João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21102009-011251/ |
Resumo: | Relato e análise crítica da experiência de vinte anos no ensino do teatro para leigos dentro do Colégio Singular, de Santo André. O estudo propõe o desenvolvimento de processos de criação como uma prática relevante na área da Pedagogia do Teatro. A partir da investigação de três encenações modelares criadas pelo grupo de alunos, sugerimos alguns procedimentos didáticos comuns aos três processos: o diálogo entre o ensino de teatro com procedimentos estéticos da cena contemporânea; o aprendizado conduzido por um professor-artista; e a construção de uma encenação e sua apresentação para diversos públicos. |
id |
USP_18e11aff725be7115ab4fc6b8f9166a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21102009-011251 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)Cooperative StagingCreation ProcessesEncenação ColaborativaPedagogia do TeatroProcessos de CriaçãoTeatro para LeigosTeatro Singular.Teatro Singular.Theatre PedagogyTheatre to lay peopleRelato e análise crítica da experiência de vinte anos no ensino do teatro para leigos dentro do Colégio Singular, de Santo André. O estudo propõe o desenvolvimento de processos de criação como uma prática relevante na área da Pedagogia do Teatro. A partir da investigação de três encenações modelares criadas pelo grupo de alunos, sugerimos alguns procedimentos didáticos comuns aos três processos: o diálogo entre o ensino de teatro com procedimentos estéticos da cena contemporânea; o aprendizado conduzido por um professor-artista; e a construção de uma encenação e sua apresentação para diversos públicos.A report and critical analysis resulting from my twenty-year experience in teaching theatre to lay people at Colégio Singular in the city of Santo André. This study suggests the development of creation processes as a relevant practice in theatre pedagogy. Starting with the investigation of tree model scenes created by the students, we suggested some common didactic procedures, which are present in the tree following processes: the dialogue between teaching theatre with aesthetic procedures of the contemporary scene; the learning process led by an artist-teacher; and the creation of a scene and its performance to different audiences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKoudela, Ingrid DormienGianini, Marcelo2009-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21102009-011251/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-21102009-011251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) |
title |
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) |
spellingShingle |
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) Gianini, Marcelo Cooperative Staging Creation Processes Encenação Colaborativa Pedagogia do Teatro Processos de Criação Teatro para Leigos Teatro Singular. Teatro Singular. Theatre Pedagogy Theatre to lay people |
title_short |
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) |
title_full |
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) |
title_fullStr |
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) |
title_full_unstemmed |
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) |
title_sort |
João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) |
author |
Gianini, Marcelo |
author_facet |
Gianini, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Koudela, Ingrid Dormien |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gianini, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperative Staging Creation Processes Encenação Colaborativa Pedagogia do Teatro Processos de Criação Teatro para Leigos Teatro Singular. Teatro Singular. Theatre Pedagogy Theatre to lay people |
topic |
Cooperative Staging Creation Processes Encenação Colaborativa Pedagogia do Teatro Processos de Criação Teatro para Leigos Teatro Singular. Teatro Singular. Theatre Pedagogy Theatre to lay people |
description |
Relato e análise crítica da experiência de vinte anos no ensino do teatro para leigos dentro do Colégio Singular, de Santo André. O estudo propõe o desenvolvimento de processos de criação como uma prática relevante na área da Pedagogia do Teatro. A partir da investigação de três encenações modelares criadas pelo grupo de alunos, sugerimos alguns procedimentos didáticos comuns aos três processos: o diálogo entre o ensino de teatro com procedimentos estéticos da cena contemporânea; o aprendizado conduzido por um professor-artista; e a construção de uma encenação e sua apresentação para diversos públicos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21102009-011251/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21102009-011251/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257250969681920 |