Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Ricardo Pitelli de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-14052010-104615/
Resumo: O objetivo desta tese é o de oferecer uma contribuição ao conhecimento teórico, nos campos da estratégia e do marketing internacionais, para empresas oriundas ou atuantes em países emergentes. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma síntese da literatura sobre o tema e conduzida uma pesquisa de campo, comparando empresas de países emergentes e desenvolvidos na sua atuação internacional, especificamente avaliando suas decisões estratégicas e de marketing durante o esforço exportador. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise de dados secundários de comércio e estruturada a partir de modelos teóricos de gestão internacional disponíveis na literatura especializada. Os resultados encontrados indicam que existem diferenças entre os dois grupos (empresas de países emergentes e desenvolvidos) e que estas diferenças devem ser levadas em conta durante o desenvolvimento de modelos teóricos voltados a orientar empresas de países emergentes na sua gestão internacional. Ao mesmo tempo, os resultados da pesquisa não corroboram visões tradicionais sobre a pauta de exportação de empresas de países emergentes, supostamente associada à exportação de produtos pouco dinâmicos. Ao final do trabalho, são apresentados modelos teóricos extraídos da análise dos resultados da pesquisa. Esses modelos poderão apoiar o esforço de internacionalização de empresas de países emergentes, auxiliando na superação de barreiras mercadológicas e conceituais que obstruem seu sucesso.
id USP_181f0994d61749affb1d68904257facc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14052010-104615
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentesInternational strategy and marketing: a contribution to the study of international business of emerging country companiesEmerging countriesEstratégiaInternacionalizaçãoInternationalizationMarketingMarketingPaíses emergentesStrategyO objetivo desta tese é o de oferecer uma contribuição ao conhecimento teórico, nos campos da estratégia e do marketing internacionais, para empresas oriundas ou atuantes em países emergentes. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma síntese da literatura sobre o tema e conduzida uma pesquisa de campo, comparando empresas de países emergentes e desenvolvidos na sua atuação internacional, especificamente avaliando suas decisões estratégicas e de marketing durante o esforço exportador. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise de dados secundários de comércio e estruturada a partir de modelos teóricos de gestão internacional disponíveis na literatura especializada. Os resultados encontrados indicam que existem diferenças entre os dois grupos (empresas de países emergentes e desenvolvidos) e que estas diferenças devem ser levadas em conta durante o desenvolvimento de modelos teóricos voltados a orientar empresas de países emergentes na sua gestão internacional. Ao mesmo tempo, os resultados da pesquisa não corroboram visões tradicionais sobre a pauta de exportação de empresas de países emergentes, supostamente associada à exportação de produtos pouco dinâmicos. Ao final do trabalho, são apresentados modelos teóricos extraídos da análise dos resultados da pesquisa. Esses modelos poderão apoiar o esforço de internacionalização de empresas de países emergentes, auxiliando na superação de barreiras mercadológicas e conceituais que obstruem seu sucesso.The goal of this dissertation is to provide a contribution to the theoretical knowledge in the fields of international strategy and marketing for companies from or in emerging countries. To achieve this goal, it was conducted a synthesis of the literature on the subject and a field research, comparing companies from developed and emerging countries in its international performance, specifically evaluating their marketing and strategic decisions during the exporting effort. The research was developed based on the analysis of secondary data and structured on theoretical models available in the international management literature. The results found indicate that there are differences between the two groups (companies from emerging and developed countries) and that these differences should be taken into account during the development of theoretical models to guide companies in emerging countries in its international management. At the same time, the research results do not corroborate traditional views about the exports of emerging countries companies, supposedly associated with the export of non-dynamic products. At the end of the work, theoretical models are presented from the analysis of the research results. These models can support internationalization effort of emerging countries companies, helping them overcome market and conceptual barriers that impede their success.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGrisi, Celso Claudio de Hildebrand eBritto, Ricardo Pitelli de2010-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-14052010-104615/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-14052010-104615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentes
International strategy and marketing: a contribution to the study of international business of emerging country companies
title Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentes
spellingShingle Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentes
Britto, Ricardo Pitelli de
Emerging countries
Estratégia
Internacionalização
Internationalization
Marketing
Marketing
Países emergentes
Strategy
title_short Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentes
title_full Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentes
title_fullStr Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentes
title_full_unstemmed Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentes
title_sort Estratégia e marketing internacionais: uma contribuição para o estudo dos negócios internacionais de empresas de países emergentes
author Britto, Ricardo Pitelli de
author_facet Britto, Ricardo Pitelli de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Ricardo Pitelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Emerging countries
Estratégia
Internacionalização
Internationalization
Marketing
Marketing
Países emergentes
Strategy
topic Emerging countries
Estratégia
Internacionalização
Internationalization
Marketing
Marketing
Países emergentes
Strategy
description O objetivo desta tese é o de oferecer uma contribuição ao conhecimento teórico, nos campos da estratégia e do marketing internacionais, para empresas oriundas ou atuantes em países emergentes. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma síntese da literatura sobre o tema e conduzida uma pesquisa de campo, comparando empresas de países emergentes e desenvolvidos na sua atuação internacional, especificamente avaliando suas decisões estratégicas e de marketing durante o esforço exportador. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise de dados secundários de comércio e estruturada a partir de modelos teóricos de gestão internacional disponíveis na literatura especializada. Os resultados encontrados indicam que existem diferenças entre os dois grupos (empresas de países emergentes e desenvolvidos) e que estas diferenças devem ser levadas em conta durante o desenvolvimento de modelos teóricos voltados a orientar empresas de países emergentes na sua gestão internacional. Ao mesmo tempo, os resultados da pesquisa não corroboram visões tradicionais sobre a pauta de exportação de empresas de países emergentes, supostamente associada à exportação de produtos pouco dinâmicos. Ao final do trabalho, são apresentados modelos teóricos extraídos da análise dos resultados da pesquisa. Esses modelos poderão apoiar o esforço de internacionalização de empresas de países emergentes, auxiliando na superação de barreiras mercadológicas e conceituais que obstruem seu sucesso.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-14052010-104615/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-14052010-104615/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256963007643648