Prudência e jurisprudência: a função do conselho filosófico-político-moral na Espanha do século XVII. Epigramas funerários de gênero admirabile vel turpe e sonetos de Francisco de Quevedo e Luís de Góngora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-27122021-183324/
Resumo: Esta investigação tem dois objetivos inter-relacionados. O primeiro deles estrutura-se como análise e demonstração dos preceitos utilizados por Luís de Góngora e Francisco de Quevedo para elaborar alguns discursos cuja finalidade principal é a exortação, de modo verossímil, das virtudes morais de um destinatário. No discurso poético, a aplicação do conceito de verossimilhança é norma, já que a persona que o poeta instaura para falar por si não tem o compromisso de dizer a verdade, como ensina Aristóteles em sua Poética, mas o de deleitar com a semelhança da verdade. A arte poética não o torna versado sobre os preceitos da persuasão com o verossímil, nem sobre a elaboração dos discursos de gênero epidítico. Desta maneira, os preceitos da oratória, adaptados para o discurso em verso (ou discurso poético) são essenciais para formulação de um discurso epidítico que torne adequado (aptum) todo o plano do discurso (ductus) ao destinatário, à circunstância e ao público. Como epigrama para um defunto de linhagem, faz-se obrigatório encontrar na copia rerum os pensamentos abstratos (quaestio infinita), para servir de suporte à invenção do conceito poético. A disposição (dispositio) dos conceitos, com habilidade (aptum), serve para ordenar os argumentos escolhidos (dispositio) e, por meio da expressão ornada, concretizar o ato do bene dicere, aplicando os loci para, já com a particularização de quaestio finita, elevar o nome dos destinatários ao rol dos exempla históricos. O procedimento discursivo revela não apenas a mensagem formulada, mas também a forma de estilo predominante de cada autor, como ensina Hermógenes em seu tratado Sobre las formas de estilo. Além disso, ultrapassa os moldes da exaltação em si, como panegírico, tornando-se um procedimento de admoestação prudente, adequado aos diversos tipos de audiência, composta de sujeitos discretos e vulgares. Assim, feita a análise dos elementos da invenção, da disposição e da composição e, principalmente, a elucidação dos artifícios elocutivos, responsáveis pelos efeitos do discurso nos ouvintes, não apenas para deleitar e ensinar como propósito essencial do panegírico, o segundo objetivo desta tese é demonstrar como a aplicação prática dos argumentos nos discursos serve para aconselhar sobre a correção dos costumes e o repúdio aos vícios, já que os loci ou pensamentos, procedentes de várias disciplinas contemplativas, como a filosofia moral e a teologia, são aplicados como uma pedagogia teológica, ética, política e jurídica. Cada um dos argumentos, mais claros (perspicuitas) ou mais sutis (acutum), atinge os membros do corpo místico do Estado espanhol com eficácia distinta, como o exemplo da pintura horaciana: para os mais vulgares, os argumentos mais óbvios, principalmente de ética moral e teológica; para os mais discretos, os mais polêmicos, de procedência teológico-política e jurídica, bem como, o eficaz mas, condenável, meio de conseguir os objetivos na Corte: a bajulação movida pela inveja e a traição.
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spelling Prudência e jurisprudência: a função do conselho filosófico-político-moral na Espanha do século XVII. Epigramas funerários de gênero admirabile vel turpe e sonetos de Francisco de Quevedo e Luís de GóngoraPrudence and jurisprudence: the function of the philosophical-political-moral council in Spain of the 17th century. Funerary epigrams of admirable vel turpe genre and sonnets of Francisco de Quevedo and Luís de GóngoraEncômio fúnebreEpidictic genreExemplumExemplumFuneral addressGênero epidíticoGóngoraGóngoraQuevedoQuevedoRetóricaRhetoricEsta investigação tem dois objetivos inter-relacionados. O primeiro deles estrutura-se como análise e demonstração dos preceitos utilizados por Luís de Góngora e Francisco de Quevedo para elaborar alguns discursos cuja finalidade principal é a exortação, de modo verossímil, das virtudes morais de um destinatário. No discurso poético, a aplicação do conceito de verossimilhança é norma, já que a persona que o poeta instaura para falar por si não tem o compromisso de dizer a verdade, como ensina Aristóteles em sua Poética, mas o de deleitar com a semelhança da verdade. A arte poética não o torna versado sobre os preceitos da persuasão com o verossímil, nem sobre a elaboração dos discursos de gênero epidítico. Desta maneira, os preceitos da oratória, adaptados para o discurso em verso (ou discurso poético) são essenciais para formulação de um discurso epidítico que torne adequado (aptum) todo o plano do discurso (ductus) ao destinatário, à circunstância e ao público. Como epigrama para um defunto de linhagem, faz-se obrigatório encontrar na copia rerum os pensamentos abstratos (quaestio infinita), para servir de suporte à invenção do conceito poético. A disposição (dispositio) dos conceitos, com habilidade (aptum), serve para ordenar os argumentos escolhidos (dispositio) e, por meio da