Entre as trevas e a luz: o percurso labiríntico em Todos os nomes de José Saramago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Murilo de Assis Macedo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-15032010-093633/
Resumo: Entre as trevas e a luz: o percurso labiríntico em Todos os nomes de José Saramago é uma dissertação que visa mostrar de que modo o caminho trilhado pela personagem protagonista do romance constitui um processo de autoconhecimento em meio às múltiplas possibilidades de um espaço que se configura como labiríntico. Os conceitos de símbolo, espaço, lugar, não-lugar, individuação, anima, advindos da diversidade teórica, da qual se destacam C. G. Jung (1967/ 2000/ 2007), Gilbert Durand (2002), Marc Augé (1994), Gaston Bachelard (1988/ 1990/ 1993/ 1997/ 2001), Michel de Certeau (2001), contribuíram e sistematizaram o percurso analítico do presente trabalho, que ora propomos. Nosso intuito primeiramente é verificar como os espaços da porta e da escada aparecem enquanto símbolos que levam a personagem de uma condição à outra, estabelecendo mudanças que variam entre o eu e o outro e entre as trevas e a luz, buscando também o sentido destes elementos. Em seguida, demonstramos como a imagem do labirinto é (re)construída, tanto mitologicamente (através de referências intertextuais) quanto individualmente (pelo próprio percurso da personagem) em sua passagem por portas e por escadas em espaços interiores e em espaços exteriores na busca de sua anima.
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spelling Entre as trevas e a luz: o percurso labiríntico em Todos os nomes de José SaramagoBetween darkness and light: the labyrintic route in Todos os nomes of José SaramagoAnimaAnimaEspaçoLabirintoLabyrinthMitologiaMythologySímboloSpaceSymbolEntre as trevas e a luz: o percurso labiríntico em Todos os nomes de José Saramago é uma dissertação que visa mostrar de que modo o caminho trilhado pela personagem protagonista do romance constitui um processo de autoconhecimento em meio às múltiplas possibilidades de um espaço que se configura como labiríntico. Os conceitos de símbolo, espaço, lugar, não-lugar, individuação, anima, advindos da diversidade teórica, da qual se destacam C. G. Jung (1967/ 2000/ 2007), Gilbert Durand (2002), Marc Augé (1994), Gaston Bachelard (1988/ 1990/ 1993/ 1997/ 2001), Michel de Certeau (2001), contribuíram e sistematizaram o percurso analítico do presente trabalho, que ora propomos. Nosso intuito primeiramente é verificar como os espaços da porta e da escada aparecem enquanto símbolos que levam a personagem de uma condição à outra, estabelecendo mudanças que variam entre o eu e o outro e entre as trevas e a luz, buscando também o sentido destes elementos. Em seguida, demonstramos como a imagem do labirinto é (re)construída, tanto mitologicamente (através de referências intertextuais) quanto individualmente (pelo próprio percurso da personagem) em sua passagem por portas e por escadas em espaços interiores e em espaços exteriores na busca de sua anima.Entre as trevas e a luz: o percurso labiríntico em Todos os nomes de José Saramago is a study that aims at showing how the path chosen by the novels main character constitutes a process of self-knowledge among the multiple possibilities he comes across in a labyrinthic space. The concepts which structure and contribute to the development of this paper come from different theoretical backgrounds and include the notions of symbol, space, place, non-place, individuation and anima, as articulated by C. G. Jung (1967/ 2000/ 2007), Gilbert Durand (2002), Marc Augé (1994), Gaston Bachelard (1988/ 1990/ 1993/ 1997/ 2001), Michel de Certeau (2001). Our objective is first to consider how the space re-presented by the figures of the door and the stairs acquire symbolical value as they lead the main character from one stage to another, signaling the changes between the I and the other and between darkness and light, as he tries to unveil the meaning of such elements. Then, we focus on the way in which the image of the labyrinth is (re)constructed, both at a mythological level, through intertextual references, and at an individual level as we follow the course marked by the character in his journey through the doors and stairs he encounters in inward and outward spaces, in the pursuit of his anima.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Raquel de SousaGomes, Murilo de Assis Macedo2010-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-15032010-093633/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-15032010-093633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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