João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianini, Marcelo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21102009-011251/
Resumo: Relato e análise crítica da experiência de vinte anos no ensino do teatro para leigos dentro do Colégio Singular, de Santo André. O estudo propõe o desenvolvimento de processos de criação como uma prática relevante na área da Pedagogia do Teatro. A partir da investigação de três encenações modelares criadas pelo grupo de alunos, sugerimos alguns procedimentos didáticos comuns aos três processos: o diálogo entre o ensino de teatro com procedimentos estéticos da cena contemporânea; o aprendizado conduzido por um professor-artista; e a construção de uma encenação e sua apresentação para diversos públicos.
id USP_18e11aff725be7115ab4fc6b8f9166a7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21102009-011251
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)Cooperative StagingCreation ProcessesEncenação ColaborativaPedagogia do TeatroProcessos de CriaçãoTeatro para LeigosTeatro Singular.Teatro Singular.Theatre PedagogyTheatre to lay peopleRelato e análise crítica da experiência de vinte anos no ensino do teatro para leigos dentro do Colégio Singular, de Santo André. O estudo propõe o desenvolvimento de processos de criação como uma prática relevante na área da Pedagogia do Teatro. A partir da investigação de três encenações modelares criadas pelo grupo de alunos, sugerimos alguns procedimentos didáticos comuns aos três processos: o diálogo entre o ensino de teatro com procedimentos estéticos da cena contemporânea; o aprendizado conduzido por um professor-artista; e a construção de uma encenação e sua apresentação para diversos públicos.A report and critical analysis resulting from my twenty-year experience in teaching theatre to lay people at Colégio Singular in the city of Santo André. This study suggests the development of creation processes as a relevant practice in theatre pedagogy. Starting with the investigation of tree model scenes created by the students, we suggested some common didactic procedures, which are present in the tree following processes: the dialogue between teaching theatre with aesthetic procedures of the contemporary scene; the learning process led by an artist-teacher; and the creation of a scene and its performance to different audiences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKoudela, Ingrid DormienGianini, Marcelo2009-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21102009-011251/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-21102009-011251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
title João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
spellingShingle João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
Gianini, Marcelo
Cooperative Staging
Creation Processes
Encenação Colaborativa
Pedagogia do Teatro
Processos de Criação
Teatro para Leigos
Teatro Singular.
Teatro Singular.
Theatre Pedagogy
Theatre to lay people
title_short João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
title_full João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
title_fullStr João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
title_full_unstemmed João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
title_sort João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
author Gianini, Marcelo
author_facet Gianini, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koudela, Ingrid Dormien
dc.contributor.author.fl_str_mv Gianini, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperative Staging
Creation Processes
Encenação Colaborativa
Pedagogia do Teatro
Processos de Criação
Teatro para Leigos
Teatro Singular.
Teatro Singular.
Theatre Pedagogy
Theatre to lay people
topic Cooperative Staging
Creation Processes
Encenação Colaborativa
Pedagogia do Teatro
Processos de Criação
Teatro para Leigos
Teatro Singular.
Teatro Singular.
Theatre Pedagogy
Theatre to lay people
description Relato e análise crítica da experiência de vinte anos no ensino do teatro para leigos dentro do Colégio Singular, de Santo André. O estudo propõe o desenvolvimento de processos de criação como uma prática relevante na área da Pedagogia do Teatro. A partir da investigação de três encenações modelares criadas pelo grupo de alunos, sugerimos alguns procedimentos didáticos comuns aos três processos: o diálogo entre o ensino de teatro com procedimentos estéticos da cena contemporânea; o aprendizado conduzido por um professor-artista; e a construção de uma encenação e sua apresentação para diversos públicos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21102009-011251/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21102009-011251/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257250969681920