expressão ornada, concretizar o ato do bene dicere, aplicando os loci para, já com a particularização de quaestio finita, elevar o nome dos destinatários ao rol dos exempla históricos. O procedimento discursivo revela não apenas a mensagem formulada, mas também a forma de estilo predominante de cada autor, como ensina Hermógenes em seu tratado Sobre las formas de estilo. Além disso, ultrapassa os moldes da exaltação em si, como panegírico, tornando-se um procedimento de admoestação prudente, adequado aos diversos tipos de audiência, composta de sujeitos discretos e vulgares. Assim, feita a análise dos elementos da invenção, da disposição e da composição e, principalmente, a elucidação dos artifícios elocutivos, responsáveis pelos efeitos do discurso nos ouvintes, não apenas para deleitar e ensinar como propósito essencial do panegírico, o segundo objetivo desta tese é demonstrar como a aplicação prática dos argumentos nos discursos serve para aconselhar sobre a correção dos costumes e o repúdio aos vícios, já que os loci ou pensamentos, procedentes de várias disciplinas contemplativas, como a filosofia moral e a teologia, são aplicados como uma pedagogia teológica, ética, política e jurídica. Cada um dos argumentos, mais claros (perspicuitas) ou mais sutis (acutum), atinge os membros do corpo místico do Estado espanhol com eficácia distinta, como o exemplo da pintura horaciana: para os mais vulgares, os argumentos mais óbvios, principalmente de ética moral e teológica; para os mais discretos, os mais polêmicos, de procedência teológico-política e jurídica, bem como, o eficaz mas, condenável, meio de conseguir os objetivos na Corte: a bajulação movida pela inveja e a traição.This investigation has two interrelated objectives: first, it is structured as an analysis and demonstration of the precepts used by Luís de Góngora and Francisco de Quevedo to elaborate some speeches whose main purpose is to exhortation, in a credible way, the moral virtues of a recipient. In poetic discourse, the application of the likelihood concept is the standart, since the lyrical persona that the poet establishes to speak for himself is not committed to telling the truth, as Aristotle teaches in his Poetics, but to delight in the similarity of the truth. Poetic art does not make him versed on the precepts of persuasion with the credible, nor on the elaboration of speeches of an epidictic genre. In this way, the precepts of oratory, adapted for speech in verse (or poetic speech) are essential for the formulation of an epidictic discourse that makes the entire plan of speech appropriate to the recipient, the circumstance and the public. As an epigram for a deceased of lineage, it is mandatory to find abstract thoughts (quaestio infinita) in the copy rerum, to support the invention of the poetic concept. The disposition (dispositio) of the concepts, with skill (aptum), serves to order the chosen arguments (dispositio) and, through the ornate expression, concretize the act of the bene dicere, applying the loci for, already with the particularization of quaestio finita, raise the name of the recipients to the list of exempla historics. The discursive procedure reveals not only the formulated message, but also the predominant style of each author, as taught by Hermogenes in his treatise Sobre las formas de estilo. In addition, it goes beyond the molds of exaltation itself, as a panegyric, becoming a prudent admonition procedure, suitable for different types of audience, composed of discreet and vulgar subjects. Thus, it is made the analysis of the elements of the invention, the disposition and the composition and, mainly, the elucidation of the elocutive artifices, responsible for the effects of the speech in the listeners, not only to delight and teach as an essential purpose of the panegyric, the second objective of this thesis is to demonstrate how the practical application of the arguments in the speeches serves to advise on the correction of customs and the rejection of addictions, since loci or thoughts, coming from various contemplative disciplines, such as moral philosophy and theology, are applied as a theological, ethical, political and legal pedagogy. Each of the arguments, clearer (perspicuitas) or more subtle (acutum), reaches the members of the mystical body of the Spanish State with different efficacy, like the example of horacian painting: for the most common, the most obvious arguments, mainly of moral and theological ethics; for the more discreet, the most controversial, of theological-political-legal origin, as well as the effective, but reprehensible, means of achieving the objectives in the Court: flattery driven by envy and betrayal.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHansen, Joao AdolfoVieira, Maria Augusta da CostaSilva, Ana Paula2021-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-27122021-183324/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-28T11:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-27122021-183324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-28T11:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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