Nível de atendimento dos materiais classificados como críticos no Hospital Universitário da USP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenco, Karina Gomes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-02102006-123541/
Resumo: A falta dos materiais de consumo nas unidades hospitalares é uma dificuldade enfrentada, freqüentemente, pelos profissionais da saúde, principalmente nas instituições públicas. Por levar à descontinuidade da assistência prestada, algumas ferramentas da administração de materiais vêm sendo incorporadas aos ambientes hospitalares, com a finalidade de minimizar essas faltas, entre elas a classificação de materiais XYZ. Essa classificação é baseada na importância operacional dos itens, caracterizada pela imprescindibilidade dos mesmos em relação aos demais itens. Ela permite fixar níveis de atendimento (NA) adequados aos diferentes itens utilizados que possuem diferentes graus de criticalidade e admitir percentuais de níveis de faltas (NF). Este estudo teve como objetivos levantar o número de solicitações não atendidas dos materiais classificados como Z nas unidades assistenciais, calcular o NA e NF médios dos 20 materiais que mais faltaram e conhecer as possíveis causas que levaram a essas faltas. Optou-se por trabalhar com os materiais classificados como Z por serem imprescindíveis à assistência e que por isso deveriam ter um NA próximo a 100% e um NF de 0%. Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório, descritivo. A amostra foi constituída por 747 solicitações não atendidas de 18 unidades assistenciais, no período de junho a novembro de 2005. Os resultados mostraram que dos 572 materiais Z, 227 (39,7%) apresentaram alguma falta. 100% dos setores vivenciaram a falta de recursos materiais. O atraso na entrega pelo fornecedor foi a causa mais representativa do não atendimento das solicitações, 39%. Os NAs variaram de 92,11% a 27,08% e, consequentemente, os NFs apresentaram valores entre 7,89% a 72,92%. Esses valores evidenciam a necessidade de ajustes no sistema de gerenciamento desses recursos com a finalidade de não causarem interrupções na assistência prestada.
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spelling Nível de atendimento dos materiais classificados como críticos no Hospital Universitário da USP.Level of attendance of the classified supplies as Z in the Hospital Universitario from USP.Administração de materiais no hospitalEnfermagemHospital supplies managementNursingProvisão e distribuiçãoProvision and distributionSuppliesSuprimentosA falta dos materiais de consumo nas unidades hospitalares é uma dificuldade enfrentada, freqüentemente, pelos profissionais da saúde, principalmente nas instituições públicas. Por levar à descontinuidade da assistência prestada, algumas ferramentas da administração de materiais vêm sendo incorporadas aos ambientes hospitalares, com a finalidade de minimizar essas faltas, entre elas a classificação de materiais XYZ. Essa classificação é baseada na importância operacional dos itens, caracterizada pela imprescindibilidade dos mesmos em relação aos demais itens. Ela permite fixar níveis de atendimento (NA) adequados aos diferentes itens utilizados que possuem diferentes graus de criticalidade e admitir percentuais de níveis de faltas (NF). Este estudo teve como objetivos levantar o número de solicitações não atendidas dos materiais classificados como Z nas unidades assistenciais, calcular o NA e NF médios dos 20 materiais que mais faltaram e conhecer as possíveis causas que levaram a essas faltas. Optou-se por trabalhar com os materiais classificados como Z por serem imprescindíveis à assistência e que por isso deveriam ter um NA próximo a 100% e um NF de 0%. Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório, descritivo. A amostra foi constituída por 747 solicitações não atendidas de 18 unidades assistenciais, no período de junho a novembro de 2005. Os resultados mostraram que dos 572 materiais Z, 227 (39,7%) apresentaram alguma falta. 100% dos setores vivenciaram a falta de recursos materiais. O atraso na entrega pelo fornecedor foi a causa mais representativa do não atendimento das solicitações, 39%. Os NAs variaram de 92,11% a 27,08% e, consequentemente, os NFs apresentaram valores entre 7,89% a 72,92%. Esses valores evidenciam a necessidade de ajustes no sistema de gerenciamento desses recursos com a finalidade de não causarem interrupções na assistência prestada.Frequently, the lack of the materials of consumption in the hospital units is a faced difficulty for the professionals of the health, mainly in the public institutions. For leading to the discontinuity of the given assistance, some tools of the supplies’ management come being incorporated to hospital environments, with the purpose to minimize these lacks, between them the classification of materials XYZ. This classification is based on the operational importance of supplies, characterized for the impressively and critically of the same ones in relation to excessively supplies. It allows to fix levels of attendance (NA) adjusted to different supplies used that they possess different degrees of criticality and to admit percentages of levels’ lacks (NF). This study had as objective to raise the number of requests not taken care of the classified supplies as Z in the assistants units, to calculate NA and the average NF of the 20 supplies that had more lacked and to know the possible causes that had led to these lacks. She opted herself to working with classified materials as Z for being essential to the assistance and that therefore they must have a NA next to 100% and NF to 0%. One is about a quantitative, explorative, descriptive study. The sample was constituted by 747 requests not taken care of 18 assistants units, in the period of June to November of 2005. The results had shown that of 572 materials Z, 227 (39,7%) had presented some lack. 100% of the sectors had lived deeply the lack of material resources. The delay in the delivery for the supplier was the most representative cause of the not attendance of the requests, 39%. The NAs had varied of 92,11% to 27,08% and, consequently, the NFs had presented values between 7,89% to 72,92%. These values evidence the necessity of adjustments in the system of management of these resources with the purpose not to cause interruptions in the given assistance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastilho, ValeriaLourenco, Karina Gomes2006-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-02102006-123541/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-02102006-123541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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