Análise do desempenho de um motor de ciclo Otto com injeção direta de álcool etílico hidratado pré-aquecido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-17062024-113714/ |
Resumo: | O presente trabalho aborda o emprego do etanol pré-aquecido, injetado diretamente no interior dos cilindros de um motor do ciclo Otto, objetivando a obtenção de melhores níveis de rendimento térmico global em função do aumento da taxa de vaporização do combustível. Um sistema de injeção direta, utilizando válvulas eletromagnéticas de injeção de combustível foi desenvolvido e incorporado ao motor, sendo este submetido a ensaios dinamométricos. Os resultados obtidos revelam que o pré-aquecimento do etanol confinado é responsável por uma expansão isentalpica que ocorre durante o processo de injeção possibilitando um melhor aproveitamento do combustível. Também é discutido os resultados referentes a comparação entre carburação, injeção direta fria e injeção direta quente |
id |
USP_184bc863184efbac86ce29201ccbe01e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17062024-113714 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise do desempenho de um motor de ciclo Otto com injeção direta de álcool etílico hidratado pré-aquecidoAnalysis of a direct injection Otto cycle engine using a pre-heated ethyl alcoholdirect injectionetanol pré-aquecidoinjeção diretamotor do ciclo OttoOtto cycleeEnginepre-heated ethyl alcholO presente trabalho aborda o emprego do etanol pré-aquecido, injetado diretamente no interior dos cilindros de um motor do ciclo Otto, objetivando a obtenção de melhores níveis de rendimento térmico global em função do aumento da taxa de vaporização do combustível. Um sistema de injeção direta, utilizando válvulas eletromagnéticas de injeção de combustível foi desenvolvido e incorporado ao motor, sendo este submetido a ensaios dinamométricos. Os resultados obtidos revelam que o pré-aquecimento do etanol confinado é responsável por uma expansão isentalpica que ocorre durante o processo de injeção possibilitando um melhor aproveitamento do combustível. Também é discutido os resultados referentes a comparação entre carburação, injeção direta fria e injeção direta quenteThis work pretends to describe the use of the direct injetion ethyl alcohol into the interior of the cylinders of an Otto Cycle engine, with the intention of obtaining better levels ot thermical efficiency. The efficiency is measured as a function of the fuel vaporization level. A direct injection fule system, using eletromagnetic fuel injection valves, was developed and incorporate into the engine. This system was submitted to dinamometric tests. The results obtained revealed that confined pré-heating of the ethyl alcohol is responsible for an isenthalpic expansion that occurs during the injection process making better use of the fueL A comparison between carburation aad hot and cold direct injection is discussed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCelere, Samuel WashingtonHildebrand Junior, Leonidas1998-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-17062024-113714/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T18:35:02Zoai:teses.usp.br:tde-17062024-113714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T18:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do desempenho de um motor de ciclo Otto com injeção direta de álcool etílico hidratado pré-aquecido Analysis of a direct injection Otto cycle engine using a pre-heated ethyl alcohol |
title |
Análise do desempenho de um motor de ciclo Otto com injeção direta de álcool etílico hidratado pré-aquecido |
spellingShingle |
Análise do desempenho de um motor de ciclo Otto com injeção direta de álcool etílico hidratado pré-aquecido Hildebrand Junior, Leonidas direct injection etanol pré-aquecido injeção direta motor do ciclo Otto Otto cycleeEngine pre-heated ethyl alchol |
title_short |
Análise do desempenho de um motor de ciclo Otto com injeção direta de álcool etílico hidratado pré-aquecido |
title_full |
Análise do desempenho de um motor de ciclo Otto com injeção direta de álcool etílico hidratado pré-aquecido |
title_fullStr |
Análise do desempenho de um motor de ciclo Otto com injeção direta de álcool etílico hidratado pré-aquecido |
title_full_unstemmed |
Análise do desempenho de um motor de ciclo Otto com injeção direta de álcool etílico hidratado pré-aquecido |
title_sort |
Análise do desempenho de um motor de ciclo Otto com injeção direta de álcool etílico hidratado pré-aquecido |
author |
Hildebrand Junior, Leonidas |
author_facet |
Hildebrand Junior, Leonidas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Celere, Samuel Washington |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hildebrand Junior, Leonidas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
direct injection etanol pré-aquecido injeção direta motor do ciclo Otto Otto cycleeEngine pre-heated ethyl alchol |
topic |
direct injection etanol pré-aquecido injeção direta motor do ciclo Otto Otto cycleeEngine pre-heated ethyl alchol |
description |
O presente trabalho aborda o emprego do etanol pré-aquecido, injetado diretamente no interior dos cilindros de um motor do ciclo Otto, objetivando a obtenção de melhores níveis de rendimento térmico global em função do aumento da taxa de vaporização do combustível. Um sistema de injeção direta, utilizando válvulas eletromagnéticas de injeção de combustível foi desenvolvido e incorporado ao motor, sendo este submetido a ensaios dinamométricos. Os resultados obtidos revelam que o pré-aquecimento do etanol confinado é responsável por uma expansão isentalpica que ocorre durante o processo de injeção possibilitando um melhor aproveitamento do combustível. Também é discutido os resultados referentes a comparação entre carburação, injeção direta fria e injeção direta quente |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-17062024-113714/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-17062024-113714/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257040725999616 |