, a saída de alguns de seus membros e a inaptidão de professores e alunos para estabelecer e fazer realizar os marcos dos projetos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-13052024-103708/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-13052024-103708/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256934361595904